Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Ensino de música: o grande aliado do mercado musical

Como o evento Make Music contribui com a indústria da música.

Você sabia que durante os dias 18 e 24 de junho acontece a Semana Nacional do Ensino de Música? Se você é do mercado musical e ainda não conhece a data, está perdendo um tempo precioso, caro leitor. Se você é de outra área e este artigo caiu de paraquedas nas suas mãos, sinta-se uma pessoa de sorte.

A Semana Nacional do Ensino de Música é uma ação que acontece em todo o Brasil e em vários países do mundo para fomentar o ensino da música. Este ano, o evento leva o nome de Make Music (como globalmente está sendo chamado). O intuito do Make Music é que estabelecimentos, escolas e professores dediquem um tempo para o ensino gratuito e também o incentivo do aprendizado de um instrumento musical.

Quando você aprende música, você não aprende simplesmente notas musicais. Você aprende a se concentrar, ter foco, disciplina e dedicação. Você aprende a compartilhar com o outro o que você sabe. Conheço muitas escolas de ensino de música em Belo Horizonte. Meu trabalho, hoje na Serenata, me permite desbravar esse ambiente. Te digo, amigo leitor, que praticamente todas as escolas visitadas utilizam da prática em conjunto para melhor desempenho dos alunos no aprendizado e na socialização. Aprender música é sinônimo de progresso (em vários âmbitos: psicológico, social, cultural, econômico).

O ensino da música é tão importante que é até uma lei. Você sabia? A Lei nº 11.769 obriga que toda escola de educação básica tenha o ensino de música como um dos componentes da grade curricular.

Canais de ensino

Durante o tempo que trabalhei no Cifra Club, vi que o ensino da música não tem fronteiras. Por ser um dos maiores canais de ensino online, milhões de pessoas acessam diariamente o conteúdo produzido para aprender um instrumento musical sem precisar sair de casa. Além disso, artistas que tenho grande admiração também tem seus cursos online, como Felipe Andreoli, Ricky Furlani, Roger Franco, dentre vários outros. A fabricante Fender criou sua própria plataforma de ensino, a Fender Play. Em suma: deixar de aprender a tocar um instrumento musical não é mais desculpa. Existem várias ferramentas, didáticas e oportunidades. E agora, com o Make Music, não falta incentivo.

O Make Music é uma oportunidade incrível para fortalecermos o nosso mercado. E contamos com a sua participação nesta semana de ensino para promover música em todos os cantos do nosso país.

Se você pensar bem, todos que gostam ou não de música, inevitavelmente se emocionam com ela. Seja em uma trilha de um filme, em um show de uma banda. Mas para essa trilha ter chegado ao cinema ou para o seu cantor favorito estar em cima de um palco, ele teve professores que lhe ensinaram como praticar e como estudar música.

Faça!

“Ok. Você me convenceu. Como posso participar?”

Ofereça workshops e oficinas no seu estabelecimento. Ou então, disponibilize um espaço para escolas se apresentarem. Se você tiver uma escola, presenteie a sua comunidade com aulas gratuitas. Também é possível participar se suas aulas forem online.

E para deixar tudo ainda mais fácil: a equipe do Make Music deixou vários materiais preparados para lhe ajudar na divulgação: release para imprensa é um deles. Você pode acessar neste link.

Na Serenata, preparamos uma programação especial para o Make Music. Escolas e professores de diferentes lugares da cidade vão se apresentar dentro das nossas lojas. O ensino que é mostrado ali, além de fomentar um mercado que precisa de mais incentivo, consequentemente volta para o negócio que eu represento e para os fornecedores que estão nas lojas. É um ciclo, que todos nós (sim, todos) pertencemos.

Amigos do mercado musical: aproveitem essa oportunidade. O mercado é NOSSO (em letras garrafais para ficar guardado na mente de quem ler este texto) e nós precisamos cuidar dele.

Se você já vai participar, aqui deixo o meu MUITO OBRIGADA! Sua colaboração é essencial para levar música para muito mais pessoas.

Fora do mercado também participa

“Ok. Muito legal a proposta do Make Music. Mas não tenho envolvimento no mercado musical. Como posso contribuir?”

Você pode contribuir da maneira mais incrível: incentivando alguém a participar de um dos pontos que está participantes do Make Music. Você pode levar seu filho, irmão, amigo e até seus pais para conhecerem mais sobre ensino de música. Quem sabe o próximo talento do mercado musical não está bem ao seu lado? Compartilhar nas redes sociais também é fundamental.

Através do site da Make Music, você pode conferir toda a programação nacional preparada para essa semana de ensino. Você ainda pode escolher por área de interesse: banda, violão, guitarra, baixo, bateria, canto e outras seções.

E como a música afeta a minha vida?

Tive a oportunidade de ler um livro de Copland que tem um trecho que diz assim:

“Você pode estar sentado em uma sala lendo um livro. Imagine uma nota percutida no piano. Essa nota por si só, é capaz de mudar a atmosfera da sala – o que prova que o elemento sonoro da música é um agente estranho e poderoso, que seria tolice subestimar”.

E assim a música tem sido na minha vida: agente poderosa de mudança. E tenho certeza que também é assim na vida de muitas pessoas. E essa mudança começa no ensino.

O Make Music é uma oportunidade incrível para mudarmos a nossa sociedade. É a celebração mundial da música. Uma indústria forte só se faz com muita união e dedicação.

Em 2018, o Make Music está sendo organizado pela Anafima – Associação Nacional da Indústria da Música. E tem patrocínio e cooperadores de peso, como a NAMM Foundation e a Unesco.

Saiba mais em https://ensinodamusica.com.br

* Por Paula Moreira de Souza
Publicitária e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Já integrou o time de vendas e publicidade dos maiores sites de música do Brasil (Letras.mus.br, Cifra Club e Palco MP3). Hoje faz parte da equipe de marketing da loja de instrumentos musicais A Serenata, de Belo Horizonte.
Música & Mercado
Logo
Shopping cart