MUSIKMESSE: O velho continente se veste de gala

MUSIKMESSE: O velho continente se veste de gala
maio 13 17:47 2011

Mais uma vez, entre os dias 6 e 9 de abril, a cidade de Frankfurt, na Alemanha, foi o local indicado para um dos eventos mais prestigiosos da indústria musical e do áudio e iluminação profissional

Como a cada ano, nos primeiros dias de abril se realiza na Alemanha o evento Musikmesse, a Feira Internacional de Instrumentos Musicais, Partituras, Produção Musical e Contatos de Negócio, celebrada no Centro de Exposições de Frankfurt.

Com expectativas renovadas pelos sinais de recuperação do mercado, os expositores esperavam que este evento ajudasse a medir o nível de melhoria da indústria e confirmasse as tendências observadas nos eventos internacionais realizados anteriormente. As expectativas foram superadas.

No final do último dia tinha sido registrada uma participação recorde de 2.384 expositores de 55 países, que apresentaram seus produtos, serviços, endorsees e eventos sobre 170 mil metros quadrados de superfície de exibição. A resposta do público foi muito importante mais uma vez, com 110 mil visitantes (108.425 em 2010), oriundos de 124 países. Detlef Braun, CEO da Messe Frankfurt, definiu essa situação como “um sinal muito positivo para a indústria e um resultado altamente satisfatório para nós, os organizadores!”.

As principais nações expositoras foram a Alemanha, os Países Baixos, Itália, França, Suíça, Bélgica, Áustria, Grã-Bretanha, Polônia, Suécia e Rússia. E os principais representantes do restante do mundo foram EUA, Coreia do Sul, China — com Hong Kong —, Japão, Austrália, Israel, Brasil e Índia.

Um pouco de história

Há mais de 25 anos, na Musikmesse se apresentam fornecedores de produtos e serviços com uma ampla oferta, cobrindo todas as etapas da produção musical, além de um amplo programa de palestras, concertos, demonstrações e seminários que permitem manter o público informado de tudo que se refere ao setor da música e estabelecer contatos profissionais.

Também são apresentadas as últimas novidades do setor da música. E, neste ano, o evento contou com uma cobertura muito especial, pois nas redes sociais (Twitter, Facebook, My Space etc.) foi possível encontrar grandes quantidades de espaços dedicados à feira, com todas as notícias e o desenvolvimento dia a dia, acrescidos de uma infinidade de blogs de fãs, músicos e profissionais da música que compartilharam as experiências na feira pela internet. É o mundo virtual eliminando as fronteiras da informação e das localidades.

A exposição ProLight + Sound

A Musikmesse complementou sua linha de produtos com a Expo ProLight + Sound, a feira internacional de tecnologia de comunicação, produção de espetáculos e entretenimento, que se celebra paralelamente. Além disso, no evento foi entregue o prestigioso prêmio Live Entertainment Award, no Festhalle do Centro de Exposições de Frankfurt.

Por outro lado, o Fórum se caracteriza como o evento informativo mais destacado para o setor de tecnologia. A Associação de Iluminação & Som Profissional da Alemanha é responsável por toda programação do Fórum, que abordou, entre outros temas, segurança técnica e de trabalho, treinamento no setor de eventos, regulamentações de construção e aplicação destas, novas padronizações técnicas e entrega de prêmios, entre os quais o de uso criativo da iluminação, do som, e ainda a tecnologia para o teatro e produções teatrais.

No total foram 50 palestras e seminários, também com temas como convergência, transmissão de normas e redes, todos de grande interesse para os planejadores, integradores de sistemas e arquitetos. Educação e treinamento sempre foram uma preocupação dos organizadores da feira, que ainda contou com fórum de som em concertos, de som portátil e experiência 3D em concertos ao vivo.

A próxima edição da Musikmesse e da ProLight + Sound internacional será realizada em Frankfurt-am-Main de 21 a 24 de março de 2012. O encontro já está marcado!

O que oferece a feira

Mais de 400 marcas e 1.500 fornecedores de serviço estão presentes na Musikmesse de Frankfurt, um dos eventos de música mais importantes do mundo, no qual comerciantes, profissionais da música, fãs e experts em tecnologia conhecem e apalpam as inovações apresentadas pelos expositores. E os visitantes ainda podem participar simultaneamente da ProLight + Sound.

“Pavilhão Brasileiro”

Pela oitava edição, a Anafima (Associação dos Fabricantes de Instrumentos Musicais), em parceria com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos), organizou a participação de brasileiros naquela que é considerada a maior feira de instrumentos musicais, áudio e iluminação do mundo. E neste ano o capricho do chamado Pavilhão Brasileiro saltava aos olhos de quem passava por lá.

Para identificar o Brasil, nada como a réplica de um dos maiores cartões-postais do País, a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, representada por seu calçadão bicolor (projeto do paisagista Burle Marx). Quem caminhava por ali podia conferir os estandes da RMV, Alba, Odery, Izzo Musical, Octagon e Santo Angelo. Além delas, a Meteoro e a Giannini também expuseram seus produtos na feira.

Postit (ou lembrete) deste Box: Na próxima edição, confira detalhes da participação brasileira na Messe e ainda as principais tendências em produtos!

Namm e Messe vão à Rússia

Logo após o encerramento da Musikmesse 2001, a organização da feira, em parceria com a Namm, anunciou o lançamento de uma nova feira de negócios na Rússia, em maio de 2012.

A feira se chamará Namm Musikmesse and ProLight + Sound Russia e ocorrerá no Expo Center, de 16 a 19 de maio do ano que vem. A intenção do novo trade show é crescer em novos mercados e beneficiar o desenvolvimento profissional e a educação musical na região.

O mercado russo tem grande potencial devido à sua vasta população (cerca de 145 milhões de pessoas) e à cultura musical desenvolvida. O volume do mercado de instrumentos e tecnologia da Rússia é estimado em 600 milhões de euros.

 

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles