Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Guitarras Telecaster, Stratocaster e Les Paul: um papo sobre timbres

Seja você musico ou não, saberá distinguir timbres. É uma função que aprendemos desde cedo, por exemplo, quando seu pai fala e quando sua mãe fala, temos dois timbres distintos, obvio né?

Na música temos vários timbres, mas neste post me deterei no meu instrumento, que é a guitarra, somente nela. Para frente falaremos da sonoridade de pedais, amplificadores, fontes e cabos. Pois todos estes interferem no seu timbre de guitarra, direta e indiretamente.

Diferença dos timbres das guitarras Stratocaster, Telecaster e Les Paul

Vamos analisar os timbres clássicos de guitarra, são eles: Stratocaster, Telecaster e Les Paul, a partir destes modelos teremos os demais, os mais recentes, no caso.

Esses modelos de guitarra, com sua sonoridade, criaram uma linha através dos anos bastante sólida, tendo em vista que os escutamos em diversas gravações e até hoje são bastante solicitados nos estúdios e em apresentações ao vivo.

Comece a perceber que, em grandes shows, se a banda tiver dois guitarristas, na maioria das vezes eles estarão com guitarras com timbres diferentes.

Veja abaixo os modelos citados:

Modelo Stratocaster

guitarra-stratocaster-tagima-t635-black-escudo-mint--762101-MLB20282635423_042015-F

O modelo Strato vem com três captadores single com uma chave de cinco posições que possibilita fazer combinações a mais entre eles.

Modelo Telecaster

Tagima Brasil TG-5050

O modelo Tele vem com dois captadores e uma chave com três posições.

Modelo Les Paul

Tagima_Les_Paul_

No modelo Les Paul temos dois captadores cada um com bobina duplo, mais popularmente conhecido como Humbucker e uma chave com três posições.

 

Saber diferenciar esses modelos já é um começo para quem quer ampliar conhecimentos na área de timbres, produções e música em geral.

Pela configuração de captadores e chaves de cada guitarra, dá para perceber a riqueza de timbre que elas contém e como são diferentes umas das outras.

Repare também no corpo de cada guitarra, cada uma tem um corte diferente, tendo em vista que o timbre é uma soma de um conjunto. Desta maneira, é lógico que o corpo da guitarra vai influenciar, pois ele irá receber as vibrações das cordas, note bem, estamos falando do som limpo/clean da guitarra, sem passar por pedais, pedaleiras ou simuladores.

 

E para você? Qual a melhor definição dos timbres de cada guitarra. Comente aqui embaixo.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart