Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Yamaha Nuage em trilha musical da nova novela das 9

Sistema Nuage da multinacional foi utilizado para gravação de orquestra na trilha sonora usada na nova novela das 9 da Rede Globo, Velho Chico

Para ilustrar a saga de uma família que vive numa cidade à beira do Rio São Francisco, na Bahia, a emissora contou com os trabalhos da Orquestra de Heliópolis, gravada com a estação de áudio digital Nuage, da Yamaha.

logo-da-novela-velho-chico-by-famosos-na-webNo total, foram registradas 26 músicas escritas pelo compositor Tim Rescala para a novela, que estreou no dia 14 de março. O trabalho, porém, exigiu muito mais do que simplesmente posicionar os microfones e apertar REC. O processo chamado Film Scoring envolveu “toda uma comunicação específica, luz indicativa de gravação, vários sistemas e mandadas de fones de ouvido, além de caixas acústicas para retorno e comunicação com orquestra e maestro”, explica Clement Zular, engenheiro de som responsável pela gravação. Segundo o profissional, foi mobilizada uma equipe de cinco pessoas e usada cerca de uma tonelada de equipamentos, tudo para registrar uma orquestra completa que incluiu coro, dois instrumentos solistas e duas vozes solistas.

Nesse contexto, o hardware de controle e as interfaces do sistema Nuage, da Yamaha, integraram-se com o software Nuendo, da Steinberg, formando o sistema indicado para gravar nesta aplicação. “O software tem recursos incríveis que resolvem uma série de questões”, elogia Zular, citando o workflow, a versatilidade e a rapidez de edição. “Como o Nuage tem todos os comandos manuais, o trabalho se torna mais rápido ainda”, afirma.

“A Yamaha tem uma coisa que me agrada muito: a confiabilidade, a certeza de que o produto lançado não vai ficar mudando toda hora, não vai ficar tendo upgrade”, diz Zular. Por isso, o profissional usa os produtos da marca desde o início de sua carreira, entre o final da década de 1970 e início da de 1980. “Meu estúdio é praticamente um showroom da Yamaha”, brinca.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart