Vida de Lojista – Ubirajara e Milena

Vida de Lojista – Ubirajara e Milena
fevereiro 07 11:26 2007

“Crescemos em uma cidade pequena, com mercado restrito”


Conheça a história da loja A Musical, em Orleans (SC), contada pelos proprietários Ubirajara Francisco Machado Pickler e Milena de Moraes Pickler, que enfrentaram muita dificuldade até se estabelecerem na cidade


“A Musical começou a ter seu espaço físico em maio de 1990. Como estamos em Orleans, no interior de Santa Catarina, na época com aproximadamente 18 mil habitantes, as dificuldades eram bem maiores do que uma loja que se estabelece em um grande centro financeiro. Por conta disso, os cinco primeiros anos foram muito difíceis, até nosso negócio ter algum destaque no mercado. Não tínhamos representatividade regional, não éramos visitados pelos representantes e o número de clientes era pequeno. Além disso, o mercado era restrito: havia poucos conjuntos musicais e danceterias, e a oferta de produtos era reduzida. O principal desafio era nos manter como uma loja de instrumentos musicais, áudio e iluminação, sem agregar outros produtos.


Tivemos momentos de dívidas, pois a rentabilidade era pequena, e parecia não haver um crescimento no mercado. Enfrentamos muitas dificuldades. A sobrevivência veio por meio de muito trabalho e persistência, visitando casas noturnas, igrejas, conjuntos musicais, fazendo atendimento personalizado. Essa fase durou uns cinco anos.
Com o tempo, conquistamos a simpatia e a confiança dos clientes e fornecedores através do trabalho e da seriedade, contando com uma equipe de colaboradores presente e atuante. Sempre me preocupei em resolver ou satisfazer a necessidade de cada cliente e, com isso, acredito que fortalecemos o nome da loja na região.


Comenta-se que as lojas, para crescer, devem estar localizadas em grandes centros urbanos, onde o grande fluxo de pessoas permite o rápido crescimento. Ao longo dos anos, o que mais chamou a atenção de clientes e fornecedores foi como uma loja de instrumentos musicais, áudio e iluminação cresceu em uma cidade tão pequena. Isso vai contra a maioria das regras de estatísticas e conceitos administrativos. Qual é o segredo? Apenas trabalho, muito trabalho, e amor pelo que se faz. Não existe mágica. Conduzir um negócio de grande exposição como o de instrumentos musicais requer tempo e comprometimento em estar sempre atento a todos os clientes, funcionários e fornecedores.

Leia também:  Telefonia On Line: essa moda pega!

Hoje, a empresa conta um estoque de 13 mil itens, com dois showrooms de iluminação, um em cada loja. A matriz tem 420 m2 e a filial, 230 m2. Nossa equipe conta com dez colaboradores: diretor financeiro, gerente comercial, supervisora de vendas, técnico em áudio, músicos e auxiliares. Temos instrumentos de cordas, teclas, percussão, áudio e acessórios, separados por vitrines. Administrar essa estrutura é um desafio, porque a cada ano aparecem mais novidades. A vantagem de trabalhar com instrumentos musicais é que eles não saem de moda. Deve-se manter a loja sempre organizada e atualizada com as variedades e novidades para oferecer ao cliente o máximo de produtos que ele sonha adquirir.


Mas isso não significa que não passe mais por problemas. O lojista brasileiro enfrenta hoje três principais dificuldades: a elevada carga tributária, a falta de poder aquisitivo do consumidor e a entrada no mercado dos produtos ilegais. Para se tornar auto-sustentável, o lojista deverá ter atendimento personalizado, transmitir segurança nos itens comercializados e ter um mix de produtos que possibilite atingir as várias classes de consumidores. Seria interessante que o segmento de instrumentos musicais tivesse os impostos diferenciados, pois estaríamos contribuindo para favorecer a possibilidade de que um maior número de pessoas tivesse acesso à música.


Busco também uma divulgação forte na mídia. Estamos sempre em jornais, em páginas que tratam de música, eventos e shows, assim como nas rádios locais, sites, outdoors, banners de eventos, etc. E sempre contribuímos com os professores de música. Tenho muitos planos para a loja, como estruturar e aperfeiçoar cada vez mais a comercialização dos produtos da empresa, já que hoje também trabalhamos com iluminação e áudio de grande porte, para alcançar maior número de clientes. Com tantas lojas em Santa Catarina, o desafio se apresenta ainda maior.”

Leia também:  Music China: o mundo é aqui

A Musical (matriz)
Rua: José Antunes Mattos, 10 – Orleans (SC)
Telefone: (48) 3466-0750

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles