Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Fender lança guitarras de Jimmi Page, do Led Zeppelin

Fender se junta a Jimmy Page para recriar sua guitarra Telecaster

A Fender anunciou que está colaborando com um dos mais lendários guitarristas do rock – Jimmy Page – para recriar sua famosa Fender Telecaster de 1959, de 50 anos após o Led Zeppelin ter se formado em outubro de 1968.

Entre os instrumentos musicais mais icônicos da música está a Telecaster, conhecida por seus dois projetos “Mirror” e “Dragon”. Estas Teles a lançar a carreira de Page no The Yardbirds e no Led Zeppelin, e o violão foi usado para gravar “Led Zeppelin I”, juntamente com inúmeras canções de sucesso em álbuns de renome mundial.

Para celebrar o 50º aniversário do Led Zeppelin e a célebre carreira de Page como um ícone da guitarra, a Fender lançará quatro modelos de guitarra assinados pelo artista ao longo de 2019, dando aos fãs e colecionadores a chance de possuir um pedaço da história. Dois modelos serão produzidos nas linhas de produção da Fender, e dois serão produzidos na Fender Custom Shop – apelidada de “edição limitada do conjunto de telecaster da Jimmy Page”.

Jimmy Page: Fender se reaproxima dos ícones

Jimmy Page: Fender se reaproxima dos ícones

“É uma honra incrível que uma das lendas do rock mais respeitadas tenha confiado a Fender a recriação de uma de suas guitarras mais valorizadas”, disse Mike Lewis, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Fender Custom Shop. “Alguns dos artistas mais estimados do mundo trabalham com a Fender Custom Shop, porque é o auge do artesanato da marca Fender e da comunidade de construção de instrumentos.”

“Esta Fender Telecaster tem uma incrível história de fundo e ajudou a inspirar algumas das maiores músicas de rock de todos os tempos, tanto nos anos posteriores de The Yardbirds como na gênese do Led Zeppelin”, acrescentou Justin Norvell, EVP Fender Products. “Agora, estamos dando a uma nova geração de músicos acesso a dois ótimos instrumentos em homenagem a Jimmy, sua carreira célebre e incrível corpo musical criado e executado nesta guitarra”.

Jimmi Page originalmente recebeu o Telecaster em 1966 de Jeff Beck, que o presenteou para Page por recomendá-lo aos The Yardbirds. Ao longo dos anos, a Telecaster assumiu vários olhares e personas, como Page, personalizado esteticamente e sonoramente. Quando ele o recebeu pela primeira vez, o violão não era decorado em seu acabamento de fábrica e permaneceu assim até fevereiro de 1967, quando ele adicionou oito espelhos circulares ao corpo. Page tocou a sua Telecaster Mirror apenas brevemente nos anos finais de The Yardbirds, e em meados de 1967 ele estava pronto para mudar o visual. Ele removeu os espelhos, completamente despojado e repintou o próprio instrumento, desta vez pintando à mão um dragão místico no corpo.

Quando o Led Zeppelin foi formado em outubro de 1968, o Dragon Telecaster tornou-se o instrumento de Page e ele tocou no palco e no estúdio até 1969. Foi também a guitarra principal usada no lendário álbum Led Zeppelin I. Page saiu em turnê em 1969 e, ao retornar, descobriu que um amigo havia gentilmente despido o corpo e pintado sobre a pintura de dragão. O trabalho de pintura comprometeu o som e a fiação.

“Essa guitarra é tão especial e tem muita história, então eu me aproximei da Fender para ver se eles estariam interessados ​​em recriá-la”, disse Page. “Eles realmente acertaram 110%, ou 150% certo. É tão absolutamente como é, como deveria ser e como foi. ”

[ot-video][/ot-video]

Entre os quatro modelos de assinatura do artista estarão duas versões extremamente colecionáveis, de edição limitada da Fender Custom Shop, masterbuilt pelo Fender Custom Shop Master Builder Paul Waller – um com espelhos e outro com o dragão pintado.

Por quase oito meses, Page trabalhou de perto com Paul Waller, Master Builder na Fender Custom Shop, para assessorar durante todo o processo, assegurando que cada detalhe fosse recriado com precisão. Apenas 50 unidades de cada modelo da Custom Shop da Fender serão disponibilizadas com toques pessoais do próprio Page, incluindo uma assinatura manuscrita no headstock e floreios pintados à mão na arte do dragão do corpo da guitarra.

“Jimmy nos procurou em fevereiro com a idéia de recriar este Telecaster e, como estávamos planejando, eu pude sentir sua paixão ao longo do processo ”, disse Paul Waller, Fender Custom Shop Master Builder.

Guitarras em série

A Fender também construirá versões espelhadas e pintadas em suas linhas em produção em série, com preços mais acessíveis para uma base mais ampla de fãs comprarem. Embora estes não sejam assinados a mão e pintados à mão pelo artista, Page consultou a Fender durante todo o processo de design para garantir que as guitarras fossem verdadeiras para as especificações do Telecaster original.

Ainda não há notícias se algum destes modelos chegarão ao Brasil.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart