Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Editor choice

Linha CBT, da JBL, oferece controle de dispersão acústica para instalações 

A linha JBL CBT (Constant Beamwidth Technology) é resultado de muito tempo de estudo da JBL. Com controle de dispersão acústica, essas caixas oferecem uma solução profissional para instalações fixas.

A linha JBL CBT (Constant Beamwidth Technology) é uma coluna com controle de dispersão acústica. O que isso significa? Quando a gente empilha os alto-falantes um sobre o outro, existe a tendência de não deixar todas as frequências com a mesma dispersão, então cada frequência estará com uma dispersão diferente.

O que a tecnologia JBL CBT (Constant Beamwidth Technology) faz?

Ela deixa todas as frequências uma sobre a outra ou seja com a mesma dispersão.

Como funciona o controle de dispersão da JBL CBT?

Todos os alto-falantes ficam em linha. Só que dentro dessa caixa tem um circuito passivo que coloca delay e faz correção de volume nos alto-falantes até que todos cheguem à mesma tangente para poder ter o controle da dispersão e, assim, uma cobertura maior.

“Quando falamos em uma caixa passiva, todo mundo pensa em uma caixa acústica convencional e não imagina que vai trazer uma tecnologia importante. Mas a JBL traz um novo conceito para as caixas passivas, estabelecendo um novo patamar”, comenta Adilson Silva, especialista de Produto da Harman do Brasil.

“Esse controle de dispersão é encontrado em outros produtos, porém necessitam de um elevado nível de processamento de DSP e amplificação individual por alto-falante. Em nosso produto utilizamos essa tecnologia passivamente. Com um amplificador podemos alimentar uma ou mais caixas JBL CBT”.

A linha também incorpora passivamente o controle de equalização. No lado da caixa, encontramos um switch dedicado a selecionar dois modos de EQ: modo música (Music) e modo de locução (Speech), as duas opções ressaltam as frequências da voz, melhorando a inteligibilidade e a nitidez.

No modelo JBL CBT 50 LA, o controle de dispersão é fixo, mas a partir do modelo JBL CBT 100 LA é possível ter também o controle vertical, podendo deixar o som mais estreito ou, com apenas um toque na chave dedicada, deixar a cobertura mais larga. Essa é a magia dessa caixa.

Um outro diferencial muito interessante nas caixas JBL CBT 50 LA e CBT 100 LA é seu transformador de linha de tensão constante incorporado. Para grandes instalações em igrejas, por exemplo, onde é necessário que um amplificador alimente várias caixas, o usuário pode escolher entre 8 ohms ou os taps de 60 W, 30 W, 15 W ou 7,5 W, em duas tensões: 70 V ou 100 V.

Proteção IP-54A linha CBT tem outro recurso passivo a destacar: um limitador de potência interno.

“Quando atingimos uma potência maior do que a caixa suporta, esse limiter entra em ação”, explica Adilson. “Dentro da caixa, na parte frontal, podemos ver quando o limiter começa a ser acionado, pois há uma lâmpada interna que drena essa potência. Além de ser limiter, ele trabalha como um compressor nos graves e isso ajuda muito para a caixa oferecer um som mais agradável.

A linha CBT é apropriada para igrejas, zonas de passeio, salas de aula, salas de reunião, lojas, tribunais, parques temáticos, lobbies e salas de cinema.

As caixas têm homologação IP-54, preparadas para aplicações em locais onde existe a possibilidade em receber respingos. Também contam com grau de proteção 5 contra poeira.

As caixas possuem software de predição Acústica CBT Calculator gratuito, mas também existem arquivos para o software EASE da AFMG.

Para download:

JBL CBT: Modelos disponíveis
Como o nome indica, o modelo CBT 50 LA (line array) tem 50 cm de altura, com cobertura horizontal de 150° e vertical de 20°.

A caixa CBT 100 LA tem 100 cm, com cobertura horizontal de 150° e vertical de 15°/40° graças à chave seletora.

Mais detalhes da JBL CBT aqui.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart