Vale a pena ter uma loja virtual no Facebook?

Vale a pena ter uma loja virtual no Facebook?
fevereiro 22 15:14 2012

Especialista fala sobre as vantagens e desvantagens deste modelo de loja virtual

Por Leandro Kenski*

Aproveitando todos os recursos oferecidos pelo Facebook para estimular a geração de negócios, cada vez mais empresas marcam presença na rede social. Além de anunciar e se relacionar com o público, uma grande oportunidade para quem vende ou quer vender pela internet, é a criação de uma FanShop, que nada mais é do que um e-commerce dentro do próprio Facebook.

Essas lojas são construídas como apps e permitem que as pessoas que se interessam por um determinado produto não precisem sair do ambiente da rede social para efetuar uma compra, facilitando o processo e deixando-a mais suscetível a realizar a transação.

Muitas marcas já possuem lojas dentro de suas páginas, no entanto, em poucas é possível efetuar a transação até o final, efetivando o pagamento dentro do próprio Facebook. Além disso, geralmente o que encontramos é uma seleção de produtos e não todo o mix da loja, o que pode restringir o acesso do consumidor a outras possibilidades de compra ou à pesquisa e navegação por novos itens no seu site.

Por outro lado, não podemos esquecer que as recomendações de produtos por amigos influenciam muito mais as pessoas na hora da decisão de compra do que um anúncio. Na rede social, qualquer interação com a marca e seus produtos pode se tornar uma recomendação, que é um dos itens chave do social commerce. Além disso, a propensão de um fã que navega na sua fanshop curtir ou recomendar um produto por meio de botões de compartilhamento ou comentários é muito maior, aumentando o potencial de viralização.

Enfim, ter uma loja dentro do Facebook pode restringir o acesso do comprador a uma variedade maior de produtos. No entanto, por ser mais um ponto de venda da marca, pode ajudar a atrair novos consumidores e deixá-los mais suscetíveis a efetivar a transação.
Leandro Kenski, Media Factory

Leia também:  Lançamentos Condor

*Leandro Kenski é CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital e escreveu este artigo a pedido do site Exame.com, onde o texto foi originalmente publicado.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles