Bends Harmônicas na telona

Bends Harmônicas na telona
abril 15 13:13 2009

Bends Harmônicas participa de documentário Blues à Paulista, que será mostrado no dia 18 de abril na Mostra Prêmio ABC 2009, conta a trajetória do estilo musical na Paulicéia

Gaitista, apaixonado por blues e até pouco tempo universitário do curso de Rádio e TV. Essa mistura de combinações fez com que Guilherme Rubino tivesse uma das grandes sacadas para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e para um projeto ainda mais audacioso e completo: resolveu aliar a paixão pelo blues ao trabalho acadêmico. Pronto, estava plantada a semente do documentário Blues à Paulista.

Foram intensos quatro anos de pesquisa e um ano de produção que gerou, segundo o diretor, mais de 200 páginas de texto autoral. A ideia cresceu, tomou forma, ganhou adeptos e hoje está consolidada. O documentário Blues à Paulista mostra “o desenvolvimento do blues na cidade de São Paulo ao longo de mais de duas décadas”. No dia 18 de abril, durante a Mostra Prêmio ABC 2009, importante premiação do Estado, o filme será apresentado pela primeira vez.

Durante a solenidade, a obra concorrerá nas categorias melhor filme, melhor cinematografia (Bobby Cohen), melhor montagem e melhor som (Guilherme Rubino). “O documentário surgiu a partir do TCC da faculdade, porém sempre utilizei o tema blues em meus trabalhos, tanto que o Melk [Rocha, da Bends Harmônicas] participou de um em formato de áudio”, conta. De acordo com o diretor, essa tarefa foi um preparatório para o filme.

Seguindo o roteiro para traçar o perfil, além de mostrar como se fundamenta a cena blueseira na capital mais importante do País, Rubino foi atrás de músicos, dos mais variados instrumentos, para as entrevistas. “Costumo dizer que o blues paulista tem quatro gerações. Por sorte consegui colocar pelo menos um integrante de cada geração no documentário. Os músicos foram bastante receptivos, todos gostaram da ideia e resolveram participar”, afirma

Leia também:  Tiaflex lança nova linha de cabos montados

Ainda complementa: “alguns músicos, por problemas de agenda, shows ou viagens foram difíceis de contatar, mas consegui entrevistá-los via e-mail”. E neste documentário, obviamente, a Bends Harmônicas não poderia ficar de fora. Marcando presença de forma bastante concreta, a Bends aparece no começo do filme como ‘apoiador cultural’. “Denominei dessa maneira devido à grande força que o Melk me deu durante todo o projeto”, revela Rubino.

Porém, há ainda mais participações: “o logo do filme, idealizado e realizado pelo músico Yuri Prado, tem na concepção uma das gaitas Bends, a Croma”, afirma o diretor. Durante a produção do filme, Guilherme Rubino fez questão de inserir gaitistas para complementar o roteiro do Blues à Paulista. Seus entrevistados na gaita foram Melk Rocha e os endorsees da Bends Harmônicas Vasco Faé e Ivan Marcio, além de Robson Fernandes.

Perguntado sobre a gaita inserida ao blues, Guilherme Rubino, ex-aluno de Robson Fernandes, é enfático: “sou suspeito a falar, pois também sou gaitista há bastante tempo. Gostei muito do que disse o Ivan Marcio no documentário, quando afirmou que ‘a gaita é o perfuminho do blues, o instrumento que dá o toque final às canções’. Acho que isso resume e sintetiza bem o fato de a gaita ser essencial ao blues”.

Curiosidades
O documentário Blues à Paulista possui DVD duplo com mais de uma hora de extras, incluindo conteúdo inédito e músicas gravadas exclusivamente pela Igor Prado Blues Band. Além disso, Catharsis do Blues é o nome do CD que acompanha a pesquisa bibliográfica, trazendo, ao todo, mais de 230 músicas. Mais de 200 horas de material à disposição foram adquiridos pela equipe, músicos e/ou apreciadores.

Entrevistados
Gaitistas: Melk Rocha, Ivan Marcio, Vasco Faé e Robson Fernandes
Guitarristas: André Christovam, Edu Gomes, Igor Prado e Nuno Mindelis
Bateristas: Paulo Zinner e Yuri Prado
Pianistas: Adriano Grinemberg e André Youssef
Saxofonista: Denílson Martins
Contra-baixista: Rodrigo Mantovani
Editor da Revista Blues’n Jazz: Helton Ribeiro

Leia também:  Harman compra empresa australiana SM Pro Audio

Ficha Técnica
Título: Blues À Paulista
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 75 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2009
Produção: RP Audiovisual
Direção e Roteiro: Guilherme Rubino
Direção de Fotografia: Bobby Cohen
Maquiagem: Thea Cohen
Direção de Produção: Guilherme Rubino
Produção: Adeílson Torres, Carla Figlia, Elis Nunes, Karina Danza e Suelen Ducini
Montagem: Guilherme Rubino
Produção Executiva, Animação e Som Direto: Guilherme Rubino
Arte Gráfica: Yuri Prado

Serviço: Mostra Prêmio ABC 2009
Data: 18 de abril (sábado)
Horário: 17h00
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207
Sala Cinemateca BNDES
Informações: (11) 3512-6111 (ramal: 215)
Entrada franca

(fotos: divulgação)

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles