Morre Jon Lord

Morre Jon Lord

por 16/07/2012

O ex-tecladista do Deep Purple faleceu hoje (16/07) de embolia pulmonar, em Londres. Já há algum tempo, o músico, compositor e produtor lutava contra um câncer no pâncreas

 O cofundador do Deep Purple e um dos autores de um dos maiores sucessos do Rock”n Roll, ”Smoke on the Water”,  Jon Lord, faleceu na manhã desta segunda-feira (16/07) por conta de uma embolia pulmonar.  O músico, de 71 anos,  já estava internado em um hospital da capital inglesa para tratar de um câncer no pâncreas, descoberto em agosto do ano passado.

Além de fundar uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, considerada por muitos a pioneira do heavy metal, o Deep Purple, ao lado do baterista Ian Paice e de muitos outros artistas famosos, como o guitarrista Ritchie Blackmore,  o músico também participou do Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men.

É considerado o pai da fusão do Rock’n Roll e da música clássica; por apresentar, em 1969, o Concerto para Grupo & Orquestra com o Deep Purple e a Royal Philharmonic Orchestra, no tradicional Royal Albert Hall, em Londres. O Concerto deu origem a 19 discos de música orquestral  executadas solo ou com a banda. Em 2009, o artista esteve na Virada Cultural de São Paulo, SP, apresentando o Concerto para Grupo & Orquestra.

Em 2010 Lord foi homenageado nos Estados Unidos como membro da Stevenson College. No ano seguinte foi condecorado com o título de Doutor Honorário em Música, na Univerdade de Leicester, cidade inglesa onde nasceu, em 9 de junho de 1941.

Em seu site, seus representantes colocaram uma nota oficial de falecimento, finalizada com a seguinte frase: “Jon passa da Escuridão para a Luz”.

Entre os equipamentos usados pelo artista estavam um Hammond C-3; os sintetizadores DX-7, da Yamaha, e o M1, da Korg, e um piano Roland.

Seu último álbum  foi  ”Jon Lord Live (Bucharest 2009)”, lançado em 2011.