Música & Mercado convoca lojistas para o Dia Nacional do Ensino da Música

Música & Mercado convoca lojistas para o Dia Nacional do Ensino da Música

por 12/04/2013

A ação no País está prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de julho e prevê a adesão dos lojistas do setor que oferecerão aulas de música gratuitas em seus estabelecimentos

Inspirada no ”National Learn to Play Day” (”Dia Nacional para Aprender a Tocar”), do Reino Unido, a Música & Mercado lança a  campanha do “Dia Nacional do Ensino da Música nas Lojas de Instrumentos”.

A ação no Reino Unido já está em sua segunda edição, tendo ocorrido no último dia 16 de março em todos os países que compõem o reino, a saber: Inglaterra, Escócia, Iralanda do norte e País de Gales. Durante aquele dia, as lojas de instrumentos ofereceram aulas de música para todos os interessados, gratuitamente.

Foram mais de 120 mil horas de aula de diversos instrumentos, entre eles bateria, guitarra, piano e de orquestra. Cerca de 80 estabelecimentos participaram e aproveitaram também para fazer ações comerciais, com promoções ou divulgando suas próprias escolas de música, por exemplo.

O sucesso foi gigantesco com milhares de pessoas, de crianças a adultos, participando – muitos, tendo a sua primeira aula. Inclusive, o evento causou mobilização de celebridades locais, que se engajaram na divulgação, na participação e até ministraram aulas, como o comediante britânico Al Murray, que deu aulas de bateria.

A criação do ”National Learn to Play Day” deve-se à associação Music for All (Música para Todos), entidade sem fins lucrativos que visa a popularização da educação musical (abaixo, veja um vídeo explicativo da ação – em inglês). 

No Brasil: dias 12 e 13 de julho

Agora, a Música & Mercado, convoca o setor para  fazermos a mesma coisa aqui no país e acaba de lançar a campanha para o ”Dia Nacional do Ensino da Música nas Lojas de Instrumentos”.

Os dias escolhidos para o evento foram 12 e 13 de julho e todos os lojistas podem participar.  Veja o comunicado da Música & Mercado que já está circulando nas redes sociais:

“Lojista: faça parte do movimento que se iniciou na Inglaterra e está tomando conta do mundo: nos dias 12 e 13 de julho, contrate um professor para dar uma aula aberta dentro de sua loja.  Vale qualquer instrumento!

Vamos repassar a mensagem para agregarmos o maior número de lojistas nesta ação!”

Vale lembrar que nós, do setor, somos parte fundamental da identidade cultural/musical do Brasil e quanto mais incentivarmos o estudo de instrumentos mais forte nosso país será no futuro, pois formarão cidadãos repletos das qualidades que o estudo musical oferece: mais inteligentes, sábios, afetivos, sociáveis, entre muitas outras.