Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Lançamentos e novidades na NAMM 2017

Apresentamos uma série de notícias e novos produtos de algumas das marcas participantes

Contando com aproximadamente 7 mil marcas representadas e uma quantidade enorme de novos produtos, seria impossível apresentar todas as novidades da feira em poucas páginas, então mostraremos aqui uma curta seleção de notícias sobre instrumentos musicais, som e iluminação.

 

INSTRUMENTOS MUSICAIS

BLACKSTAR

A empresa inglesa apresentou o amplificador mini Fly 3 Bluetooth, uma versão atualizada do popular Fly 3, que vem com conectividade Bluetooth, falante de 3”, dois canais, ISF tone-shaping e efeito de delay ‘de fita’. Também traz entrada MP3 e saída de linha emuladas e pode obter energia por bateria ou corrente elétrica.

No Brasil: madeinbrazil.com.br

CORT

A companhia introduziu vários modelos na expo, como a Manson Stage (MS) Series, desenvolvida em colaboração com o designer de guitarras e luthier britânico Hugh Manson, a Gold Series com acabamento vintage, a GB Series de baixos, a G Series — que contou com uma atualização este ano — e o modelo NDX Baritone, que é uma guitarra eletroacústica cutaway com escala de 27”, cordas afinadas em Si, profundidade de corpo de 125 mm e eletrônica Fishman Presys Blend. No estande, a Cort apresentou vários de seus artistas, como Frank Gambale, Jeff Berlin, Yvette Young e o guatemalteco Hedras Ramos.

No Brasil: equipo.com.br

D’ADDARIO

As notícias em cordas abrangem uma extensão da linha NYXL Bass com o novo set de quatro cordas 55-110 Heavy. Também novas são as cordas EXP Phosphor Bronze para o baixo acústico Taylor GS Mini recentemente lançado, desenvolvidas junto com a Taylor Guitars. Vêm em Custom Light (.037-.090) e combinam materiais de cabo e microrrevestimento para maior durabilidade. Também houve novidades na parte de acessórios.

No Brasil: musical-express.com.br

DEAN MARKLEY

Os produtos lançados são a série de cordas Blackhawk, os cabos Blue Steel e as cordas signature de DJ Ashba. As novas cordas com revestimento da série Blackhawk são construídas sobre um cabo de aço de alto carbono e chapeadas com níquel, e estão cobertas com um revestimento microdelgado. Disponíveis em todos os calibres para guitarra, e agora também para violão em Phosphor/Bronze e 80/20. Durante a expo, a empresa fechou distribuição na China e nos Emirados Árabes Unidos, e está prestes a trabalhar com companhias no Brasil, Andorra, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Portugal, Espanha e Chipre. Em breve haverá mais novidades!

No Brasil: deanmarkley.com

DIXON

A Dixon apresentou vários produtos novos e acessórios que iremos mostrando em nossas próximas edições. Nesta trazemos a Fuse Series Zebrawood com um pack de quatro peças de carcaças de 8”x10”, 9”x12”, 14”x16” e 18”x22”. É um kit de edição limitada que apresenta um laminado exótico de zebra, acabamento exclusivo criado pela Dixon. Também nova é a bateria Motion Blue Burst de edição limitada, com um acabamento elétrico único que se ‘move’ segundo o ângulo de onde é observado, criando um efeito de lâmpada de lava; vem com hardware preto. Esse modelo tem três carcaças, de 9”x12”, 16”x16” e 14”x24”.

No Brasil: equipo.com.br

EVANS

A marca da D’Addario mostrou a série de peles UV1, a primeira no mercado com revestimento curado UV para propiciar durabilidade e consistência de textura. Também apresenta nova película de 10 mm e novo logo. Vem nos tamanhos 10”, 14” e 16”.

No Brasil: musical-express.com.br

FENDER

A Fender apresentou vários produtos novos em guitarras, baixos e amplificadores acústicos, além de adicionar um subwoofer na série Fortis e dois monitores in-ear profissionais, pickups Gen 4 Noiseless e correias Classic Color à sua seção de acessórios. Entre eles encontramos a série American Professional, que leva os modelos clássicos da Fender a uma nova geração de músicos. Feita à mão nos Estados Unidos, contém os modelos Stratocaster, Telecaster, Precision Bass e Jazz Bass, e adiciona novas plataformas com Tele Deluxe, Jaguar e Jazzmaster, este último com eletrônica flexível, e os novos pickups V-Mod Jazzmaster da empresa criados por Tim Shaw. No total são 16 modelos e 92 códigos disponíveis em 11 cores, incluindo três novos: Sonic Gray, Antique Olive e Mystic Seafoam.

No Brasil: fender.com.br

FISHMAN

Sim, houve captadores novos como os Signature Fluence dos guitarristas Adam Dutkiewicz e Joel Stroetzel, da banda americana de metalcore Killswitch Engage; Will Adler, da banda de heavy metal Lamb of God; e Tosin Abasi, de Animals As Leaders, que se uniu à família da Fishman recentemente. Mas talvez a notícia que mais chamou a atenção tenha sido o lançamento do sistema de áudio SA Performance Audio System, uma solução para reforço sonoro em um pacote portátil e fácil de montar, que consiste de um sistema de alto-falante line array modificado de ampla dispersão SA330x, o subwoofer SA Sub e o mixer/expansor SA Expand de quatro canais. O SA330x, só ou em conjunto com os SA Sub e SA Expand, pode ser usado por solistas tocando em acústicos, pequenos grupos, DJs, tecladistas, apresentadores corporativos em feiras ou em salas de conferência. Produz 330 W em um design de ampla dispersão e inclui dois canais de microinstrumento com entradas ¼”/XLR, EQ de três bandas em cada canal de entrada, quatro efeitos de reverb digitais com controle de nível de reverb por canal, potência fantasma de 48 V e muito mais, até uma bolsa para transporte.

No Brasil: tagima.com

IBANEZ

A Ibanez está celebrando o 30º aniversário do seu relacionamento com Steve Vai e a criação da lendária guitarra JEM com o novo modelo JEM777 de edição limitada, sendo uma reprodução do primeiro modelo JEM disponível em três cores chamativas (Shocking Pink, Loch Ness Green e Dessert Sun Yellow). Traz corpo de tilo, braço de arce/nogal JEM de cinco peças, tratamento nas bordas dos trastes, inlays piramidais, trastes jumbo, captadores DiMarzio Evolution signature de Vai e ponte tremolo Ibanez Edge com Ultralite Tremolo Arm.

No Brasil: equipo.com.br

KORG

A Korg mostrou uma variedade de novos produtos, com foco no ressurgimento do sintetizador ARP Odyssey, chamado agora de ARP Odyssey FS (Rev1, Rev2, Rev3), montado nos Estados Unidos como edições limitadas full size com teclados standard, oferecendo alternativas às versões de teclado delgado de 86% do tamanho disponíveis previamente. Estarão disponíveis todos os modelos da linha ARP Odyssey original, cada um representando sua própria época, respeitando suas características individuais: o painel branco no Rev1 (Modelo 2000) produzido em 1972-1974; o Rev2 (Modelo 2810-2813) produzido em 1975-1976, com seu painel preto e serigrafia dourada; e o Rev3 (Modelo 2820–2823), produzido em 1978-1981 e que apresentava um painel preto icônico e serigrafia laranja. Também foi lançada uma edição limitada do Korg Krome Music Workstation Platinum, disponível na cor Platine, com modelos de 61, 73 e 88 teclas.

No Brasil: korg.com.br

LANEY

A empresa está comemorando 50 anos e, em homenagem a esse fato, recebeu o Prêmio NAMM Milestone por suas cinco décadas de serviço na indústria de produtos musicais. Laney começou sua história em 1967 e poucos anos depois atraiu a atenção de Tony Iommi, que começou a usar seus produtos durante a gravação do álbum Black Sabbath, lançado em 1970 — a banda realiza este ano sua última turnê. Comemorando ambos os fatos e a amizade com Iommi até hoje, a companhia lançou o cabeçote LA100BL e a caixa LA412 feitos à mão com cablagem ponto a ponto, tabuleiro perfurado à mão e transformador de saída estilo marco da caixa original. Outra peça importante na montagem de Tony era seu Rangemaster treble booster modificado, algo que a Laney replicou com o pedal signature TI-Boost. Essas três unidades estão sendo comercializadas em um pack de 50 unidades limitadas em todo o mundo.

No Brasil: equipo.com.br

LUDWIG

Entre várias novidades, encontramos a nova série Evolution Maple com seis peças de carcaças de arce norte-americano, acabamento laqueado e bordas a 45º. Vêm com peles Remo e estão disponíveis nas cores Red Burst, Transparent Blue, Mahogany Burst e Transparent Black. Também nova é a 45º Anniversary Vistalite Limited Edition, marcando o aniversário dessa série lançada em 1972, em configuração de bumbo 14”x22”, floor tom 16”x16”, tom tom 9”x13” e cor Tri-band Black ou bumbo 14”x24”, floor tom 16”x18” e 16”x16”, tom tom 9”x13” e cor Freen Sparkle.

No Brasil: rorizweb.com.br 

MARTIN GUITAR

A C.F. Martin & Co. (Martin Guitar) adicionou três novos modelos à sua série 16: D-16E, DC-16E e OMC-16E, que incluem o sistema de amplificação acústica da Fishman Matrix VT Enhance. Por exemplo, o D-16E é um violão Dreadnought, com profundidade 000, construído com top de sitka spruce e laterais e parte posterior feitas com sicômoro. Apresenta uniões prata, ponte de ébano e diapasão de ébano com incrustações de madrepérola em forma de diamantes e quadrados. Um braço ovalado modificado com um taper de alto rendimento torna esse violão fácil de tocar. Mostraremos os outros modelos em nossas próximas edições.

No Brasil: madeinbrazil.com.br

PALMER

A marca Palmer, do Grupo Adam Hall, esteve de estreia nos Estados Unidos com o Pocket Amp Bass portátil e os BatPacks 4000 e 8000. Graças a suas possibilidades de configuração do som, quando usado como pedal de efeitos e pré-amplificador, o Pocket Amp Bass constitui uma ferramenta polivalente não só para ensaios e gravações, mas também para atuações. O BatPack 4000 e sua variante BatPack 8000, com uma potência de 4.000 mAh e 8.000 mAh, respectivamente, oferecem uma provisão de corrente elétrica independente para vários efeitos de chão e pedaleiras.

No Brasil: www.palmer-germany.com

PEACE DRUMS

Este ano, a Peace Drums levou à NAMM sua DNA Series, que conta com acabamento de laca para adorná-la e imprimir um aspecto atraente. O kit da DNA Series utiliza nove camadas de concha de bordo com baixa massa, abraçadeiras de perfil baixo e suportes de meia-lua, permitindo que o calor e o poder do bordo ressoe com claridade. A DNA Series é oferecida em dois pacotes de cinco peças em versões como um kit power rock ou um set de jazz-fusion. Ambas incluem hardware resistente.

No Brasil: peace-drums.com

PEARL

Comemorando 30 anos de colaboração com os músicos Omar Hakim e Eric Singer, a marca lançou suas próprias Limited Edition Signature Snare para eles. O snare de Omar começa com uma carcaça de aço de 14″x6,5” de 1 mm que obtém uma superfície mais dura usando um processo chamado Physical Vapor Deposition, que adiciona uma camada de nitrito de titânio no exterior, dando uma cor roxa furta-cor. O baterista do Kiss, Eric Singer, e a Pearl atualizaram os modelos Jupiter Chrome-over-Brass originais para sua série signature com uma carcaça de latão recoberta em cromo de 1 mm estilo Júpiter e travas Click-Lock.

No Brasil: pearl-latinamerica.com

PLANET WAVES

O D’Addario Acoustic CinchFit apresenta uma forma rápida de sujeitar uma correia aos violões com saídas jacks de botão. Os jacks de botão são notórios por criar incômodo quando se colocam ou tiram correias standard para guitarras, e usualmente requerem modificações para a correia que resultam em um ajuste pouco agradável. Esse novo acessório tem uma casa para poder assegurá-lo através do extremo de qualquer correia de instrumento, e sua ação de sujeição com faixas permite fáceis aplicação e remoção, utilizando o peso do instrumento para permanecer bloqueado no botão, de maneira que a guitarra sempre esteja firme.

No Brasil: musical-express.com.br

PROMARK

O destaque veio com duas novas baquetas, para Kimberley Thompson e Anton Fig. O modelo para Kimberley Thompson, que toca com Beyoncé e se uniu à família Promark há pouco tempo, é uma baqueta 7A, medindo .535” de diâmetro e apresentando 1/2” extra em longitude para um pouco mais de alcance, com ponta redonda pequena. O modelo Anton Fig ActiveGrip apresenta as mesmas dimensões que o modelo signature prévio de Anton (.595” [5B] de diâmetro, 16¾” de longitude), mas agora inclui acabamento ActiveGrip. Também há duas novas bolsas para baquetas: Sliver Essentials Stick Bag e Transport Deluxe Stick Bag.

No Brasil: musical-express.com.br

SABIAN

O novo AA Mini Holy China é um dos pratos que a Sabian apresentou na NAMM como amostra do que a marca traz para os bateristas. O Chad Smith Signature AA Holy China ganhou múltiplos prêmios quando foi lançado em 2010. Este ano, o novo AA Mini Holy China comprime todo o volume, trash e corte do Holy China em um formato mini-China. Com um alto perfil exagerado, fileiras de pequenos orifícios e uma cúpula forte, o Mini Holy corta seu tamanho mais que qualquer outro prato. Criado para um trash potenciado e caráter tonal reduzido, o poder de corte do Mini Holy China não provém de decibéis mais altos, mas da sonoridade percebida. Disponível nos tamanhos 8”, 10” e 12”, em acabamento brilhante ou natural.

No Brasil: equipo.com.br

TYCOON

A Tycoon voltou para a NAMM expondo produtos prontos para ser lançados no mercado este ano, demonstrando uma ampla variedade de instrumentos, como os que apresenta na sua Supremo Select Line. Consciente da necessidade dos músicos de expressar sua individualidade e estilo tanto musical como esteticamente, a Tycoon sempre buscou ampliar a gama de ofertas para seus instrumentos, somando à família de tambores Supremo Select Line a nova Lava Series. Com acabamentos Dark Iris, Chiseled Orange e Dessert Palm, a Lava Wood Series traz outro condimento, que pode ser encontrado em congas, bongôs, djembes e inclusive um cajon. Os instrumentos da série são construídos com carvalho de Siam, amigável com o meio ambiente, fornecendo durabilidade e bom som. Ideal para principiantes e entusiastas da percussão. Mais produtos em breve!

No Brasil: tycoonpercussion.com

VANDOREN

A Vandoren não só mostrou sua variedade de produtos, mas também comemorou 10 anos de seu evento VandoJam com artistas como Jerry Vivino, que abriu a apresentação, seguido por Eric Marienthal e o fechamento de Roxy Coss.

No Brasil: izzomusical.com.br

VIC FIRTH

Vários modelos novos de baquetas como os da Modern Jazz Collection, desenvolvidos com os baixistas Jeff Ballard, Greg Hutchinson, Joe McCarthy e Lewis Nash. Também foram apresentados o Cajon Bru-llet, de nogueira americana, que combina uma vassourinha com uma maçaneta; o acessório VKB4, uma cabeça de espuma para usar em cajons; e várias edições limitadas da série de baquetas Artist Milestone, como a Buddy Rich Signature Stick com logo comemorativo do 100º aniversário e a Carmine Appice Signature Stick, em preto com logo dourado para comemorar 50 anos na indústria de gravação.

No Brasil: vicfirth.com.br

YAMAHA

Este ano a empresa lançou 77 produtos, além de comemorar 50 anos fabricando instrumentos de sopro, guitarras e baterias, e 30 anos nas categorias Disklavier e mixers digitais. Em matéria de baterias, encontramos a Limited-Edition 50th Anniversary, baseada na bem-sucedida série Absolute Hybrid Maple lançada em 2014, oferecendo carcaças disponíveis em duas madeiras de bordo, cada uma com um acabamento atraente próprio. Em guitarras, foram anunciadas melhorias na série de eletroacústicas A Series, com o modelo A5 baseado no modelo A6 limitado de 2015 e feito no Japão, com top sólido de sitka spruce e outras características.

No Brasil: br.yamaha.com

Zerberus-Guitars

Frank Scheucher da Zerberus-Guitars, que tem construído guitarras com tampos incluindo pedras preciosas, tal como ametista, ônix e aventurina, chegou na NAMM 2017 para apresentar seu novo modelo Chronos. O modelo Chronos pertence à série Gorgonized, a qual está composta por guitarras com tampos de pedras preciosas. Cada uma se diferencia da outra como uma digital, pois seu criador se foca nos detalhes, adicionando seu próprio design característico. Frank também tem criado botões especiais para as guitarras Gorgonized, permitindo que descansem nos tampos de pedra.

www.zerberus-guitars.de

ZILDJIAN

Os novos modelos incluem as baquetas Josh Dun e Thomas Pridgen, pertencentes à Artist Series e a baqueta 9 Gauge, da Gauge Series. Entrando a cena em 2015 com o lançamento do seu quarto álbum, Blurryface, Josh Dun e Twenty One Pilots têm cultivado um som que mistura gêneros. A baqueta Josh Dun Artist Series foi criada para suportar os grooves agressivos da Twenty One Pilots. Apresenta um eixo reforçado de 5A com longitude extra para maior alcance e velocidade. Seu estreitamento meio mantém tudo em equilíbrio e a ponta oval cria uma superfície ideal para os bumbos e os pratos brilhantes. Nessa atraente baqueta vermelha pode-se observar uma reprodução da assinatura de Josh e do logo “Alien Josh” Skeleton Clique, da Twenty One Pilots. Também houve várias novidades em pratos que iremos mostrar na próxima edição.

No Brasil: zildjian.com.br

ÁUDIO

AUDIO-TECHNICA

A Audio-Technica oferece dois novos pacotes de fones de ouvido de estúdio: o ATH-PACK4 inclui um set de fones profissionais de monitoração ATH-M40x e três fones profissionais de monitoração ATH-M20x (indicados para mixagem e tracking, respectivamente). Por outro lado, o pacote ATH-PACK5 inclui um set de fones profissionais de monitoração ATH-M50x e quatro fones ATH-M20x. Ambas as configurações supõem uma importante economia em relação à compra de componentes em separado. Também apresentou duas novas configurações do seu popular sistema wireless digital para montagem em rack System 10 PRO: o System 10 PRO ATW-1366 com microfone/transmissor de superfície e o System 10 PRO ATW-1377 com transmissor de mesa para microfones.

No Brasil: pridemusic.com.br

BEYERDYNAMIC

A beyerdynamic lançou o sistema wireless TG 500 para palcos pequenos, produções teatrais, discursos ou apresentações. Disponível em cinco sets, cada um contendo um receptor individual e duas antenas removíveis. O TG 550 Vocal Set vem com transmissor de mão TG 500H-D dinâmico com uma cápsula TG V50 dinâmica. O TG 556 Vocal Set tem um transmissor de mão TG 500H-C com uma cápsula TG V56 de condensador cardioide. O microfone clip-on TG L58 do TG 558 Presenter Set pode ser usado em um lugar discreto durante conferências, enquanto o TG 534 Headworn Set com um microfone TG H34 de condensador super-cardioide é recomendado para produções teatrais.

No Brasil: audio5.com.br

CELESTION

O novo falante de guitarra G12H-150 Redback contém uma bobina de voz de 2″ com ímã G12 e 150 watts de direção de potência. Outro produto apresentado é a FTX Series de falantes coaxiais com motor de ímã comum, que inclui os modelos FTX1225 de 12” de diâmetro, FTX0820 de 8” e FTX0617 de 6,5”. Esses falantes oferecem resposta em frequência full-range em um só driver autocontido, alinhando concentricamente drivers de alta e baixa frequência com ensamble de “motor de ímã comum”, no qual o próprio ímã é usado para ambos os elementos.

No Brasil: proshows.com.br

DBTECHNOLOGIES

A nova linha de alto-falantes B.Hype do fabricante italiano debutou na expo. Combina um amplificador Classe D com SPL agressivo de até 126,5 dB para a caixa de 15”. Inclui quatro falantes de duas vias, todos equipados com drivers de compressão de 1” e woofers de 8”, 10”, 12” e 15”, respectivamente. O design acústico interno apresenta uma buzina assimétrica. Além disso, a equipe da dBTechnologies criou um processador de som digital preciso, permitindo aos usuários escolher entre dois presets de equalização: Flat ou Boost. As caixas vêm com design de grelha, que aumenta tanto a portabilidade (três alças, uma de cada lado e outra na parte superior) quanto a multifuncionalidade. Cada alto-falante pode ser usado de forma horizontal como monitor de palco (em ambos os lados) e apresenta um adaptador de montagem para poste, a fim de que possa ser usado em tripés ou sobre subwoofers da dBTechnologies.

No Brasil: icarioca.com.br

DENON DJ

Entre os debutantes esteve o media player DJ SC5000 Prime com tela tátil e reprodução de áudio de dois layers. É o primeiro aparelho capaz de analisar internamente arquivos de música (beatgrid e musical key). Conta com um processador interno multinúcleo dedicado que opera Engine Prime, a versão mais recente do software de livraria musical da Denon DJ, oferecendo acesso direto para maior criatividade. Também tem oito trigger pads multifunção para hot-cues, loops, slices e roll playback e até quatro unidades podem ser montadas em rede LAN permitindo transferência sincronizada de dados.

No Brasil: denondjdobrasil.com.br

DIGICO

Este ano a DiGiCo celebrou 15 anos fabricando consoles de mixagem digital. Seu sucesso chegou com a D5 Live, estabelecendo tanto a empresa quanto o conceito de mixagem digital. Foi seguida pela SD Series, com o modelo SD7 como destaque. Em 2015, lançou a S Series com um novo fluxo de trabalho moderno. Em 2016, introduziu o software Stealth Core 2, que multiplicou a potência da linha SD. Agora lançaram a nova SD12, que apresenta as melhores características das SD e S Series. O novo modelo conta com 72 canais de entrada com processamento completo, 36 aux/group busses com processamento, uma matriz 12”x8” com processamento, LR/LCR bus com processamento, 12 unidades FX estéreo, 16 EQs gráficos, 119 EQs dinâmicos, 119 compressores multibanda e 119 DiGi-TuBes, entre outros. Esse lançamento foi realizado no dia 19 de janeiro na NAMM e em mais de 30 territórios de todo o mundo em paralelo por meio de seus distribuidores, entre eles Codisco (Colômbia), Equaphon (Argentina), Hermes (México), Rental Multi Spain (Espanha) e SIPro (Nicarágua).

No Brasil: audiosystems.com.br

DPA Microphones

A DPA mostrou seus microfones de instrumentos e acessórios d:vote, criados para uso com todos os instrumentos de sopro e acústicos, sendo os mais populares guitarra, violino, violoncelo e trompete/saxofone. A DPA também oferece quatro diferentes kits de turnê d:vote, com quantidades de quatro a dez microfones empacotados em estojo, bem como dez ou 25 suportes, respectivamente. A série d:vote ainda traz soluções de montagem, como as três adições mais recentes: o AC4099 Clip para acordeão, o SM4099 Stand Mount e o CM4099 Clamp Mount. A marca também contou com sua linha de microfones de mão d:facto, trazendo a última adição, o d:facto 4018VL, um microfone vocal linear cuja cápsula pode ser removida e substituída por qualquer outra cápsula d:facto para se adaptar a diferentes quesitos de gravação ou rendimento.

No Brasil: audiosystems.com.br

ELECTRO-VOICE

A Electro-Voice comemorou 90 anos com sua nova mensagem Loud & Clear para os clientes de alto-falantes portáteis, dizendo que “É bom ter muitos watts, mas a claridade é a chave. Sem importar o som que você faça, faça o melhor com a EV”. Com esse mote, o estande serviu como espaço para atuações ao vivo, mostrando vários modelos dos produtos mais vendidos de sua família de alto-falantes portáteis (ZLX, ELX, EKX, ETX) e os novos microfones ND Series, com quatro modelos para voz e quatro para instrumentos para aplicações em estúdio e atuações ao vivo. Nove artistas de diversos gêneros atuaram durante a feira.

No Brasil: quickeasy.com.br

EMINENCE

A empresa americana apresentou seis falantes novos: Alpha 3-8, N151M-8, PF-350 Paul Franklin Signature, JS-1250 Josh Smith Signature, Wheelhouse 150 Guitar Speaker e Legend CA1059 Bass Guitar Speaker. O Alpha 3-8 é um driver full-range compacto criado para aplicações em array de coluna e line array de áudio profissional com pouco espaço. Com potência programada de 60 W, esse driver de 3” utiliza um ímã de ferrita de 8,3 onças junto com um ímã de neodímio interno para aumentar a sensibilidade e estender a resposta até 20 kHz. O cone altamente comprimido que intercala papel com uma camada de polipropileno é resistente à água para maior rigidez e menor distorção. Disponível em 8 ohms, oferece 88,6 dB de sensibilidade e tem uma categoria de frequência usável de 150 Hz a 20 kHz.

No Brasil: blesstech.net.br

FBT

A NAMM marcou o debute americano da Ventis Series, composta por quatro alto-falantes versáteis para uso portátil ou instalação fixa. Disponíveis em versões passiva e biamplificada, cada um dos modelos (Ventis 115, 112, 110 e 206) contém drivers de compressão da B&C e woofers de longa excursão personalizados da FBT. Os 115, 112 e 110 são designs bass reflex de duas vias em uma caixa de madeira de abedul contrachapada de 15 mm que podem ser usados para instalação fixa ou no palco. O Ventis 206 pode ser usado como front fill, under-balcony fill, como alto-falante principal ou simplesmente como acompanhante de um subwoofer. Vem em madeira de bétula contrachapada de 12 mm, com alça traseira incorporada e suporte de montagem opcional.

No Brasil: hpl.com.br

FOCUSRITE

São dois novos pré-amplificadores, Scarlett OctoPre e Scarlett OctoPre Dynamic, ambos com oito canais dos pré-amplificadores Scarlett de segunda geração da empresa e conversão 24 bit/192 kHz incorporada para gravação de áudio en alta resolução. Também contêm dois pré-amplificadores de microfone com alto headroom para entradas de instrumentos, permitindo conectá-los diretamente, embora o OctoPre Dynamic ofereça headroom otimizado e compressão analógica em cada canal. Ambos fornecem potência fantasma, medidor LED de cinco segmentos, conectividade Adat simples e relógio digital para integração total com sistemas digitais.

No Brasil: habro.com.br

HARMAN

Além de comemorar os 70 anos da JBL, a Harman teve novidades em todas as suas marcas. A AKG debutou o microfone P5i e o microfone de condensador de mão C636; também novo é o sistema Harman Connected PA, integrando microfones AKG, stage boxes dbx, alto-falantes JBL e mixers Soundcraft em novos modos, tudo controlado por um app central. A Soundcraft introduziu o sistema de gravação múltipla e mixagem digital Ui24R. Pelo lado da JBL, as novidades foram o sistema de afinação para direção de monitoração Intonato 24 Studio para auxiliar na calibração automatizada e no controle completo de sistemas de monitoração em estéreo, surround e salas de produção de áudio de submersão, e os monitores de referência 7 Series Powered.

No Brasil: harmandobrasil.com.br

LD SYSTEMS

A LD Systems, do grupo Adam Hall, apresentou os novos sistemas de coluna ativos compactos Maui 11 G2 e Maui 28 G2. Algumas das características são um aumento da potência com menor peso e numerosas novas soluções cheias de detalhes, como uma coluna separada no Maui 11 G2 ou o som otimizado em ambos os sistemas. Os sets para vozes e instrumentos da nova série wireless U500 da LD Systems estão agora disponíveis em três bandas de frequência: 584-608 MHz e 655-679 MHz, em cada uma das quais se podem utilizar 12 sistemas de forma simultânea, enquanto nos níveis 823-832 MHz e 863-865 MHz é possível utilizar seis sistemas ao mesmo tempo. Dentre as estreias, a nova série G3 Stinger, cuja disponibilidade estava prevista para fevereiro de 2017. Também novo é o Curv 500 iAMP, criado para a instalação de sistemas Curv 500.

No Brasil: alltechpro.com.br

QSC

O K Cardioid Subwoofer é um subwoofer cardioide amplificado para aplicações em instalação e entretenimento portátil, em que a energia de baixa frequência deve ser minimizada. Conta com um amplificador Classe D de 1.000 W, processado com tecnologia DSP e apresenta drivers de longa excursão de 12” duplos, cada um localizado em uma recâmara bandpass de sexta ordem. Todos os componentes se combinam para produzir uma saída de 15 decibéis mais na frente da caixa do que na parte traseira. Contém alças de alumínio e quatro rodas na parte traseira. Dois conectores M20 aceitam poste para alto-falante de 35 mm em orientação horizontal ou vertical.

No Brasil: opmat.com.br

RCF

A empresa apresentou várias extensões a sua Touring and Theatre Series, a linha profissional de subwoofers, e a D Line Series de caixas compactas para a indústria de touring. Outra novidade em destaque é a E Series de consoles de mixagem analógicos, com pré-amplificadores de mixagem criados especialmente, compressores dinâmicos, EQ de quatro bandas semiparamétrico, porta USB estéreo para gravação ou reprodução, porta de energia USB para alimentar dispositivos externos, entrada de pedaleira para controlar efeitos, faders de longo alcance e efeitos DSP Z.Core DSP incorporados dentro do equipamento.

No Brasil: ninjasom.com.br

RENKUS-HEINZ 

No estande deu para ver o Iconyx Gen5, a mais recente geração da tecnologia de array orientada digitalmente Iconyx, os sistemas IC Live e IC2, o sistema de array modular VARIAi e o novo software de controle Rhaon II. Mas a empresa adiantou também a nova C Series de alto-falantes profissionais para aplicações de som instalado. Os modelos dessa linha estarão disponíveis em versão amplificada (CA Series) e passiva (CX Series), com acabamento em preto ou branco. O alto-falante CX42, uma versão atualizada do aclamado CFX41, só estará disponível em design passivo. Espera-se sua distribuição para o segundo semestre do ano.

No Brasil: amimusic.com.br

ROLAND

Entre os muitos produtos apresentados, encontramos a série de interfaces de áudio Rubix e o mixer de áudio para smartphones Go:Mixer. Rubix é uma nova linha de interfaces para Mac, PC e iPad, consistindo de Rubix22, 24 e 44, com pré-amplificadores de microfone de baixo ruído e suporte para resoluções de áudio de até 24 bit/192 kHz. Já o Go:Mixer facilita a captura de áudio no instante, sem importar onde o usuário esteja. Deve-se apenas conectá-lo ao celular e ele funciona na hora, permitindo conectar também um instrumento musical, media players ou microfones para mixagem enquanto se está gravando.

No Brasil: roland.com/br/

SAE AUDIO

A SAE preparou a Suitcase Series, compactos amplificadores que estão prontos para múltiplas combinações. São acompanhados pela Duo Series com a nova tecnologia DSP e Power Factor Corrector (PFC), THD+N mais baixo e uma amplitude de voltagem de 100 V a 260 V. Também se destacam as séries PCM e PQM, a primeira composta pelo amplificador para aplicações em turnês da linha de dois canais SMPS, com mais de 8.200 W de potência, em duas unidades rack. Por sua parte, a PQM é a solução apresentada para line arrays, monitores de palco ou sistemas de alto-falantes multivias. Compartilhando a tecnologia da PCM series, a PQM oferece até 10.000 W e quatro canais.

No Brasil: lsaudio.com.br 

SAMSON

A novidade foi o amplificador para fones QH4 de quatro canais, criado para distribuir áudio para até quatro fones individuais, cada um com seu próprio controle de volume, ideal para ser usado por artistas múltiplos em um estúdio, gravação de podcast ou ouvir música, e não só em estúdio ou estação de trabalho, mas também com laptops ou celulares. Inclui entradas ¼” estéreo e uma entrada auxiliar 1/8″ estéreo para reproduzir música em um smartphone ou MP3 player. Saídas de fones individuais permitem aos usuários conectar até quatro pares, com controle de volume por canal independente e controle de volume master para ajustes de nível em geral. É possível conectar vários QH4 em red e possui um botão master mute para silenciar todas as saídas.

No Brasil: equipo.com.br

SHURE

A Shure mostrou a nova geração da linha GLX-D: o sistema wireless GLX-D Advanced. Esse sistema conta com gerenciamento automático de frequências — se é detectada qualquer interferência na transmissão, o sistema muda a frequência do microfone de maneira automática e sem nenhuma interrupção no áudio. Esse modelo oferece um pacote de produtos que inclui o Gerenciador Avançado de Frequências GLX-D, o sistema receptor em rack, antenas e acessórios, para ser usado em igrejas, instituições educativas, auditórios ou salas de eventos com múltiplos quesitos de sistemas wireless. Com uma nova configuração em rack, o GLX-D Advanced permite a conexão de até seis receptores GLXD4R a um Gerenciador Avançado de Frequências GLX-D através das portas de RF. A fim de simplificar a instalação, o Gerenciador de Frequências designa automaticamente as frequências ótimas para os seis receptores que utilizam comunicação de dados patenteada através dos cabos de RF existentes. Ao ser conectado a dois gerenciadores de frequências, permitirá o uso de sistemas adicionais em rack.

No Brasil: br.shure.com

TASCAM

Novos produtos na linha de microfones, incluindo o modelo de condensador TM-80 para estúdios, com diafragma de alumínio de 18 mm e patrão cardioide. Seu circuito interno está otimizado para reduzir a distorção de ruído e inclui cabo XLR e um suporte shock mount elástico para redução de ruído durante gravações. Também foram lançados os filtros TM-AR1 para controle acústico, que reduzem o ruído ambiental em uma sala capturado pelo microfone durante uma gravação, e o TM-AG1, para ajudar a obter uma gravação vocal mais limpa, com proteção de náilon de duas camadas.

No Brasil: pcaudiovideo.com

VERITY AUDIO

No caso da Verity Audio, temos o IWAC208, um line array de duas vias de 8” para aplicações de reforço sonoro de tamanho meio, que foi criado para fornecer uma dispersão de som sutil em todos os níveis de frequência, e pode se unir ao subwoofer SUB118T. A linha também conta com o IWAC210, um line array compacto que permite ser usado em múltiplas aplicações sem sacrificar qualidade de som nem SPL. Esse sistema de duas vias de 10” pode ser pendurado facilmente ou montado no chão em diferentes configurações junto com o subwoofer SUB115T. Os alto-falantes Ambience, a Voice series, a Sub series de subwoofers e os amplificadores para turnê da V series, também estiveram presentes na NAMM.

www.verityaudio.com

ILUMINAÇÃO

As marcas de iluminação sempre são poucas na NAMM, mas se esperam novidades para o próximo ano, com um possível aumento desse setor

AMERICAN DJ

O POW-R BAR65 foi apresentado pela primeira vez no mundo para conectar múltiplos aparelhos elétricos para atuações móveis, músicos e técnicos AV. Combina seis tomadas AC protegidas e um hub USB 3.0 de quatro portas. Também novas são as unidades com quatro efeitos cada uma: Boom Box FX1 (efeito moonflower, que projeta diversos fachos com rotação e outros movimentos, laser vermelho/verde, oito LEDs RGBA 1 W para wash e efeito beam estilo Dekker com LED) e Boom Box FX2 (efeito gobo, também com laser vermelho/verde, oito LEDs RGBA 1 W para wash e efeito beam estilo Dekker com LED).

No Brasil: adj.com

CAMEO

A marca de iluminação profissional da Adam Hall apresentou produtos destacados da série Auro com os movings LED Auro Spot 400 e Auro Spot 300, que são os modelos estrela dessa série e estão destinados ao mercado profissional. Também se destacaram os focos PAR Zenit Z120, P130 e P40 com nível de proteção IP65 para uso ao ar livre. O modelo Zenit Z120 pode ajustar-se dentro de um campo de 7° a 55° mediante o zoom do motor. A empresa também anunciou que agora, com a interface DMX de 512 canais (em modo “ao vivo”) Cameo® DVC 4 e o software de controle D 4 (desenvolvido pela Daslight) correspondente se podem controlar dispositivos de iluminação compatíveis com DMX mediante PC ou Mac. Os 256 canais DMX permitem o uso da memória flash integrada em modo independente.

No Brasil: cameolight.com

CHAUVET

Apresentou vários produtos novos: o Helicopter Q6 é um multiefeito criado para pistas de dança com fachos de luz RGBW ajustáveis, estrobo SMD circular e laser vermelho/verde; o FXpar 3 é uma luminária compacta com múltiplas tecnologias em um só aparelho (três LEDs centrais RGB+UV de 8 W, LEDs RGB SMD e luz estrobo SMD); o FXarray Q5 vem com LEDs de quatro cores RGB+UV para banhos de luz sobre as pistas de dança. Para quem procura um efeito de bola de espelhos, há o Rotosphere Q3, um equipamento com LEDs de quatro cores divididos em três zonas para projetar até três cores diferentes simultaneamente. Também novos na série EVE estão o EVE F-50Z, um fresnel de LED que emite uma suave luz de cor branco cálido, e o EVE TF-20, uma luminária compacta e de baixo consumo.

No Brasil: bits.com.br

ELATION

A empresa mostrou sua nova barra ZCL 360 BAR, uma luz versátil com efeito de barra móvel com zoom que incorpora 5 x LEDs RGBW 4 em 1 de 60 W individuais e uma nova lente óptica colimadora. Também novo é o LED spot Artiste DaVinci que incorpora um novo LED branco de 270 W, oferecendo mais de 12.000 lumens, zoom de 6° a 48°, com mistura de cores CMY e CTO completa, entre outras características. Por último, mostraram a série de luzes LED Fuze para efeitos wash, utilizando LEDs tipo COB e oferecendo uma ampla paleta de cores. Disponíveis em moving e em versões PAR com nível de proteção IP65, com mistura RGBW.

No Brasil: elationligting.com

Música & Mercado
Logo
Shopping cart