Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Jovem Nell Music procura crescimento

A Nell Music começou suas vendas há pouco mais de um ano, mas segue um forte trabalho para alavancar a marca de baterias Nell Drums e conquistar mais mercado no Brasil e no exterior

Silvio Tonelli

Silvio Tonelli

Após algumas décadas de experiência no segmento musical e mais de dez anos especificamente no mercado de baterias, Silvio Tonelli — atual CEO da Nell Music — decidiu que era o momento de investir em algo próprio. Isso aconteceu em outubro de 2014, quando a crise política e financeira no Brasil estava apenas começando. Assim, planejou não trabalhar com distribuição e não trabalhar apenas com o Brasil. Foi assim que criou a Nell Music, sua primeira marca, a Nell Drums, desenvolveu alguns projetos e foi para a China escolher em que fábrica montaria os modelos. “De certa forma, conheço algumas boas fábricas lá e não foi difícil decidir. Em janeiro de 2015, o business plan estava pronto, só faltava saber quem iria distribuir a marca no Brasil e no mundo”, contou Silvio.

Com o vento a seu favor, no começo de 2015 já havia encontrado alguém disposto a investir na marca. Esse grupo criou uma distribuidora no Brasil, chamada Ougo Importação Ltda., uma empresa jovem, dinâmica, moderna e com um projeto financeiro muito cauteloso, porém sólido, segundo suas palavras. “Tudo isso tem nos dado segurança para enfrentar a crise no Brasil. Por outro lado, também estamos com propostas avançadas na China, no Peru e na Argentina”, reforçou.

A fabricação

 Ougo Importação

Ougo Importação

A escolha da fábrica na China foi baseada em dois pontos fundamentais para a marca: a qualidade e um valor honesto. Foi assim que Silvio decidiu trabalhar com uma fábrica na região de Tianjin, que é um centro de produção de baterias na China, “e posso dizer que estou satisfeito”.

A tecnologia mudou tudo nas relações entre as fábricas na China e seus clientes em todo o mundo. Construindo um relacionamento de confiança com o fornecedor, é possível acompanhar, on-line, desde a compra de matéria-prima até o carregamento do contêiner, seja por Skype, WhatsApp ou outras mídias. “E ainda mais, recebi livre acesso do meu fabricante a todos os departamentos da fábrica, e estamos mudando muitos processos e ‘tabus’ inerentes aos chineses, o que nos permite avançar mais no controle de qualidade em todos os passos da produção. Mas é inevitável visitar a fábrica duas ou três vezes ao ano. Ainda não há nada melhor do que o relacionamento face to face”, explicou o CEO.

Segundo contou, tudo tem ficado mais caro na China ano a ano, e apostar no preço seria um erro. Outra desvantagem é o transit time, que varia de 45 a 55 dias. “Mas a vantagem que vejo é a facilidade de se fabricar de tudo na China. Vou dar um exemplo: vejo raríssimas fábricas brasileiras ou mesmo de outros países fabricando um bom hardware com preços aceitáveis. Acredito que produzir as ferragens é um desafio para muitas fábricas em diversos países. Na China, você chega com seu projeto e eles conseguem produzir exatamente o que você espera.”

A empresa no Brasil

Silvio1Cabe esclarecer que a marca e a distribuidora são empresas distintas, com funções diferentes, mas as duas funcionam em Londrina (PR) e estão no mesmo endereço físico, o que agiliza os processos. Dentro da estrutura da marca Nell Drums, o foco é desenvolver um bom plano de marketing, preparando os catálogos, o material publicitário, encarregando-se das mídias sociais, do website, dos contratos com os bateristas, da assistência técnica e dos projetos. Já com a distribuidora a Nell realiza a assessoria do departamento comercial, mas sem ter acesso à administração ou a qualquer área financeira da Ougo Importação.

“Queremos ser uma empresa especializada em baterias e seus acessórios. Introduzimos no Brasil uma linha inovadora de baterias, com a série Nell Triple C Class. Mas, além dos modelos de baterias já à disposição, lançamos em abril uma vasta linha de peças, e acreditamos que seja o momento de olhar com mais atenção para o mercado de pratos. Por outro lado, a Nell Music é representante dos pratos Chang Cymbals em toda a América Latina — a maior fábrica de pratos da China e a maior marca no mercado doméstico chinês. Por aqui, estamos iniciando com linhas de entrada, que acompanham as baterias, mas estou trabalhando na expansão dessa linha de produtos”, disse Silvio.

O que mais fazer?

Depois de dirigir vários departamentos comerciais no segmento desde 1998 e construir bons relacionamentos com diversos vendedores do Brasil, a primeira estratégia seguida por Silvio foi trazer esses profissionais para trabalhar na Nell. Atualmente tem 18 representantes em todo o País “e uma relação de confiança que extrapola metas e números”.

TC7Pelo lado do marketing, a Nell Drums está apostando na contratação de endorsees como uma ação fundamental. “Procuramos músicos com vontade de trabalhar, crescer junto com a marca, e hoje estamos com um time excelente, apaixonados pelos produtos e pelo atendimento que recebem da empresa. Atualmente são cerca de 20 bateristas usando nossas baterias Triple C Class e Felicce Series. Essa última chegará ao Brasil no segundo semestre.”

Para finalizar, o CEO da empresa contou: “As vendas de nossos produtos começaram em setembro de 2015. Eu estaria mentindo se falasse que já temos um grande volume de baterias no mercado, mas os primeiros números são animadores e me fazem acreditar que o futuro é muito promissor para a Nell no Brasil. Por outro lado, temos recebido excelentes informações de lojistas e consumidores que adquiririam os produtos, seja pela qualidade do som, do acabamento e dos projetos inovadores”.

Captura de pantalla 2016-05-12 a las 18.00.15

Música & Mercado
Logo
Shopping cart