Workshop? Eventos?

Workshop? Eventos?
outubro 20 08:00 2005

Dome este bicho de sete cabeças e chame mais consumidores para sua loja


Atualmente, muito tem se discutido a respeito de satisfazer o consumidor. Dentro deste contexto, os comerciantes em geral têm enfrentado uma verdadeira batalha em busca de formas criativas para atrair ou fidelizar seus clientes. Entre as diversas ferramentas de marketing disponíveis, os eventos, com certeza, acabam não figurando entre as formas preferidas pelos lojistas para atingir o público.


A “dor de cabeça” envolvida em toda a preparação faz com que muitos acabem desistindo antes mesmo de descobrir que não se trata de um bicho de sete cabeças, mas sim de uma ótima oportunidade para promover sua loja e dessa forma oferecer um “algo a mais”. Antes de tudo é preciso encarar o evento como um investimento e, assim sendo, ninguém investe sem objetivos, não é mesmo? Defina o porquê e aonde quer chegar com seu evento para que ele não acabe virando o “fim” em si.


Suas ações devem ser concisas e condizentes com seus objetivos. Após estas definições, torna-se necessário enfrentar as diversas faces deste “monstro”:


Qual será o formato de seu evento?
Desenvolva um formato adequado ao perfil do seu público-alvo e da verba que você dispõe. A não ser que seu público seja muito específico é importante ressaltar que as pessoas geralmente preferem os eventos cuja parte “técnica” é mais breve.


Alguns formatos modernos têm se mostrado bem eficientes: workshops: envolvem a participação de um músico/artista ou profissional da área que discorre sobre o assunto, levando informações, trocando idéias com o público e demonstrando produtos ou técnicas. Alcançam grandes índices de sucesso aqueles workshops nos quais podem ser conferidas performances ao vivo de produtos ou profissionais/artistas e quando o público tem a liberdade para interagir. workshows: caracterizam-se por serem mais “lights”, a ênfase se encontra mais na performance do artista/músico. tardes de autógrafos: são eficientes quando se tratam de músicos/artistas cujo nível de reconhecimento e admiração por parte do público é realmente alto.

Leia também:  O que você fará no natal?

Este tipo de evento pode ser mais breve, mas também agregar valor uma vez que você divulgue bem a “visita” desta personalidade em sua empresa. Alguns artistas, inclusive, vêm fazendo questão de agregar o conceito de responsabilidade social em suas tardes de autógrafos solicitando como entrada, ou parte dela, a doação de alimentos para encaminhar para entidades assistenciais.


Quer mais? Sua loja ganha duas vezes: pela presença do artista e pela ação em prol da comunidade.


Produção
Contatar e contratar o músico/profissional, locar um espaço ou planejar como você utilizará sua própria loja para atender os visitantes, reunir equipamentos necessários para a apresentação são atividades cujo bom planejamento e a pró-atividade dos funcionários envolvidos são diretamente responsáveis pelo sucesso, ou não de um evento.


Ainda nesta etapa existe a chance de conseguir apoio de empresas fabricantes, importadoras ou distribuidoras das marcas de produtos que o seu “convidado” irá usar na performance. Contate as empresas e ofereça um bom material explicativo sobre seu evento. Um projeto sucinto e claro passa mais credibilidade do que tentar transmitir idéias somente pelo telefone. Ofereça vantagens aos seus apoiadores.


Presença no material de comunicação, possibilidade de inserir banners e realizar sorteios durante o evento, envio dos dados (nome, e-mail) dos participantes como mailing para as empresas, destaque dos produtos da marca em sua vitrine na ocasião do evento, promoção de preços com parceria para estimular a compra. Enfim, existem diversas formas de motivar a participação das empresas em sua empreitada e, uma vez que elas “comprem” a sua idéia, estas podem lhe auxiliar com custos do evento ou mesmo envio de materiais promocionais para distribuição, o que dá um toque especial ao seu evento.

Leia também:  Loja da música: Exemplo do interior

Divulgação
Também é um dos pontos cruciais para o bom desempenho do seu evento. Convide o público desejado através de mídias que sejam pertinentes à realidade de seus clientes. Cartazes, p

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles