Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Instrumentos, áudio e locação na Musical Importadora

A empresa do Acre tem mais do que equipamentos e instrumentos. Conta também com uma casa de shows própria e uma locadora, que presta serviço ao mercado local

A Musical Importadora tem sua base na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre. Vindos de uma família de músicos, os irmãos mais velhos de Durval Martins de Oliveira Filho — presidente e fundador da empresa — tinham uma banda. Vendo as dificuldades que  enfrentavam para comprar equipamentos e instrumentos de qualidade, Durval decidiu montar uma empresa para tentar amenizar ese quadro.

Então surgiu a Musical Importadora, criada em 1991. No início Durval trabalhava na casa do seu pai, onde um dos quartos foi transformado em loja, vendendo basicamente som automotivo e alguns instrumentos.

Após dois anos, alugou um ponto comercial pequeno e abriu a primeira loja. Com a abertura comercial do mercado brasileiro, teve acesso aos equipamentos importados. Até então esse acesso só era possível pela Zona Franca de Manaus.

A partir dessa abertura, a Musical Importadora se solidificou como referência no ramo de instrumentos musicais e áudio profissional. Hoje, estão localizados em dois pontos comercias no centro da cidade, e uma das lojas até conta com uma casa de

Durval Martins de Oliveira Filho

espetáculos, onde recebem shows e fazem workshops com renomados músicos, cantores e humoristas do Brasil.

A casa de shows chama-se Musical Mix, onde já se apresentaram humoristas como Tirullipa, Espanta, Adamastor Pitaco, Zelezin, Tiririca e muitos outros, e shows de cantores como Yahoo, Tom Cleber, Santorine, Alex Cohen e principalmente artistas locais, cuja divulgação é o objetivo maior da empresa.

Durval adiciona: “Tivemos em 2016 dois grandes workshops com Alexandre Aposan e Ozielzinho, com casa lotada, mais de 500 pessoas em cada um. Para este ano, devemos trazer mais dois grandes workshops. Estaremos divulgando os nomes em breve!”.

Mais trabalho

No ano de 1996, a empresa decidiu abrir uma filial da loja Musical Importadora em Rio Branco, capital do estado, mas devido a dificuldades de logística e mão de obra, resolveram fechá-la em 2001. “Com a chegada do meu filho, Pedro Henrique, à gerência da empresa, estamos analisando a possibilidade de voltar com a loja para a capital”, disse.

Outro dos planos inclui a abertura de uma loja on-line, hoje considerado um sonho totalmente possível, com disponibilidade de estoque e preços competitivos. “Estamos treinando uma equipe e nos preparando para entrar nesse segmento, mas com o cuidado de atender da melhor forma, com a mesma qualidade que atendemos o nosso cliente presencial.”

Marcas e produtos

Pedro Henrique, assumindo a gerência da empresa

A Musical Importadora trabalha para atender às necessidades e exigências dos músicos, desde o iniciante até o mais qualificado, com a disponibilidade de marcas conceituadas (nacionais e importadas) como Takamine, Ovation, Strinberg, Gibson, Epiphone, Peavey, Ibanez, Cort, Charvel, Giannini, Seize e Rozini, entre outras.

Já no setor de equipamento de áudio profissional, podemos destacar as marcas Staner, JBL, Peavey, Meteoro, SKP, Ciclotron, Crown, Soundcraft, Casio, Roland, Yamaha, Gretsch, Orange, Shure, AKG, Sennheiser, Eros, Santo Angelo, Behringer e muitas outras.

“A Musical Importadora mantém um relacionamento de respeito e profissionalismo com todos os parceiros comerciais, fornecedores e representantes. Gostaria de ressaltar a parceria e o apoio dados pelo Grupo Renaer, que sempre acreditou na nossa empresa. Nosso muito obrigado aos gerentes e representantes”, comentou Duval.

O mercado nacional

Como falamos, a empresa trabalha com uma ampla variedade de marcas nacionais. Em áudio destacam-se Staner, Ciclotron, Eros, Meteoro, Santo Angelo, ASK, iBox, LL Audio e outras, e nos instrumentos encontramos, por exemplo, Giannini, Gope, RMV, PHX, Luen, Contemporanea, Orion e Seize. “Vejo uma aceitação mais equilibrada de marcas nacionais no ramo de acessórios. Os amplificadores nacionais também são bem-aceitos pelos clientes”, explicou. “Acredito que uma alíquota de impostos menor, mais suave, tornaria os produtos de áudio e os instrumentos mais acessíveis, venderia mais e melhoraria a qualidade deles.”

“O consumidor está sendo muito cauteloso, comprando somente o indispensável. A maior procura é pelos acessórios. Os instrumentos para iniciantes também são muito procurados: violão, guitarra, baixo e bateria. Os instrumentos de sopro, em menor quantidade, são um segmento em crescimento”, adicionou.

Equipe capacitada e locação disponível

       Espaço para bandas na loja

A Musical Importadora conta com profissionais qualificados para desenvolver e dar suporte aos mais variados projetos de sonorização e iluminação. Trabalha de uma forma especial com as igrejas, sempre prezando pela qualidade, bom atendimento e menor custo-benefício.

A empresa também possui uma locadora de som, luz e estruturas, para atender aos eventos de pequeno, médio e grande porte na região.

“Vejo o mercado de locação cada vez mais exigente. Os equipamentos mais top do mercado, que antes só eram vistos nos shows de grandes artistas, hoje são uma exigência do músico local, que almeja fazer uma apresentação de alto nível, exigindo da locadora um investimento cada vez maior e um treinamento mais qualificado para os técnicos”, explica Duval sobre esse segmento.

Tendo isso em mente, o presidente da empresa acredita na honestidade como arma principal para um bom relacionamento com o cliente. “Muitas vezes ele chega à loja e quer um produto final de qualidade, mas não tem as informações necessárias que vão levá-lo a alcançar essa expectativa. Aí entra a honestidade da loja como diferencial, indicando os produtos de menor custo-benefício, perguntando tudo a fim de satisfazer a expectativa desse cliente e vender somente o necessário, o que vai realmente atender às necessidades do projeto.”

Mais informações no Facebook da loja.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart