Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Elation conta sobre desenvolvimento de produtos e tendências no mercado de iluminação

A empresa Elation continua inovando com sua oferta de produtos e agora lança uma marca de software e hardware para controle de iluminação. O que os inspira? Como trabalham? Contamos mais aqui.

Captura de pantalla a lasNem tudo tem a ver com o visual dos produtos e efeitos. Apesar de ser isso o  que pensamos quando vemos um aparelho de iluminação, existe muito mais por trás. A ideia, o design, o funcionamento, as características que cada empresa decide dar a um dos seus produtos é o que sem dúvida fará que seja a ferramenta escolhida pelos designers e profissionais do segmento.

A Elation vem trabalhando na oferta que proporciona ao mercado e em trazer novidades para todo tipo de usuário, desde o principiante até o mais profissional. Depois de adquirir a linha M-Series, que pertencia à Martin — parte do grupo Harman —, a empresa está lançando uma nova marca de produtos para controle: Obsidian.

Eric Loader, diretor de vendas e marketing da Elation, conta como trabalham para seguir aportando bons produtos no mercado.

M&M: Em que vocês pensam primeiro ao criar um produto?

Eric: Pensamos: “Como um produto pode fazer o trabalho melhor?” Mais eficiência, mais características, mais saída de luz, menos peso, melhor efeito óptico… Esses são todos elementos que levamos em consideração quando criamos um novo produto. Basicamente, o que se pode fazer para que o trabalho do designer de iluminação seja mais fácil ou mais efetivo?

M&M: Quais são as tecnologias mais importantes que podemos encontrar nos produtos da Elation?

Eric: Focamos na relação de melhor performance-valor. Só usamos os melhores componentes disponíveis, mas ao mesmo tempo mantemos um produto acessível para o mercado. Temos cuidado em não exagerar na engenharia dos nossos produtos, mas queremos garantir que  sejam criados para durar por muito tempo, e garantir  o mais alto retorno sobre o investimento para nossos clientes.

M&M: Que aspectos  se destacam nos produtos de iluminação e nas demandas dos usuários?

Eric: Os LEDs estão se tornando mais brilhantes e mais eficientes. As lâmpadas de descarga também, tentando ainda competir Captura de pantalla a lascom as melhorias nos LEDs. Existe ainda um mercado grande para ambas as tecnologías, mas a brecha está se encurtando e o LED está se posicionando à frente. Mas não  se trata apenas dos motores LED — os designs ópticos são a chave para melhorar a saída e o funcionamento do LED.

M&M: E os aparelhos wireless? A Elation focará mais neles?

Eric: Sempre oferecemos opções wireless em nossos produtos. Existe um mercado limitado que usa tecnologia sem fio, mas também se torna útil em determinadas aplicações, especialmente em produtos para exteriores. Muitos dos nossos produtos estão equipados com o E-FLY Internal Wireless DMX Transceiver da Elation, que permite montagens mais rápidas e menos desordem de cabos.

M&M: Lembro que, em uma entrevista com o dono de uma empresa de iluminação, ele disse que gostaria que o DMX desaparecesse. Você acha que isso seja possível?

Eric: Os protocolos de interconexão continuam melhorando para a iluminação. O ArtNet e o sACN estão sendo mais adotados, mas o DMX ainda é um sistema de protocolo muito robusto e não acho que desapareça por muito tempo. O que vejo, sim, que vai acontecer é que os fabricantes colaborarão para estandarizar as características na personalidade dos aparelhos e formatos de perfil de mesas para facilitar a clonação e a configuração de controladores de iluminação.

M&M: Conte sobre o departamento de desenvolvimento e engenharia da Elation.

Eric: A nossa equipe de desenvolvimento de produtos tem cerca de 20 pessoas, agora distribuídas em distintas partes do mundo. Enquanto nossos escritórios centrais em Los Angeles, Califórnia, fazem a maior parte do desenvolvimento e testes, nossas equipes na Europa (Países Baixos) e na Ásia colaboram com nossas fábricas para criar e construir nossos produtos. Trabalhamos com fábricas de componentes-chave para desenvolver novas tecnologias, como também com designers de iluminação para entender melhor suas necessidades.

M&M: A empresa está focando no desenvolvimento de softwares também? 

Eric: Está. Também focaremos muito mais nossa nova marca de produtos de controle, Obsidian, que está sendo lançada. O primeiro produto chama-se Onyx e é uma renovação do software MPC para a linha de produtos M-Series que adquirimos no Captura de pantalla a lascomeço deste ano. É um momento emocionante para nós, pois estamos expandindo nosso oferecimento de soluções completas.

M&M: Como você acha que a iluminação para o entretenimento vai evoluir no futuro?

Eric: Como o custo de produtos continua baixando, abrem-se mais mercados e oportunidades para usar nossos produtos em mais aplicações. A iluminação é um elemento visual do show, trabalhando de perto com o vídeo, e a fusão de ambos só tende a continuar.

M&M: O que podemos esperar da Elation no futuro?

Eric: À medida que mais e mais eventos são feitos ao ar livre, continuaremos desenvolvendo nossos produtos para uso em exteriores. Também focaremos em melhorar a qualidade e a atuação da luz em nossos produtos para uso em interiores, que estão abrindo caminho em ambientes teatrais e em palcos tradicionais.

A Elation tem desenvolvido produtos para o mercado de iluminação profissional por mais de 25 anos e a experiência da nossa equipe é inigualável. Estamos ansiosos pelos próximos 25 anos e em continuar com nossa missão de aportar produtos de iluminação profissional acessíveis para o mercado.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart