Ciclotron alerta lojistas sobre fiscalização do Inmetro

Ciclotron alerta lojistas sobre fiscalização do Inmetro

por 27/03/2013

O comunicado fala principalmente sobre o plugue dos cabos de força na versão antiga e orienta o comerciante a como trocar os equipamentos da marca adquiridos antes de 2009

A tradicional empresa brasileira de equipamentos de áudio divulgou um comunicado alertando todos os seus revendeores do Brasil sobre a fiscalização do Inmetro a respeito de plugs de cabos de força ainda na versão antiga de conexão com a tomada brasileira.

No texto, eles pedem que lojistas verifiquem seus estoques para produtos da marca comprados antes de 2009, no padrão antigo e dão as diretrizes para a troca, sem custos.  

Abaixo, acompanhe o comunicado na íntegra e veja como proceder:

“Prezados senhores lojistas revendedores de produtos eletroeletrônicos.

A Ciclotron Indústria eletrônica lTda. Vem por meio deste, fazer-lhes um alerta.

O Inmetro tem realizado fiscalização e autuação, nas lojas (revendedores) onde esses produtos são revendidos. A fiscalização está sendo feita principalmente no cabo de força, mais especificamente, no seu plugue. Eles estão autuando (apreendendo o produto e multando), aqueles que o cabo de força não estão em conformidade com o novo padrão da norma ABNT NBR 14136:2002, que são essas novas tomadas, tão comentadas pela imprensa em geral, de 3 pinos redondos ( 2 pólos + terra) porém, com formato utilizado unicamente no Brasil, (foto ao lado).


Salientamos que todos os produtos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil ou importados, a partir de 01/01/2010, conforme artigo 1º da Resolução nº 08 de 31 de Agosto de 2009 do CONMETRO — Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, tem que estar em conformidade com a norma ABNT NBR 14136:2002.

A Ciclotron adiantou-se e passou a fabricar seus produtos desde Setembro de 2009, com o cabo de força em conformidade com a norma ABNT NBR 14136:2002. Não iniciamos antes, porque os fabricantes nacionais desses cabos somente tiveram certificação a partir de junho de 2009 e condição de entregá-los a partir deagosto de 2009.

Ocorre que, o artigo 4º da mesma Resolução nº 8 do Conmetro, dava prazo até o dia 01/07/2011, para que os lojistas (atacadistas e varejistas) revendessem todos os produtos eletroeletrônicos em seus estoques, fabricados ou importados antes de 01/10/2010 e, portanto, com o seu cabo de força e tomada (plugue), que não esteja no padrão novo. Na atualidade, os fiscais do INMETRO estão atuando com extremo rigor, não perdoando nem produtos antigos que, por ventura, estejam no estabelecimento por algum motivo.

Com o intuito de evitar desgastes desnecessários, até porque a multa é muito pesada, solicitamos aos senhores que verifiquem em seus estoques e/ou vitrines, a existência de algum produto “CICLOTRON” antigo, fabricados antes de Setembro de 2009, antes da vigência do novo padrão.

No ato dessa verificação de seus estoques, vitrines, exposições e etc., muita atenção para não deixar passar produtos com cabo de força com aquele plugue conhecido como “profissional”,  também de 3 pinos ( 2 pólos com forma retangular + terra redondo, conforme foto ao lado), que acompanhava os produtos eletroeletrônicos de linhas profissionais, nacionais e importados. Eram chamados de profissionais, pois eram os utilizados nos Estados Unidos da América e Japão e utilizados em todos os produtos profissionais padrão internacional.

Devido a tudo isso, a Ciclotron os utilizavam também, antes da vigência da norma ABNT NBR 14136:2002.

Insistimos na atenção da verificação, porque os fiscais do IMMETRO não estão levando isso em conta. Como na hora da fiscalização, parece que não está adiantando argumentar, não adianta apelar para a lógica. Por isso é melhor cumprir rigorosamente a imposição do INMETRO, porque eles têm o poder de multar.

Se, por ventura, algum produto antigo tenha ficado em estoque ou em algum tipo de mostruário, exposição, etc., pedimos que o (s) encaminhe (m ), com urgência, à assistência técnica Ciclotron mais próxima, para que seu cabo de força possa ser substituído pelos novos, com plugues em conformidade com a norma ABNT NBR 14136:2002.

Informamos ainda que, caso prefiram realizar a substituição na própria loja, ou em um técnico de confiança, basta que seja informado à Ciclotron, que enviaremos o cabo de força, o mais rápido possível, sem custo adicional.

Insistimos na necessidade dessa verificação atenciosa, pois conforme já dito, os fiscais do INMETRO estão multando com extremo rigor e a multa é pesada. Aconselhamos que o mesmo seja feito com relação aos produtos da concorrência, nacionais ou importados e, nesse caso, entre em contato com seus representantes para verificarem como proceder. É sempre bom se antecipar para evitar problemas.

Nos colocamos ao inteiro dispor para esclarecimento de quaisquer dúvidas através de nossos canais de atendimento técnico na indústria — Marcelo ou Milton – (14) 3604-6000, pelo e-mail: [email protected], ou através de nossos representantes comerciais em todo o Brasil.

Barra Bonita, 28 de Fevereiro de 2013.

Ciclotron