Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Loja: Toda Música baseia sua estratégia no atendimento 

Equipe treinada, um amplo mix de produtos e projeto social para ajudar a comunidade local fazem da Toda Música um destaque no Rio Grande do Sul.

A Toda Música surgiu em um período de crise no mercado local, no ano de 2006, momento em que três antigos colegas de loja enxergaram uma oportunidade de oferecer ao mercado atendimento diferenciado e especializado.

“Nem sempre a oportunidade está relacionada a ganhos financeiros,” disse Fernando José Agostini, sócio da loja. “Às vezes a oportunidade pode ser de crescimento da empresa ou apenas de reorganização. Por exemplo, em 2019 abrimos uma nova loja. Esse investimento vem para que possamos aproveitar a oportunidade de nos reorganizarmos com os recursos humanos que temos, evoluirmos como empresa e aprimorarmos ainda mais nossos processos.”

É assim que a Toda Música vem amadurecendo ano após ano. Desde sua abertura em Novo Hamburgo – RS, seus gestores têm se preocupado com a evolução de seus processos, a organização de seus setores e a profissionalização de seus funcionários. “A competitividade atual do comércio não permite que tenhamos processos engessados e onerosos”, agregou Agostini.

A nova loja

Uma segunda loja foi inaugurada no primeiro trimestre de 2019. Fica em Sapiranga, uma cidade com 100 mil habitantes que é polo comercial de outras dez cidades do entorno. A inauguração foi realizada em março com a participação de clientes e fornecedores, músicos locais e a presença de Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids 2018 e cliente da Toda Música.

“Em ambas as lojas somos uma referência local pelo atendimento especializado e pelos produtos que vendemos, nem sempre encontrados no mercado”, comentou o Sócio. “Por esse motivo, vamos continuar a trabalhar com esse foco. No primeiro mês da nova loja pudemos perceber que, por se tratar da Toda Música, os clientes chegam procurando produtos premium e faremos todo o possível para satisfazer suas necessidades.”

A Toda Música também conta com um site em que estão praticamente todos os produtos cadastrados. Fernando relatou que essa ferramenta tem ajudado muito nas vendas da loja física, pois os clientes acompanham os produtos que há na loja, por exemplo. Contudo, a venda pelo site não está sendo muito expressiva, tendo em vista  “a guerra fiscal entre estados e nosso custo fixo operacional.”

Mix de produtos

Em ambas lojas, a Toda Música trabalha com as principais marcas disponíveis no mercado. A equipe de vendedores especialistas oferece um atendimento diferenciado, especialmente no setor de áudio profissional, que representa mais de 50% das vendas. “A principal marca com que trabalhamos é a General Audio (GA), fabricante local de caixas acústicas”, comentou.

Segundo Agostini, as marcas nacionais são muito bem-aceitas e até mais valorizadas que alguns produtos importados, e, nesses casos, os clientes esperam um produto mais robusto e mais bem-acabado.

“Trabalhamos com todos os produtos e marcas, independentemente de sua fabricação ser nacional ou importada. O que avaliamos é se o produto atende ao nosso cliente exigente e, principalmente, se a marca mantém uma política comercial viável”, explicou. “Infelizmente algumas empresas têm políticas comerciais que desfavorecem os consumidores do nosso estado, considerando as obrigações fiscais.”

Atendimento em destaque

“Somos uma loja de instrumentos musicais e equipamentos de áudio, por isso o atendimento de vendedores especializados que contam com uma equipe técnica externa, suporte nas vendas e o mix de produtos são nossos diferenciais”, explicou Fernando, e é nesses três pontos que a Toda Música baseia sua estratégia, com uma equipe bem capacitada que dá apoio aos produtos oferecidos pela loja.

Falando sobre os mais vendidos, desde o início, o carro-chefe da empresa tem sido o áudio profissional, seguido pelos instrumentos de corda.

Ações sociais

Fazendo parte da estratégia de promoção da empresa — além de promover a música e ajudar a comunidade local — se encontram os eventos, pois a loja realiza diversos workshops em parceria com seus fornecedores.

“Para a abertura em Sapiranga, por exemplo, fizemos uma sequência de três workshops de bateria, guitarra e áudio, respectivamente. Esses três eventos fizeram parte de uma iniciativa com fim beneficente envolvendo escolas municipais e a assistência social da prefeitura, realizando uma campanha de agasalhos e alimentos”, comentou.

A Toda Música realiza ações sociais constantemente, com seu projeto ativo desde 2010, em que o objetivo é levar música às escolas e comunidades carentes, sonorizando eventos sem fins lucrativos, “juntamente com nossa Clotilde, uma Kombi de 1971 totalmente restaurada que nos acompanha nessa iniciativa”.

“Estamos amadurecendo profissionalmente. Perceber que precisamos melhorar a cada dia faz com que o crescimento seja orgânico e contínuo, mas, claro, todo investimento em períodos de crise deve ser realizado com muita prudência. Uma sequência de pequenos passos pode facilitar as coisas”, finalizou Fernando.

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart