Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

3 dicas para criar seu negócio on-line sem se endividar

 

Você acredita que só será plenamente feliz no trabalho quando tiver seu próprio negócio? Talvez empreender não signifique apenas ter uma boa fonte de renda e independência financeira

Significa também correr atrás dos sonhos, ter realização profissional. Mas o que segurou você de trilhar esse caminho até agora?

Pode ter sido a falta de dinheiro para investir, um mercado consumidor pequeno, concorrência muito alta etc. Hoje em dia, no entanto, a internet traz a oportunidade de você começar um negócio on-line do zero, com pouco dinheiro e sem fazer dívidas astronômicas, que é justamente o que assusta a maioria das pessoas que deseja empreender.

Ainda que um negócio on-line não demande grandes quantias para iniciar e fazer muito sucesso, obviamente que a jornada árdua pela qual todos os empreendedores precisam passar é a mesma. Mas, claro, se você tem o empreendedorismo na veia, deve saber que um negócio on-line ou não depende muito mais de inteligência, perseverança e dedicação do que de grandes somas de dinheiro.

Se você sabe muito pouco sobre como criar um negócio on-line, preparamos três dicas que vão te ajudar a andar no caminho certo e, melhor ainda, não se endividar.

 

  1. Mantenha seu emprego atual

Parece estranho dizer isso, mas, se você está planejando começar qualquer negócio, principalmente um on-line, pode usar o seu tempo livre para começar a desenvolver seus produtos e fazer seu planejamento.

Não precisa sair do seu emprego atual para fazer isso, principalmente se você tem contas fixas a pagar, como carro e aluguel. Claro, você terá de trabalhar muito mais e terá bem menos tempo para dedicar ao lazer e à sua família, mas essa é uma situação temporária.

Assim que o seu negócio começar a decolar, você poderá começar a se desligar gradualmente do seu emprego. Se possível, poderá fazer a transição de funcionário de tempo integral para consultor, ou trabalhar apenas meio período. Claro, em determinado momento, quando as coisas estiverem realmente sólidas, você terá de sair da empresa onde trabalha para se dedicar inteiramente ao seu negócio, mas essa é uma mudança gradual.

Além disso, se você tem o salário garantido no fim do mês, pode cobrir alguns custos iniciais, que por mais que não sejam muitos e que você não precise pagar na hora, não deixam de ser custos.

O bacana de começar um negócio on-line é que você pode usar a versão trial durante um certo período da maior parte dos softwares de que precisa. Então, se conseguir extrair o melhor dessas ferramentas, você já conseguirá fazer algum dinheiro antes mesmo de precisar aderir à versão paga, o que irá cobrir boa parte ou até mesmo todos os custos que terá com ferramentas no início.

Claro, as coisas na internet não são de graça, mas manter o seu negócio on-line demanda um custo consideravelmente menor e, assim, um lucro muito mais rápido e maior.

 

  1. Teste suas ideias

Nada melhor do que ter segurança do que se está fazendo. Em qualquer tipo de negócio, o planejamento, a pesquisa e a preparação são de vital importância e podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Então, antes de mais nada, é essencial testar suas ideias para ter certeza de que elas são, de fato, viáveis. Uma dica é fazer uma pesquisa de opinião com seus potenciais clientes e saber o que eles esperam do produto que você está desenvolvendo, quanto estariam dispostos a pagar por ele etc.

Caso você esteja desenvolvendo um infoproduto, como um e-book, um treinamento ou videoaulas, também pode enviar a introdução ou o primeiro capítulo para pessoas que se interessariam pelo produto e pedir um feedback.

Tenha cuidado, porém, com as pessoas que são intimamente ligadas a você, como amigos próximos, cônjuge, pais, irmãos etc. Caso vá enviar essa amostra para eles, certifique-se de que eles não saibam, pelo menos no início, de que se trata do seu produto. Isso porque a avaliação deles pode ficar um pouco tendenciosa e você pode acabar deixando passar alguns erros.

 

  1. Divulgue!

A melhor forma de ser conhecido é divulgando o seu negócio. Se você não for encontrado, as pessoas jamais comprarão o seu produto, pois não lhe conhecem. Isso significa lucro menor e uma grande probabilidade de não cobrir os custos iniciais.

Claro, você não precisa ter grandes quantias para anunciar na TV. A vantagem do negócio digital é que você pode investir muito pouco e ter um bom retorno com campanhas nas redes sociais. Crie uma conta no Facebook, no Twitter e onde mais quiser — e crie conteúdo de qualidade para divulgar lá.

Você também pode criar um blog e publicar conteúdo original e de qualidade com assuntos relacionados ao seu produto e usar as redes sociais para divulgá-los.

Não se esqueça, ainda, de investir em SEO e usar as ferramentas que o Google disponibiliza para encontrar as palavras-chave de acordo com o que o seu público pesquisa.

 

*Por Alan Pakes
Empreendedor, expert em marketing digital e fundador do Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital. www.conaed.com.br
Música & Mercado
Logo
Shopping cart