Disney cria dispositivo que transmite mensagens de áudio pelo toque do dedo

Disney cria dispositivo que transmite mensagens de áudio pelo toque do dedo

por 16/09/2013

A divisão de pesquisa da Walt Disney Company acaba de lançar um dispositivo que permite a transmissão de áudio por meio do toque. Não, não é ficção científica

O centro de desenvolvimento e pesquisa da Disney, o Disney Research criou um microfone que permite uma pessoa gravar uma mensagem de áudio, gravá-la em seu corpo e retransmiti-la com o toque de um dedo, seja para um objeto ou para uma outra pessoa.

Chamada de ”Ishin – Den – Shin” ( expressão japonesa que pode ser traduzido como ”o que a mente pensa, o coração transmite”), a tecnologia transforma uma mensagem de áudio em um sinal que é retransmitido quando o dedo do comunicador toca a orelha de um destinatário, sendo que a mensagem só é ouvida por este último.

“Ishin – Den – Shin empresta um nível inigualável de intimidade para comunicações digitais”, disse Ivan Poupyrev,  cientista-chefe da pesquisa. O executivo continua:  “A tecnologia explora a indefinição das fronteiras entre o corpo humano, as mensagens que ele gera e o mundo que nos rodeia. É quase como se o dedo de uma pessoa pudesse sussurrar em seu ouvido ou reproduzir uma mensagem escondida em um objeto físico todos os dias”, concluiu.

A tecnologia também torna possível para um grupo de pessoas que estão em contato físico transformar seus corpos em um meio de transmissão, com o sinal que passa silenciosamente de uma para outra até que alguém toca um objeto.

Como funciona

O sistema inclui um microfone ligado a um computador de placa de som. Quando alguém fala ao microfone, o computador transforma o som em uma gravação em loop. A gravação é então convertida em uma onda de sinal inaudível que flui para um arame fino ligado ao exterior do microfone. Este loop, sinal, cria um campo eletrostático modulado em torno do corpo da pessoa está ao microfone e pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de qualquer tipo de contato físico.

O campo eletrostático produz uma pequena vibração quando o dedo toca um objeto, que forma um alto-falante. O Ishin – Den – Shin pode, dessa forma, transformar artefatos do cotidiano em objetos interativos, sem a necessidade de qualquer aparelho.

A empresa ainda não divulgou como e se irá comercializar a tecnologia. Veja abaixo o vídeo de divulgação da Disney Research (em inglês).