Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Cajon Percussion apresenta o GigBox

O lançamento foi feito em agosto pela internet e fisicamente na Music Show. O GigBox é um kit de percussão que mistura vários elementos em um. Vamos conhecê-lo?

A Cajon Percussion iniciou sua história fabricando cajons, mas, com o tempo, passou a ser uma empresa de ritmos e por isso começou a lançar diferentes produtos de percussão, trazendo mais novidades para o mercado. Foi assim que, em 2016, apresentou uma linha de shakers, em 2017, uma ampla linha de pandeiros e, em 2018, o GigBox!

GigBox copiaRafael Gomes, diretor executivo da Cajon Percussion, explica: “A primeira ideia que tivemos com relação a baterias compactas, ou simplificadas, foi com o Bateron, que é um kit de bumbo e caixa 100% em madeira. O Bateron foi feito para ser um kit low volume, com timbre de madeira, e hoje é muito utilizado por músicos e produtores que buscam um visual e timbre diferenciados. Os primeiros protótipos foram feitos em 2009, mas só viemos a lançar o produto em 2014. Desde essa época começamos a pensar em um kit que pudesse condensar o maior número possível de elementos em um único volume, e passamos a pesquisar o que já existia no mercado em nível mundial e o que poderíamos fazer em seguida”.

Nasce o GigBox

Com isso em mente, surge a ideia do GigBox. O processo foi pautado na criação de elementos que ainda não existiam e que pudessem trazer soluções ainda não apresentadas para os instrumentos já existentes, que são muitos ao redor do mundo. A ideia inicial era fazer uma bateria compacta, que coubesse no porta-malas de um carro pequeno e que soasse como uma bateria de verdade, porém com um timbre próprio e design atraente. “Paralelamente às questões do produto em si, investimos um bom tempo na elaboração do processo de produção, para que o GigBox fosse fabricado em módulos ou partes, como as guitarras Fender, facilitando o processo de montagem e garantindo o padrão de qualidade de cada parte”, contou.

A questão de ter um casco arredondado era um ponto fundamental, para alcançar uma sonoridade mais parecida com a bateria, principalmente do bumbo.

Outro ponto fundamental era desenvolver um produto com câmaras de ressonância independentes, em que bumbo, tom e caixa pudessem soar com o mínimo de interferência um do outro.

As saídas de ar nas laterais e a esteira da caixa com possibilidade de ajuste também são pontos inovadores do GigBox.

A cereja do bolo foi a criação da caixa retrátil, que possibilita o uso em uma posição e, com um simples giro de 90 graus, já fica na posição de transporte dentro do gabinete do instrumento. “Com isso resolvemos a questão da guarda da caixa e melhoramos muito a posição de uso do GigBox, tornando o instrumento o mais ergonômico do mercado”, destacou Rafael.

O lançamento

IMG copia

Na Music Show

O GigBox foi lançado no dia 13 de agosto pela internet, no Instagram, com um vídeo curto demonstrando o instrumento com uma pegada divertida para aguçar a curiosidade. Na sequência foram lançados vários outros vídeos com diferentes músicos, tocando e falando a respeito do instrumento, inclusive um review completo feito pelo percussionista Junior Moraes.

Fisicamente, o instrumento esteve presente na feira Music Show Experience. “O evento foi a primeira oportunidade de apresentação do novo produto para o público geral. Pudemos sentir o feedback de músicos profissionais, amadores, crianças, lojistas e curiosos que curtiram muito as possibilidades que o novo instrumento oferece”, comentou o diretor da empresa.

O GigBox é uma bateria compacta, composta por um casco de madeira revestido de fórmica em forma de “U”, equipado com um bumbo de 16″, tom de 10″ e caixa retrátil de 10″ com esteira regulável. “É um barato, pela funcionalidade e ergonomia que proporciona. É um instrumento de design muito interessante e sonoridade surpreendente de verdade”, adicionou.

A empresa está planejando uma série de acessórios a serem lançados para o GigBox nos próximos meses.

Cabe destacar que na feira também foram lançadas as caixas timbales de 10”, 12” e 14”, que vêm com suportes que possibilitam anexá-las ao GigBox ou a qualquer outro kit de bateria/percussão. “São caixas muito simples, de baixo custo, que podem ser utilizadas tanto como caixa, com a esteira acionada, quanto como tom ou timbales, de acordo com a pele utilizada e a tensão aplicada. Versatilidade é a palavra-chave.”

O GigBox tem sido muito bem recebido pelos pontos de venda e tem impressionado muito bem o consumidor final. “Nesses primeiros meses de trabalho alcançamos números que superaram nossa expectativa inicial”, enfatizou Rafael.

O GigBox pode ser encontrado nas lojas em todo o Brasil e em breve estará disponível no mercado norte-americano.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart