Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Design e fabricação artesanal na 2Luthiers

Conheça o trabalho da 2Luthiers, suas linhas de produtos feitos à mão e os cursos que disponibiliza para quem quiser fabricar seus próprios instrumentos.

Giorgio esquerda e Rodrigo no stand luthiers na MSE copia

Giorgio e Rodrigo no estande da 2Luthiers na Music Show 2018

A 2Luthiers foi criada pelos designers e luthiers Giorgio Benedettini e Rodrigo Gil com o propósito de oferecer um atendimento diferenciado, com respeito ao cliente, seja ele amador, seja profissional, e ao instrumento, independentemente de sua marca, origem ou qualidade, em um ambiente acolhedor.

A empresa está localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro, e suas atividades incluem construção, manutenção, conserto e restauro de guitarras, baixos e violões, entre outros instrumentos. O espaço também oferece o curso livre de construção de instrumentos sólidos (guitarra e baixo) e acústicos (violão), com um programa próprio de aulas teóricas e práticas, com duração estimada de um ano e meio a dois anos.

Desenvolvimento de instrumentos

“Um dos principais objetivos com a nossa linha de instrumentos é atender à grande diversidade cultural que cerca o mundo da música. Para cada um dos diversos estilos musicais existem especificidades singulares que necessitam de uma abordagem diferenciada”, disse Giorgio.

“Um instrumento musical precisa ser inspirador e estimulante para o músico, seja para estudar, compor ou tocar em um show. E isso é resultado de fatores que vão desde o conforto e a tocabilidade até a sonoridade, passando por elementos estéticos, como design e acabamento”, completou Rodrigo.

PROJETO do modelo sweetheart

Trabalhando no projeto do modelo Sweetheart

Um ponto a se destacar é que a criação da linha de instrumentos da marca 2L Guitars segue um fluxo que começa no rascunho em papel e segue até a elaboração de um modelo tridimensional no computador.

O uso da tecnologia como ferramenta de auxílio no projeto dos instrumentos é extremamente importante para avaliar algumas de suas características, como previsão do peso, equilíbrio, relações mecânicas de tração e forças envolvidas. Conceitos de ergonomia são usados para proporcionar ao músico a melhor experiência ao tocar.

Cabe destacar que tanto Giorgio quanto Rodrigo têm formação em Design de Produto. “Usamos maquinário para o beneficiamento da madeira e em algumas etapas como apoio à construção, mas nosso trabalho é essencialmente artesanal”, disseram.

Lançamentos em um ano

Em pouco mais de um ano de vida, todos os lançamentos da empresa aconteceram na Music Show 2018, feira realizada em setembro em São Paulo e que contou com um pavilhão especial dedicado aos fabricantes handmade locais. Giorgio e Rodrigo contam: “Como somos uma empresa muito recente no mercado, nosso trabalho ainda é novidade para muitos. Os nossos destaques são os violões Luciano (aço) e Stella (clássico), que abriram as portas para a nossa divisão de acústicos, o baixo SweetBass e a guitarra Narval Multiscale, nos quais introduzimos um novo conceito estético para os sólidos da 2Luthiers”.

Os violões foram desenvolvidos para ser muito confortáveis, com algumas possibilidades de personalização, como escala e perfil do braço, por exemplo. Além disso, eles buscam extrair do conjunto madeiras/estrutura construtiva e harmônica a melhor sonoridade. Tudo isso sem perder de vista as nuances estéticas proporcionadas pelo design dos instrumentos.

O baixo SweetBass é originário da guitarra Sweetheart, utilizando linhas similares e o mesmo conceito: um instrumento leve e poderoso que garanta para o músico mais conforto no palco.

A guitarra Narval busca referência estética no próprio animal (uma espécie de baleia do Ártico). “É um instrumento de estética e construção mais sofisticada, no qual adotamos uma versão nossa do conceito de escala composta, ou Multiscale, que passará a ser opcional para os instrumentos de linha. A diferença do comprimento de escala entre as cordas mais graves e as agudas foi calculada com base em um estudo ergonômico que leva em consideração as amplitudes máxima e mínima dos tamanhos de mãos variados, em diversas articulações. Isso ajuda a atender um percentual grande de músicos sem causar estresse na musculatura com movimentos de amplitude exagerada”, explicaram.

Outro instrumento destacado é a guitarra DerMeister, fruto da parceria com o guitarrista Alex Meister. É um projeto que busca influência nas linhas dos clássicos dos anos 1980 e 1990 e visual inspirado nas bandas de hard rock e hair metal. Essa guitarra foi desenvolvida para músicos que precisam de um instrumento rápido, preciso, com acesso facilitado às últimas casas, sendo muito leve e auxiliando na evolução técnica.

Está disponível nas versões com 24 e 27 casas, ponte tipo locking tremolo de série e configurações de captador personalizadas para as versões standard. A DerMeister Alex Meister Signature conta com pintura especial, ponte Gotoh 1996T e captação ativa EMG com um controlador de volume apenas.

Cursos de lutheria

A 2Luthiers também desenvolve em seu espaço cursos livres de construção de instrumentos de corda sólidos (guitarra e baixo) e acústicos (violão). O curso é disponibilizado em módulos que abrangem aulas teóricas e práticas, buscando abordar grande parte das técnicas tradicionais da lutheria aplicadas no instrumento escolhido pelo aluno, que será dele ao final do curso.

Além disso, recursos modernos e referências de outros luthiers e marcas são apresentados para que o aluno tenha ciência das tecnologias atuais embarcadas nos instrumentos musicais.

Um destaque do diferencial do curso é a abordagem individual. Cada aluno desenvolve seu projeto individualmente, mesmo que outros alunos estejam trabalhando no mesmo momento. “Sabemos que cada pessoa tem dificuldades diferentes e, a partir dessa leitura, elaboramos um plano de aula em que o aluno possa superá-las”, disseram.

As aulas acontecem uma vez por semana e, normalmente, a duração total do curso gira em torno de dois anos, podendo se estender de acordo com determinadas opções de construção que o aluno possa vir a ter.

Falando sobre projetos para 2019, Giorgio e Rodrigo concluíram: “Este ano estamos organizando nosso catálogo, que contará com uma gama extensa de instrumentos, entre guitarras, baixos e violões. Podemos citar, por exemplo, as guitarras Alaska e Biscuit, da família Artisan; e os modelos Sweetheart e DerMeister, da família Performance. Temos também alguns instrumentos novos, que integrarão a família Design, da qual o modelo de guitarra Narval faz parte. Eles estão em fase final de projeto para ser prototipados e, muito provavelmente, lançados na Music Show 2019”.

Mais informações em www.2luthiers.com, pelo e-mail 2luthiers@gmail.com, no Instagram @2luthiers ou ligue para (21) 3197-3515.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart