Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

15 anos do Gretsch Custom Shop

A oficina de criação das guitarras Gretsch também está em festa e apresenta desde versões modernas de instrumentos lendários até modelos tributos a artistas.

NAMM PENGUIN th ANNIVERSARY copia

Penguin de aniversário

Logo depois que a Fender comprou a licença de fabricação, distribuição e comercialização das guitarras Gretsch, em 2002, nasceu a ideia do Gretsch Custom Shop, herdando esse nome do exitoso Fender Custom Shop, reconhecido no mundo todo.

Dois master builders que trabalham para o grupo Fender, Stephen Stern e Chris Fleming, se uniram na época para criar os primeiros modelos Gretsch personalizados feitos nos Estados Unidos, fazendo seu debute no NAMM Show 2004. As versões de edição limitada dos clássicos da época G6136CST White Falcon e G6120WCST Nashville Western foram bem recebidas pelos usuários e com elas começou o trabalho do Gretsch Custom Shop.

A oficina criou muitas guitarras personalizadas de edição limitada e fez muitos modelos em homenagem a diferentes artistas, como Chet Atkins (1924-2001), Brian Setzer e Tyson “Billy Zoom” Kindell. A empresa começou também a receber pedidos únicos, ou seja, fazer uma cópia única de cada instrumento, como o guitarrista e diretor musical do Morrissey, Martin “Boz” Boorer, que pediu uma guitarra Penguin cor rosa personalizada, o primeiro modelo desse tipo, lançado em 2010.

gretsch custom shop anniversaryOutros músicos homenageados foram Eddie Cochran, George Harrison, Tom Petersson e Malcolm Young.

Apesar do sucesso, o Gretsch Custom Shop continua sendo um setor de operação pequeno dentro da empresa, contando com uma equipe de cinco pessoas.

Para comemorar o aniversário, o Custom Shop anunciou o modelo NOS Gretsch G6134-GCS15 Custom Shop 15th Anniversary ’59 Penguin, com corpo em mahogany, tampo em maple e acabamento Trans Ruby Red com fundo, lados e diapasão brancos, além de captadores Ray Butts Full Fidelity. São só 15 peças disponíveis!

Música & Mercado
Logo
Shopping cart