Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Luthieria Total Tone adere ao sistema de pagamento digital Bitcoin

Como um luthier está reinventando o sistema de pagamento e atendimento de sua empresa com o Bitcoin

A inovação e atendimento do luthier Bruno Moscan foi a fórmula para atrair a atenção de clientes de todo o Brasil. Não somente pelos serviços prestados, mas também pela forma criativa (e tecnológica) para pagamentos. A Total Tone, empresa de Moscan é a primeira no País a utilizar o Bitcoins, moeda virtual que está ganhando adeptos em todo mundo, inclusive no Brasil.

Conheça um pouco da história deste pequeno (e criativo) empresário.

Música & Mercado: O que fez vocês a utilizarem o Bitcoin nos pagamentos de serviços de Luthieria?

O nosso público é bem definido, mais de 60% é jovem e muito conectado, curte gêneros mais pesados do rock, jogos online, rpg, livros e cd importados. O Bitcoin tem sido usado para comprar CDs de bandas de heavy metal, livros e muitas coisas mais em lojas como a Amazon entre outros e isso fez do Bitcoin uma moeda amplamente conhecida e usada por esse público. Se o nosso público usa Bitcoins, temos a obrigação de aceitá-lo como forma de pagamento também.

Bruno Moscan

Bruno Moscan: criatividade pra chamar novos públicos para sua luthieria

Música & Mercado: Como você vê a tendência em relação a estes mercados ainda alternativos para pagamento?

Eu acredito que cresça muito, o Bitcoin é algo genial, qualquer um pode fazer a mineração de Bitcoin, isso é fantástico porque permite ao garoto de 10 anos criar sua própria renda sem que isso seja taxado como trabalho infantil pela justiça. Além do mais, propicia que o mesmo garoto de 10 anos, consiga o dinheiro (bits) para pagar aquela regulagem que ele tanto deseja ou comprar um captador novo, ou mesmo trocar as cordas de seu instrumento mensalmente. Então, aquele cliente que a gente não tinha, porque o pai ou a mãe achava um absurdo gastar R$ 100,00 em uma regulagem, hoje “trabalha” e consegue seu próprio dinheiro e gasta conforme lhe convém. Eu consigo vislumbrar crescimento para este mercado, mesmo hoje ele ainda estando no underground financeiro do mundo.

Música & Mercado: Já houve alguma experiência com o Bitcoin?

Ainda não, começamos no dia 12 de janeiro a receber esta nova forma de pagamento. Apesar de nossa oficina ficar a 180km da capital paulista, recebemos instrumentos do Brasil inteiro, hoje a região sul do país é a região com o maior número de usuários de Bitcoins, com essa nova forma de pagamento esperamos atrair o público da região sul para enviarem seus instrumentos aqui para nossa oficina, uma vez que até o frete também poderá ser pago com Bitcoins.

Música & Mercado: Quem é o público da sua luthieria?

Após a reestruturação do sistema de gestão da oficina, que fizemos com a ajuda do Sebrae adquirimos o hábito de criar leads e outros cadastros dos clientes. Hoje eu posso te dizer com dados, que mais de 60% são jovens, de classe média e classe média alta, muito conectados, que escutam rock and roll.

São jovens com bom nível de inglês e que seguem as tendências dos países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e tantos outros. Nós temos tentamos olhar e focar na mesma direção deles e trazer o estilo de atendimento e trabalho que ele vê lá fora, para cá, no país dele! Acho que este tem sido o grande diferencial da Total Tone hoje.

Música & Mercado: Quais outras tendências digitais poderiam ser incorporadas ao trabalho do luthier?

Eu ainda conheço luthiers que não tem, ou não trabalham da forma correta com as redes sociais. As redes sociais eram uma tendência na primeira década deste século, hoje é uma obrigação. Outras tendências serão ‘obrigações’ no futuro.

Nos Estados Unidos, algumas prestadoras de serviços estão oferecendo atendimento pelo FaceTime. Rola tipo uma video aula, você tem um problema no seu computador, você chama pelo serviço de TI no Facetime, abre-se um canal de audio e vídeo pelo celular e a pessoa paga pelo tempo de atendimento decorrido.

Draco Guitars: criação da luthieria de Moscan

Draco Guitars: criação da luthieria de Moscan

Algumas coisas na área de instrumento são bem simples e podem ser resolvidas dessa forma. Se a guitarra/violão ou contrabaixo, começou a trastejar nas primeiras casas, as vezes é questão de soltar o tensor um pouco, de forma correta e pensada, um pequeno ajuste que pode ser feito com a instrução de um técnico via Facetime ou Skype. Essa é minha aposta para um futuro próximo.

A segunda é algo que eu já pratico aqui na Total Tone, que é a venda de ‘vale serviços’. Às vezes você quer comprar algo de especial para seu namorado(a), filho(a) e você sabe que ele quer muito arrumar aquele instrumento, ao contrário de você trazer ele aqui na oficina, você compra um “vale manutenção”, que vai embrulhado e decorado de acordo com a ocasião.

Quando a pessoa abre o envelope e lê, ela se sente agraciada como se tivesse ganhado um presente físico mesmo, como uma roupa ou sapato. Isso eu tenho tido prova aqui na oficina e tem dado bastante resultado. No Natal vendemos uma boa quantidade de “vale manutenção” e garantimos lotação máxima na oficina para todo o mês de janeiro, estamos lotados até metade de fevereiro.

 

[social title=”Curta a Total Tone” subtitle=”Clique para acessar o Facebook da empresa” link=”https://www.facebook.com/totaltone.loja/” icon=”fa-facebook-square”]

Saiba mais sobre o Bitcoin

Bitcoin usa a tecnologia ponto-a-ponto para operar sem a necessidade de uma autoridade central ou banco; as transações com bitcoins são gerenciadas coletivamente pelos usuários da rede.O Bitcoin é código aberto, seu design é público, ninguém é proprietário ou controla o Bitcoin e qualquer um pode participar. Através das suas várias e únicas características, a rede Bitcoin permite usos interessantes indisponíveis nos sistemas de pagamento anteriores.

[ot-video][/ot-video]

Música & Mercado
Logo
Shopping cart