VOCÊ AUTOR: Lugar certo

VOCÊ AUTOR: Lugar certo
julho 03 19:03 2012

Já parou para pensar se o seu estabelecimento é o lugar ideal para o consumidor comprar? Atendimento certo faz toda a diferença. Leia as dicas que podem ajudá-lo a chegar lá

Por Elton Pelegrini*

Trabalho no mercado de bateria há dez anos e atualmente supervisiono as vendas na empresa Batera Clube em Guarulhos, SP, e, claro, também sou músico nas horas vagas. Aproveito este espaço para falar com você sobre atendimento, mais especificamente sobre o fato de que, para oferecer o melhor serviço, nem sempre o produto mais caro é realmente a necessidade do cliente. E todo mundo ganha com isso, sabia?

Não adianta oferecer uma bateria enorme, de R$ 20 mil, a um músico que precisa de uma configuração reduzida para tocar de três a quatro vezes na semana, sem ajudantes de montagem, mesmo que o cliente tenha dinheiro para pagar. É preciso estar ciente das necessidades reais de cada consumidor. Isso é garantia de sucesso, é fidelização!

Frequentemente vou a shows de clientes — que, na verdade, se tornaram até amigos (viu?) — para entender melhor o perfil deles e poder oferecer o que há de mais novo e adequado para o estilo daquele músico. Conhecer o que o músico precisa e estar antenado com as novidades torna o cliente fiel ao consultor de produtos, desde que este esteja sintonizado com as novas tendências do mercado e ofereça só o que realmente será utilizado.

Em uma dessas ‘investidas’, fui a um show levar um rack que o cliente havia me pedido. Ele usaria no mesmo dia. Ajudei-o a montar o equipamento na hora e, durante o processo, conversamos sobre a configuração da bateria dele. Acredita que acabei fechando, lá mesmo, um set inteiro de pratos? Nessa conversa, descobrimos que o usado por ele não atendia perfeitamente à proposta musical da banda. Da amizade e da conversa informal surgiu um negócio bacana. Ambos ficamos satisfeitos.

Leia também:  Tagima Guitars: Sem parar de crescer

Batendo no mesmo prato

Entender o cliente e estar muito bem informado e treinado sobre os produtos que vai vender ou prestar consultoria são ferramentas indispensáveis. Nosso setor é carente de consultores de venda, algo que é prática em diversos outros segmentos. Vale lembrar: precisamos gerar negócios e não simplesmente vender. E gerar negócio é justamente deixar não só o seu cliente satisfeito, mas também manter a lucratividade da empresa com o crescimento das vendas.

Todos batem na mesma tecla, não por acaso:  a melhor publicidade que existe é o boca a boca. Quando um consumidor fica satisfeito com a sua loja, com você, certamente vai indicá-lo a outros que ainda não acharam o produto certo no lugar certo. E o lugar certo é sempre o que oferece o serviço completo, com atendimento personalizado e produtos que atendam às necessidades reais de seus clientes. Faça de sua loja o lugar certo.

*Elton Pelegrini é supervisor de vendas na Batera Clube. Atua há mais de dez anos no mercado de baterias e possui experiência em fábricas, lojas e representação de produtos.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles