Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Novo material artificial bloqueia totalmente o som

A tecnologia criada por engenheiros da Universidade de Boston pode revolucionar a maneira como os edifícios e escritórios são projetados.

Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, publicaram uma pesquisa mostrando que num futuro próximo será possível bloquear até 94% do som usando um aparelho que não corta o fluxo de ar.

Xin Zhang profesora de la escuela de ingeniería de la Universidad de Boston

Xin Zhang, profesora de la escuela de ingeniería de la Universidad de Boston

Essa nova tecnologia foi desenvolvida por Xin Zhang, professora da escola de engenharia da universidade, e por Reza Ghaffarivardavagh, Ph.D. no departamento de engenharia mecânica. Ambos os cientistas usaram dados matemáticos e uma impressora 3D para produzir uma estrutura anular que corta o som sem bloquear o fluxo de ar.

Para o experimento, o metamaterial — material artificial modificado — foi calculado exatamente para que interferisse apenas nas ondas sonoras e sem afetar o fluxo de ar, impedindo que o som se difundisse em estruturas abertas. De acordo com os cálculos, o modelo mais eficaz para silenciar uma caixa de som seria um anel, então imprimiram uma estrutura de plástico que podia ser presa a um tubo de PVC. Em uma das extremidades do tubo, ficava o metamaterial e, do outro lado, a caixa de som conectada no nível máximo.

Quando pressionaram o botão “play”, descobriram que nenhum som era emitido pelo buraco na estrutura de PVC, pois os 94% bloqueados pela peça foram suficientes para o som ser completamente imperceptível ao ouvido humano.

Segundo a engenheira, empresas como a Amazon, que preveem o uso de drones para fazer entregas no mundo todo, temem que o ruído desse tipo de veículo possa ser um obstáculo para sua popularização. “Se pudermos colocar nossa estrutura dentro dos propulsores, será possível cancelar a irradiação do som pelo ambiente”, diz Zhang. O mesmo é válido para sistemas de ventilação em edifícios residenciais e corporativos. “É totalmente personalizável”, diz Ghaffarivardavagh.

“Podemos criar qualquer tipo de formato, na verdade”, afirmou. Os planos mais ousados ​​esperam melhorar a poluição sonora nas cidades, construindo muros que reduzem o ruído produzido pelos veículos. As possibilidades são infinitas, garantem os cientistas. “A ideia é que matematicamente possamos desenvolver objetos que consigam bloquear qualquer tipo de som”, diz Zhang.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart