Vida de Lojista – Marcos da Silva Amaral

Vida de Lojista – Marcos da Silva Amaral
setembro 12 15:10 2006

“Quero que minha loja se torne um complexo musical”

Marcos da Silva Amaral, proprietário da Musical Novo Tempo, aposta no relacionamento com o cliente e em uma eficiente gestão empresarial para crescer

“Trabalho na área musical desde os 14 anos, quando comecei a aprender a tocar teclado. Meu envolvimento foi tal que logo passei a me interessar pela área musical, principalmente a dos bastidores. E assim fui chamado para fazer parte da equipe comercial da Musical Novo Tempo, no ano de 1992. Comecei como balconista, passei a gerente comercial e em 2004 me tornei proprietário da empresa.

A Musical Novo Tempo existe desde 1992. Começou como uma academia de música, que chegou a ter quase 200 alunos. Eles pediam ajuda na hora de escolher e comprar os seus instrumentos, e assim surgiu a loja, oferecendo equipamentos e instrumentos no mesmo local.

O maior desafio no começo foi a falta de estrutura interna. Lembro-me que fazia de tudo, desde vender, comprar mercadoria, entregar produtos, instalar, cobrar os inadimplentes, fazer pagamentos, organizar estoque, limpar a loja e muitas outras coisas. Foi preciso criar estratégias de organização, para resolver uma coisa de cada vez.

Vencidas as primeiras dificuldades, começamos a expandir a atuação da Musical Novo Tempo, buscar soluções aos pedidos de nossos clientes, e hoje a loja atua nas áreas de locação de som e luz profissional, estúdio de gravação, venda de equipamentos de som novos e usados e curso de sonoplastia. Estamos abrindo uma empresa de fabricação de cases, que começa a funcionar até o final de outubro.

Mas trabalhar na área de vendas tem seus obstáculos. Um deles é a inadimplência, que acontece normalmente pela falta de históricos destes clientes difíceis. Por isso, foco o marketing no cliente já cadastrado. Foi provado que uma empresa gasta duas vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os antigos. Assim, prefiro trabalhar com workshop, atrocínios, parcerias, etc. Meu maior problema, porém, foi estabelecer crédito próprio a longo prazo. Tive de recorrer a factoring e bancos. Prejuízo certo. Minha solução foi mudar a forma de agamento, vender com os mesmos prazos com que compro. E sempre que houver uma venda em longo prazo, somente faço por meio de financeira, cartões ou bancos.

Portanto, para manter a cartela de clientes e evitar problemas, uma das alternativas é agregar valor aos produtos, com um atendimento diferenciado, um pós-venda atuante, trazendo a solução para cada necessidade. Falo isso porque quero suprir todas as carências dos meus clientes. Quero ser um complexo musical. Tanto em locação de som, fabricação de cases, regulagem de instrumentos musicais, montagem e manutenção de equipamentos, gravação musical, aulas técnicas, venda de equipamentos usados e mais.

Leia também:  Reforma geral

Por isso, acredito que o principal fator para estabelecer a confiança entre vendedores e clientes é ter parcerias fortes com os fornecedores. Dispor na loja de marcas de confiança, que não trazem problemas no pós-venda, que atingem o perfil do consumidor e do vendedor da empresa. Assim não há necessidade de ter uma grande quantidade de marcas de um mesmo produto, fazendo concorrência para si mesmo. Mas, sim, oferecendo preços e condições melhores pela fidelidade demonstrada no relacionamento com o fornecedor.

Estou trabalhando forte para isso, pois as metas dos próximos anos são colocar em funcionamento a empresa de cases e ampliar as instalações da loja. Temos marcas que são o sonho dos consumidores, que atendem às exigências de locadores, estúdios, igrejas, profissionais que conhecem e precisam de equipamentos top de linha e todo o conjunto de produtos que solucionam suas necessidades.”

Musical Novo Tempo
Brasília/DF – (61) 3361-9383
www.musicalnovotempo.com.br

Minhas metas são colocar em funcionamento a empresa de cases e ampliar as instalações da loja, para vender as marcas que são sonho de consumo

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles