Os badalados quatro dias da NAMM 2012 chegam ao fim

Os badalados quatro dias da NAMM 2012 chegam ao fim

por 23/01/2012

Saiba o que aconteceu em uma das principais feiras do setor no mundo, a Namm Show, em Anaheim, Califórnia (EUA), e veja alguns dos brasileiros que estiveram por lá 

Concretizando mais um ano de sucesso, a NAMM 2012 chega ao fim. Foram quatro dias de muita movimentação, palestras, premiações, encontros, shows, exposições entre muitas outras atividades. Pela feira, estiveram presentes grandes nomes da música internacional, músicos regionais, empresários, varejistas e curiosos do mundo inteiro, além dos requisitados estandes das maiores marcas mundiais de áudio profissional, cheios de novidades e tecnologias de encher os olhos. 

A NAMM 2012, teve início na sexta-feira,19 e finalizou no dia 22 deste mês, em Anaheim, Califórnia  (EUA). Para aqueles que não puderam comparecer na primeira grande feira do ano, segue um pequeno resumo do que aconteceu nesses dias de exposição.

Resumo diário

Primeiro dia

A jornada do primeiro dia começou com a abertura “Café da manhã dos Campeões”, apresentando ao público um panorama da indústria de produtos musicais e inovações utilizadas por empresas de sucesso. Também houve um show ao vivo e várias entrevistas com diversos fabricantes profissionais e varejistas locais, realizadas por Joe Lamond.

Em seguida, Lamond entregou o prêmio “Lifetime Achievement Award” a Ray Kurzweil, inventor e cientista americano que trabalha em áreas como a tecnologia de reconhecimento de voz, instrumentos de teclado eletrônico, entre outros.

Também foi entregue a Stevie Wonder, o Prêmio “Music For Life Award”, por sua contribuição musical e talento apreciado em todo o mundo.

Abrindo a sala de exposições, como em todos os anos, estava a banda de marcha Fernand L. Marching Petiot Industry Maching, composta por membros da NAMM, junto ao governador Mike Huckabee e Michael Butera, diretor-executivo da Associação Nacional de Educação Musical.

No lado educacional, os varejistas puderam participar das reuniões no IDEA Center, abordando temas sobre a tomada de decisões, táticas de vendas e dicas para melhorar  imagem e renda.

Transitavam pela feira muitas celebridades como Alan Parsons, Bob Weir, Kenny Wayne Shepherd, Baby Face, Navarone Garibaldi, Jay Gordon, John Stamos, Ken e Colbie Caillat, Dan Jacobson, Amber Frakes, e Cameron Mitchell. O dia terminou com um evento para homenagear todos os colegas da indústria que morreram durante o ano passado.

Segundo dia

O segundo dia começou com a entrega de prêmios às empresas que já são um mito na indústria, por estar nos negócios há 75, 100 e 125 anos. Houve também, o reconhecimento do presidente da Hal Leonard, Keith Bardak, por sua contribuição ao Programa de História Oral da NAMM, juntamente do concerto ao vivo de um quarteto de cordas.

A continuação se deu com mais um café da manhã, na presença de David Meerman Scott, estrategista e autor de importantes livros de marketing. David falou sobre a importância do segmento nos negócio para se conectar com os clientes e como criar produtos que nos façam crescer.

Em paralelo, mais sessões educativas para varejistas foram realizadas através da Universidade NAMM, com tópicos sobre “Como usar o Facebook”, “Como treinar os funcionários da empresa gastando pouco tempo por dia” e “Fidelização de clientes”.
Por outro lado, a aliança Support Music da NAMM fez uma chamada de conferência ao vivo, apresentando um painel de celebridades que compartilharam suas experiências sobre os benefícios da educação musical nas escolas. 

No fim do dia aconteceu o evento Legends Jam, onde vários músicos influentes do rock tocaram juntos no palco do hall central, incluindo Nicko McBrain (Iron Maiden), Jeff Pevar (Starship, Joe Cocker), Teddy Zig Zag (Guns & Roses, Alice Cooper), Micky Dolenz (The Monkees), Bobby Kimball (Toto), Alan White (Yes, Plastic Ono Band), Denny Seiwell (Wings, Art Garfunkel, James Brown), e Chris Slade (AC/DC, Asia). Logo após a apresentação, iniciou-se uma festa no John Lennon Educational Tour Bus, para celebrar o 15º. Aniversário, com a presença de Bootsy Collins e banda completa, além da entrega dos Prêmios TEC no Hotel Hilton.

 Terceiro Dia

Neste dia, desde cedo os participantes estiveram no Café da Manhã ditado por John Arnold, autor de marketing e colunista do site Entrepreneur.com, no qual detalhou as melhores formas para uma empresa gastar o tempo e dinheiro, além de reconhecer as novas tecnologias que estão sendo usadas ​​na Internet e que podem ajudar a melhorar uma loja, tais como redes sociais, dispositivos móveis, etc.

Nos salões de exposição, a banda tributo Polka Floyd fez uma apresentação misturando som de acordeão e polka em músicas de rock. No lado educacional, a Zona Hands On Training (H.O.T.) focou suas sessões em áudio profissional, tecnologias de entretenimento e operações de negócios da música, nas quais tiveram centenas de participantes.

Além disso, a Fundação NAMM lançou o “Music Education Days”, um programa que oferece aos educadores da música a capacidade de conectar-se entre eles e com outros profissionais, para discutir os problemas de como proporcionar educação musical para crianças de todas as idades.

Para este dia, as sessões da Universidade NAMM, realizadas novamente no IDEA Center, no pavilhão de exposições, abordaram tópicos sobre “Como transformar um negócio em minutos”, “Como mudar as coisas em uma loja”, “Como tirar proveito de uma página do Facebook” e vários assuntos financeiros para os varejistas. 

Já era noite quando aconteceu a segunda edição do “Celebrity Jam”, no palco do salão central, com uma banda de celebridades da TV americana tocando instrumentos escolhidos por eles mesmos. Além disso, o Downtown Disney District, apresentou a competição final, organizada pela NAMM School Jam EUA. Na disputa, as melhores bandas jovens do país competiram por prêmios individuais e para as escolas. 

 Último dia de atrações

O último dia começou com os esperados prêmios “Best In Show: Os productos mais quentes do ano”, durante o Café da Manhã, sob comando de Frank Alkyer, editor da Music Inc. e um seleto juri composto por profissionais do ramo de áudio profissional, cujo ajudaram na escolha dos vencedores.

No decorrer do dia, músicos como Tommy Lee, George Benson, Stevie Wonder, Donovan, Greyson Chance, Greg Grunberg, Scott Grimes, Bob Guiney, Chuck Lowery, Tinsel Korey, David Crosby, Shaun Barrowes, Maya, Joel y Benj Madden, y Jackson Brown circulavam pelo hall do evento.

Na Zona H.O.T. foram apresentadas sessões sobre tecnología para DJ e técnicas de localização de microfones em uma performance ao vivo, entre outros temas. Nesta edição do programa “Music Education Days” foi incluso um Café da Manhã com o Quinteto Canadian Brass, mais uma análise dada por eles, diversas palestras e uma entrevista ao vivo com o compositor Sammy Nestico.  

A Universidade NAMM apresentou mais seminários como “Crie o seu próprio Woodstock-in-store”, “Como se preparar para uma entrevista com a imprensa”, “Como medir as suas redes sociais em dez minutos” e a entrega dos “Prêmios destinado as melhores ferramentas para as escolas”. Neste último dia, os visitantes foram convidados a participar do Ukulele Circle, fora do centro de convenções, para tocar este instrumento particular.

Confira a galeria abaixo com mais fotos da feira e ainda alguns dos brasileiros que estiveram por lá.