Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Aniversário da Luen na fabricação de baterias infantis

A fabricante de percussão lançou um novo modelo comemorativo e se prepara para um ano de crescimento nesse segmento

captura-de-pantalla-2017-04-07-a-las-15-20-38A Luen sempre se preocupou em disponibilizar um mix de produtos amplo e diversificado. Tendo isso em mente, 15 anos atrás — já fabricando instrumentos de percussão de mão, peles e acessórios — identificaram uma oportunidade de entrada no segmento de baterias, que tinha poucas ofertas no mercado brasileiro. Esse estudo levou um longo período, sendo inclusive postergado algumas vezes por questões estratégicas.

“Sempre soubemos que era um mercado promissor e que merecia uma atenção especial, já que estamos falando com os futuros bateristas e consumidores. Entretanto, sentíamos que precisávamos fazer algo de especial, mais sofisticado e trabalhado, podendo atender não apenas o mercado de instrumentos musicais, mas também o varejo como um todo”, contou Tiago Daniel, gerente de Marketing da Luen.

Desde o início este foi o desafio: ter um instrumento musical que se enquadrasse também na categoria de brinquedo, soando e tendo o desempenho de instrumento musical com a segurança e a regulamentação de um brinquedo.

Tiago explicou: “Seguindo o conceito básico inicial, sentíamos que precisávamos ir além. Então, de maneira pioneira, fomos atrás da certificação do Inmetro. Fizemos todas as adaptações necessárias e conseguimos ter um produto de alto padrão musical com a certificação e o selo de segurança e qualidade para as crianças. Após isso, também de maneira inovadora para o nosso mercado, licenciamos o direito de uso da Turma da Mônica. Desde então, essa linha tem ganhado cada vez mais participação em nosso faturamento, gerando grandes resultados”.

Fabricação e desenvolvimento

Com presença em todos os Estados do País, as baterias, assim como toda a linha Luen, são produzidas 100% no Brasil. Hoje a empresa conta com uma grande estrutura fabril, estando entre as maiores fabricantes de percussão da América Latina, o que captura-de-pantalla-2017-04-07-a-las-15-20-52garante alta produtividade e padrão, podendo atender não apenas o dia a dia, mas também as datas sazonais. Atualmente, devido à alta demanda e ao giro dos produtos, a Luen tem um departamento exclusivo para a fabricação das baterias. Entre elas, encontramos três linhas disponíveis: a Star Kids, a Turma da Mônica e o lançamento de 2017, a Pop. A Star Kids e a Pop possuem diversos acabamentos, totalizando dez modelos.

“Nosso processo para criar uma bateria segue os passos tradicionais. Iniciamos com uma pesquisa de mercado, em seguida vêm as etapas internas de planejamento, desenvolvimento, seleção de fornecedores, testes práticos e técnicos etc. Ou seja, é um processo de desenvolvimento completo e detalhado”, disse o gerente de Marketing.

“Destaco a questão do cuidado e da separação dos nichos, isto é, temos consciência de que estamos produzindo para crianças e por esse motivo o produto é inteiramente pensado com essa finalidade. Eliminamos a pintura que possui componentes tóxicos e substituímos todas as peças possíveis de metal por uma composição especial de ABS e fibra, gerando alta performance, resistência e segurança”, conta Tiago.

Do primeiro ao último

O primeiro modelo fabricado foi a Star Kids, que está em linha até hoje. Mas a bateria tinha outras características técnicas, por exemplo, todas as peças (toms, surdo, caixa e bumbo) eram pintadas e hoje contam com um processo de revestimento mais sofisticado, moderno e seguro para as crianças, visto que não têm substâncias tóxicas, como acontece com a tinta.

Mais recentemente, a empresa lançou a bateria Pop em comemoração aos 15 anos no mercado de bateria infantil. Essa bateria foi estrategicamente desenvolvida para atuar em uma faixa de preço abaixo da Star Kids, oferecendo aos clientes um instrumento de qualidade e certificada pelo Inmetro por um preço atrativo. Conforme o planejado, esse modelo entrou para somar no faturamento da empresa em vez de substituir o modelo já em linha, ou seja, elas convivem perfeitamente, cada uma em seu nicho.

“O lançamento da bateria Pop aqueceu as vendas e temos certeza de que este ano teremos um crescimento considerável nesse segmento. Para 2017 manteremos o trabalho nessas linhas buscando ampliar cada vez mais nossa participação. Também estamos realizando algumas ações pontuais de vendas e outras de marketing. Em fevereiro, fizemos uma ação com a Rede Record com essa linha”, destacou Tiago.

Mais informações:
www.luen.com.br
facebook.com/Luen.com.br

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart