Na hora certa, para o internauta certo

Na hora certa, para o internauta certo

por 25/05/2010

Na hora certa, para o internauta certo

Marketing interativo vai muito além da internet. Atente para suas vertentes

A mídia on-line revolucionou o conceito de publicidade. Trouxe várias funcionalidades e aplicações que o mercado desconhecia e também entregou maior poder aos responsáveis por decidir onde e quanto investir. O meio digital permite que você acompanhe com precisão os resultados das campanhas e também crie regras para selecionar o público com exatidão.

Bem-vindo à nova era da comunicação. Agora, não é necessário gastar seu budget em campanhas caras nas quais se presumem os resultados, por não conseguirmos medir seu alcance com precisão. E isso não se refere apenas à internet. Em breve, com o amadurecimento da digitalização, a TV será capaz de medir quantos usuários estão assistindo, ou oferecer-lhes um link para um conteúdo específico ou para um canal interativo de compras.

A evolução tecnológica não para por aí. É possível, com a ajuda de dispositivos simples, monitorar os olhos das pessoas que passam na frente de um anúncio impresso ou digital (aqueles em TVs de plasma ou telas eletronicas). Com esta tecnologia, pode-se saber se uma pessoa que passou na frente de seu cartaz, outdoor ou tela de plasma, deteve sua atenção nele e por quanto tempo. Parece mágica, mas em breve esta será a realidade.

Por meio de um ferramental eficiente e focado na identificação do HIT (quando nossa propaganda atinge o target), há possibilidades de personalização de anúncios por meio do histórico diário de cliques em links de um site. Este dispositivo permite saber que tipo de conteúdo está interessando ao internauta e assim oferecer sua publicidade na hora exata em que ele está procurando um produto ou conteúdo.

Além destas técnicas de entrega de anúncios dirigidos, podemos mapear com facilidade qual é o trajeto que o internauta percorre em nosso site e, com isso, desenvolver mensagens direcionadas. É possível também guiá-lo para o processo de compra com maior agilidade e precisão, de forma totalmente personalizada.

Na publicidade em instrumentos de busca, na qual se paga para aparecer necessariamente quando um internauta procura uma palavra de seu interesse, é possível medir o ROI (retorno sobre investimento) com a precisão de quanto valor em reais, aquele clique trouxe para a empresa e quanto este acesso custou em média, considerando todos os outros cliques pagos pelo anunciante, mas sem retorno.

Dessa forma, é possível concluir que hoje, quem perde dinheiro com mídia on-line é só quem está desatento a estas ferramentas. É seguro afirmar que, quando bem investida e monitorada, a publicidade on-line é um jogo no qual só se pode ganhar. Com tantas possibilidades, é muito importante que os departamentos de marketing dediquem-se ou terceirizem um time especialista em mídia on-line, principalmente para analisar, mensurar e planejar evoluções aos próximos investimentos.

Cristiano Miano é Sócio Diretor da DigiPronto, agência que atua há mais de 10 anos em estratégias de vendas na rede.