Desde o dia 19 de março já está acontecendo a chamada Operação Maré Vermelha. Receita Federal pretende fazer a maior operação contra fraudes de importação de toda a história do País
A Operação Maré Vermelha começou a vigorar no último dia 19 de março. Com ela, a Receita Federal pretende fiscalizar com maior rigor todas as atividades de comércio exterior, principalmente, em locais de despachos aduaneiros, como zonas portuárias, aeroportos e outros locais alfandegários do Brasil.
A medida visa coibir o comércio desleal resultante de práticas fraudulentas de subfaturamento, triangulação e utilização de falsa classificação fiscal. “A Operação Maré Vermelha consiste no aumento do nível de seleção e fiscalização de mercadorias, notadamente, de setores sensíveis de aumento de importação com indícios de irregularidades”, disse, em ofício, o inspetor-chefe da alfândega do porto de Santos, Cleiton João Simões.
A nota oficial, divulgada no site da Receita Federal, informa que “os resultados esperados com a operação são o aumento da presença fiscal e da percepção de risco para os fraudadores, assim como o aumento de retenções e apreensões de mercadorias, o aumento do recolhimento de tributos e multas e a redução das operações danosas ao setor produtivo nacional”.