Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Equalizador nas mixagens: tire o máximo de proveito (por Matthew Weiss)

Quer tirar o máximo de proveito do equalizador numa mixagem? Matthew Weiss dá o guia completo do equalizador em mixagens. Confira!

Na hierarquia das ferramentas de mixagem, coloco o EQ em terceiro – fazendo dele, em minha opinião, um dos aspectos mais importantes da mixagem e antes de explicar como eu conceitualizo e utilizo o EQ para fazer ótimas mixes, vou entrar em algumas questões técnicas:

Vou começar com o filtro passa-baixa. A ideia básica é que um capacitor requer tempo para carregar. Quando está descarregada, age como uma barricada que bloqueia o sinal. Quando é carregada, age como se fosse apenas parte do fio ao qual está ligado (isso é uma simplificação excessiva).

Sinais de freqüência mais baixos permanecem pressionando a corrente na mesma direção por um longo período de tempo. Com frequências mais baixas, o capacitor tem tempo para reagir carregando e permitindo que o sinal passe. Quanto mais rápido o sinal, menos tempo o capacitor tem que carregar, e mais o capacitor naturalmente para de passar o sinal. A relação entre o resistor e o capacitor determina o ponto de inflexão onde a freqüência do sinal é igual ao tempo exato que o capacitor precisa carregar.

Um filtro passa-alta é essencialmente a mesma coisa. Se o capacitor permitir freqüências mais baixas e dizer a altas frequências para irem para outro lugar, então o tipo de circuito realmente depende apenas de onde esses sinais divididos estão indo. Se levarmos os sinais de alta frequência para o terra, temos um filtro de baixa passagem. Se levarmos a baixa frequência para o solo, temos um filtro passa-alta. O sinal que terminamos é chamado de “stopband” e o sinal pelo qual passamos é sensivelmente chamado de “banda passante”.

Em um design muito básico, podemos pegar a banda passante de um filtro e realimenta-lo através de um amplificador para criar um ” shelf “. Ou podemos amaciar um high-pass e low-pass juntos para criar um passe de banda, e então feedback para criar um boost / corte em forma de sino. Esses circuitos não existem apenas em EQs, mas em microfones e pré-amplificadores para ajudar a “sintonizar” a resposta também.

Claro, existem algumas mudanças que ocorrem no sinal ao longo do caminho. O ato de passar um sinal através de um filtro provoca uma mudança gradual no posicionamento periódico do sinal em relação à freqüência. Isso é chamado de mudança de fase . Mudanças rápidas na fase podem realmente criar oscilações anômalas, assim como graus drásticos de feedback positivo. Isso é chamado de toque.

Além disso, um sinal com mudança de fase quando recombinado com um sinal sem mudança de fase causará uma resposta de freqüência não linear tanto na banda de passagem como na banda de parada. Essa mudança não intencional na resposta de freqüência é chamada de ondulação. Por último, existem respostas não lineares ao sinal, tanto em termos de resposta em freqüência quanto em amplitude, devido aos atrasos micro-temporais que ocorrem quando um sinal passa através dos componentes e é então somado novamente a um sinal que não é.

Então, se você não está jogando o seu computador contra a parede depois de ler tudo isso; primeiro – parabéns, e segundo, se você está um pouco sobrecarregado, basta dizer que usar um EQ vem também com algumas compensações sônicas.

Eu só queria estabelecer um conceito básico do que realmente está acontecendo quando nós fazemos alguma coisa. Isso entrará em cena mais tarde quando discutirmos como estamos usando o EQ e que tipo de EQ estamos usando.

O que fazemos com um EQ?

Em última análise, quando se trata de EQ, existem apenas três razões:

1. Corrigir ou aumentar uma fonte

Às vezes, um elemento simplesmente não foi rastreado perfeitamente – o que acontece muito. Talvez não tivéssemos o microfone perfeito na sala perfeita ou até mesmo o instrumento em si estivesse um pouco fora do que queríamos.

Podemos alcançar um EQ para equilibrar a tonalidade daquilo que queremos daquele instrumento. Muito tom da sala? Corte um pouco no meio. O microfone em um som um pouco escuro, adicione um EQ com SHELF alta. Pouca acumulação de proximidade? EQ com pouco  SHELF  nas regiões baixas.

Também podemos usar um EQ para tornar a fonte maior do que parece naturalmente. Uma trap sonora natural é legal para muita música, mas se estivermos fazendo um rock pesado, eu posso alcançar um EQ para bater um pouco mais no final e fazer com que a caixa fique mais gorda e pesada.

O realismo pode sair pela janela, mas o impacto e a sensação do disco são muito mais importantes. Mesma coisa com kicks. É difícil encontrar um bumbo com uma tonelada de energia abaixo de 60Hz – mas há algo a ser dito para impulsionar o crud no som ao vivo desse intervalo em um EQ para fazer o chute mover os alto-falantes. Há também muitos exemplos disso em fontes que não são baterias – mas quem se importa com fontes que não são baterias, na verdade?

2. Esculpir a relação tonal entre as fontes

É claro, uma vez que temos nossa fonte principal soando bem sozinhos, logo descobrimos que ela não soa da mesma forma quando o resto do arranjo está junto!  Acontece que tão bonito quanto o violão soou com todo o brilho final, você adicionou os pratos  na mix (ou os hi-hats estão em 16ª nota…) o que aconteceu? … As altas do seu violão só aparecem em poucos momentos dentro da sua mix.

Nós temos algumas escolhas: mudar o tom dos pratos ou mudar o tom do violão. Da mesma forma, nossos vocais soam perfeitamente controlados por conta própria, mas no mix, acabamos perdendo o peso de 100Hz contra o piano e o fagote. Estou supondo que seu registro tenha um fagote. Isto significa que ou precisamos cortar alguns baixos do nosso piano / fagote ou talvez sair um pouco do nosso vocal e tocar para os tons médios superiores da voz. Na verdade, a percepção muda muito quando a mistura se une e fica bastante aparente que não precisamos de muito do tom que soava tão bem por conta própria.

3. Efeitos Especiais

Às vezes, só queremos que algo pareça peculiar. Um exemplo seria “o efeito do telefone”. Esse é um efeito sonoro estranho, no qual você centraliza um filtro passa-banda em torno de 1.5kHz, eliminando efetivamente todas as extremidades superior e inferior. Ou “o efeito de filtro móvel” que vem acontecendo na seção de versos de cada música pop influenciada por EDM nos últimos três anos e meio. Isso cria a sensação da música estar longe ou sob um cobertor e gradualmente se abrindo à medida que nos aproximamos do pré-refrão. Na verdade, existem muitas maneiras de criar EQ FX especial, especialmente se incorporarmos automação. Filterfreak da Soundtoys é uma ótima ferramenta para criar efeitos de EQ realmente exclusivos.

Quando se trata de fazer esses trabalhos, existem várias ferramentas diferentes que temos à nossa disposição. E alguns serão mais eficazes que outros. Há várias formas de filtro e estilos diferentes. Vou começar falando sobre nossos filtros comuns e, em seguida, passar para algumas coisas mais técnicas com nossa arquitetura de filtro.

Hi-Pass / Low-Pass:

O filtro mais básico é o filtro hi-pass / low-pass. Como discutido anteriormente, este é um filtro que atenua progressivamente as frequências que estão abaixo / acima da frequência do canto. Estes são úteis para eliminar o estrondo ou assobio, ou simplesmente rolar um tom que não é necessário no elemento para estar com.

Por exemplo, se o nosso arranjo inclui bateria, baixo, violão, guitarras elétricas e vocais – geralmente não precisamos de muito baixo-tons do violão ou vocais, e não precisamos muito de sub-tons daqueles ou do elétrico guitarras. Ao lançar esses tons, permitimos que o chute e o baixo pressionem e dominem o nível mais baixo . Então, embora seja um pouco contraintuitivo, lançar pequenas fontes em algumas fontes, na verdade, permite que a mixagem se torne mais poderosa no low end.

Da mesma forma, talvez não precisemos das coisas acima de 6kHz em nossas guitarras elétricas – especialmente se os amplificadores forem realmente “potentes”. Um filtro de baixa passagem na parte elétrica pode ajudar os pratos a se destacarem.

No que diz respeito a passar filtros, existe algo chamado declive. Isso se refere à rapidez com que a atenuação progride. Uma inclinação de “6dB por oitava” é considerada uma inclinação gradual. Isso significa que se definirmos nossa frequência de canto para 200Hz com um filtro passa alta de 6dB / oitava, 100Hz está sendo atenuado por 6dB, 50Hz sendo atenuado 12dB e 25Hz sendo atenuado 18dB. Um filtro mais íngreme como 12dB seria duas vezes mais agressivo, atenuando 12dB a 100Hz e 24dB a 50Hz, e assim por diante. O positivo de um filtro mais íngreme é que eliminamos mais dos tons indesejados, mas o negativo é que começamos a obter artefatos mais pronunciados, como anel e ondulação.

Shelfs:

Uma shelf é a combinação positiva ou negativa de um filtro de passagem e o original. Uma vez que nosso sinal é dividido, podemos amplificar ou atenuar a banda passante e recombinar enquanto simplesmente levamos a banda de parada para a nossa saída inalterada. Através disso, podemos clarear ou escurecer um sinal, ou torná-lo mais completo, ou mais fino, dependendo do que precisamos.

Muito parecido com um filtro de passe simples, podemos ter inclinações variadas de nossa inclinação. Quando aplicamos um alto impulso de prateleira a 6kHz, não é como se tudo estivesse acima de 6kHz e nada está acontecendo com tudo abaixo de 5kHz. Muito pelo contrário. Um declive gradual causará um aumento gradual em tons bem abaixo de 6kHz, enquanto um declive acentuado terá um gradiente mais rápido, e um declive muito íngreme causará uma queda no nível logo antes da freqüência de canto.

É por isso que certas shelfs altas terão frequências de canto de até 40kHz. Mesmo que isso esteja bem fora do alcance da audição humana, a inclinação muito gradual ainda afetará o que está acontecendo a 20kHz e abaixo para criar um aumento transparente, mas notável, para o som.

Bells:

A combinação de um  low-pass e high-pass igualmente espaçados de uma freqüência central criará um filtro de passagem de banda. A faixa de passagem da passagem de banda… oh, jeez… sim… a banda passante dessa combinação de filtros pode ser alimentada de volta para a banda de parada para criar um reforço no bells ou corte no bells.

Isso é bom para centralizar em uma gama de freqüências que podemos querer ajustar. Por exemplo, se cortarmos os vocais em um espaço de caixa, poderemos atenuar os tons de caixa que existem no midrange inferior. Esses tons geralmente se concentram em torno de uma frequência específica, mas contêm um intervalo de conteúdo de frequência . Ao atenuar esses tons, podemos efetivamente compensar o excesso de acúmulo que a sala está criando.

Formas de sino têm dois parâmetros. O mais comum é chamado de “Q”, que significa o quão larga é a banda passante – ou quão larga é a faixa de freqüências que estamos impulsionando ou reduzindo. Os sinos também têm formato de declive. A maioria dos EQs não permite o controle da inclinação do bells, mas equalizadores como o FabFilter Pro-Q 2 e o Eiosis Air EQ fazem isso, e é um recurso surpreendentemente útil.

Notches:

Os filtros Notch baseiam-se em uma topologia de circuito muito diferente, chamada de “circuito de tanque”. Se tentássemos eliminar um tom específico usando um filtro passa-banda fora de fase, os resultados criariam artefatos muito audíveis. A cura seria pior que a doença. Em vez disso, um indutor é usado para agir quase como uma segunda “bateria” em linha com um capacitor. Este indutor é sintonizado no capacitor para centralizar em uma freqüência exata que faz com que o circuito não passe mais a corrente. Quanto mais exigente a afinação, mais estreito o entalhe.

Filtros de Notch são basicamente inúteis, exceto no caso muito específico de que há uma ressonância acontecendo que não queremos. Por exemplo, se estivermos gravando em uma sala que tenha um toque de campainha ( ressonância harmônica aguda ), podemos querer separar isso. Ou se um dos tubos do nosso microfone ou pré-amplificador estiver a morrer e a criar uma ressonância microfónica, podemos querer eliminá-lo com um filtro notch.

Como uma nota de preferência pessoal: eu acho que muitas vezes é um erro “varrer e destruir” com filtros notch. Eu vi isso feito muito na internet e pessoalmente, e eu acho que é fácil fazer uma fonte de EQ dessa maneira. Essa técnica envolve aplicar um impulso estreito a um sinal e, em seguida, varrê-lo pelo espectro de frequência até ouvir algo desagradável e, em seguida, marcar essa frequência.

Isso tem três problemas: primeiro, a maioria dos reforços estreitos não soa tão bem – então é fácil criar um problema que não está realmente lá. Em segundo lugar, nem todo acúmulo de frequência aberrante requer total eliminação – a maioria não o faz.

Um bells simples cortado pela quantidade necessária é uma solução muito melhor. Por último, algumas coisas que soam desequilibradas em solo preenchem o espectro de frequência no contexto. Isso é particularmente verdadeiro em instrumentos de cordas, como guitarras e pianos

Analógico vs digital:

Não, esta seção não é uma comparação entre a qualidade dos equalizadores analógicos e os digitais. Esse debate ficou muito cansado.

No entanto, acho importante entender como os EQs digitais se relacionam em comparação com o analógico. Acredite ou não, a maioria dos equalizadores digitais não emula os equalizadores analógicos para fins de vendas. A construção de algoritmos que imitam a ação de um circuito analógico é um dos três únicos mecanismos possíveis para criar um EQ. E é muito discutível qual mecanismo realmente soa melhor, embora, para mim, eu realmente prefira o bom e velho modo analógico.

Fase Mínima:

Os sistemas analógicos antiquados que descrevi acima são chamados EQs de “fase mínima”. Estes EQs são projetados com aceitação da mudança de fase e dos artefatos resultantes que ocorrem, mas procuram minimizar seus efeitos. Outros circuitos são implementados para ajudar a manter relações de fase “ótimas”.

Fase Linear:

Agora, no mundo digital, podemos realmente pegar a mudança de fase progressiva que ocorre na banda de parada e usar um algoritmo para mudar a fase da banda passante para corresponder. Requer a inserção de um atraso de tempo, mas o resultado é uma relação de fase muito “melhor” no sinal geral. O problema com isto é que nós nunca ouvimos realmente o sistema de mudança de tom sem mudança de fase na vida real.

Quando o som se propaga através do espaço ou se reflete em um limite, ele experimenta uma mudança de fase de maneira muito similar a como a corrente é transmitida através de um capacitor. Em outras palavras, uma mudança de fase faz parte do som do espaço tridimensional. Para mim, os EQs de fase mínima soam muito mais “dimensionais” do que a fase linear. Onde eu gosto de EQs de fase linear é quando eu estou combinando fontes correlacionadas a fase – como se eu estivesse equalizando os microfones próximos na bateria ou criando um retorno paralelo para excitar um vocal ou baixo . Agora, não é que a fase linear seja sempre melhor nessas circunstâncias – mas muitas vezes vale a pena experimentar, porque essa será a melhor escolha com bastante frequência.

Nota: é um mito que EQs de fase linear são melhores para “masterização”. Isso não é nada além de marketing.

FFT:

Mas quando estamos no mundo digital, por que não existe apenas um método para atenuar frequências direcionadas sem ter que fazer nenhuma manipulação de fase? Apenas quebre o espectro de frequências em bandas e atenua… certo? Bem, acontece que podemos. Podemos usar uma técnica chamada Fast Fourier Transformation ( Transformação Rápida de Fourier) , ou FFT, para quebrar um sinal em suas ondas senoidais e manipular esses “grânulos” de um sinal.

O processamento de FFT é muito legal e nos permite fazer algumas coisas bem únicas – como EQ, as harmônicas de um sinal, independentemente do sinal em si. No entanto, tudo vem com um preço. Quantas bandas de frequência existem entre 1Hz e 22kHz? Se sua resposta é um número finito, você está errado. Existem freqüências infinitas.

Para tornar nossa FFT precisa, precisamos de CPU e tempo para analisar o sinal. E, ao que parece, precisamos muito, se realmente quisermos, com um erro mínimo. Esse erro vem de grânulos que estão muito próximos para serem discriminados no processo FFT e acabam sendo arredondados. É por isso que os EQs FFT criam um ruído “macaco espacial” truncado que conhecemos como distorção de quantização. Acontece que nada é sem um preço, e o estrondo para o dólar, EQ baseado em fase, é na verdade muito mais efetivo.

Ufa! Ok, então isso é o básico do EQ. No final do dia, às vezes é melhor apenas dizer “gire o botão, é melhor? bem, enfim. ”Mas, vale a pena saber o que está realmente acontecendo quando estamos girando esses botões, e  isso pode nortear nossos processos de tomadas de decisões e ajudar a construir técnicas valiosas para usar em nossas mixagens!

…………………………………………………………………………………………………………………….

Matthew Weiss

Matthew Weiss é o tecnico de gravação e mixador do artista multi-platina Akon, e possui uma indicação ao Grammy para o prêmio Jazz & Spellemann Award de Melhor Disco de Rock. Matthew mixou para uma série de músicos como Akon, SisQo, Ozuna, Sonny Digital, Uri Caine, Dizzee Rascal, Arrested Development e 9th Wonder.

……………………………………………………………………………………………………………………

Texto traduzido e Revisado por Marlon Porto ( Promaster Studio )

Música & Mercado
Logo
Shopping cart