Uma oportunidade única

Uma oportunidade única
julho 10 11:39 2009

Uma oportunidade única
Reciclar-se, construir novos relacionamentos comerciais e fechar negócios. Veja por que as feiras são tão importantes

As feiras representam a forma mais incrível de comunicação direta com potenciais compradores. Elas permitem acesso a expositores de todos os portes, desenvolvimento de negócios, clientes, vendedores de outros produtos, fornecedores, representantes e distribuidores, workshops, palestras, treinamentos, conhecimento ofertado das mais diversas fontes, além da oportunidade de se relacionar com fontes de mídia.

Os resultados são surpreendentes, o cenário é rico, as pessoas envolvidas estão sempre sorrindo, felizes, bem-dispostas e solícitas a esclarecer suas dúvidas. Isso faz com que as oportunidades tornem-se cada vez mais atraentes.

Trata-se principalmente da disponibilização de informação privilegiada, já que, por sua vez, a feira é um canal em que seus interesses se concentram fisicamente com uma audiência altamente qualificada. Seus visitantes podem conversar com aqueles que julgam especialistas, pessoas que em suas avaliações detêm mais conhecimento que um representante comercial. Representantes e lojistas podem discutir suas necessidades, examinar produtos, questionar e fazer comparativos entre marcas, conhecendo as pessoas que estão por trás dos produtos.

Atualiza-se a rede de relacionamentos. São fortalecidos vários benefícios: do lançamento de novos produtos até a construção de uma nova imagem da marca. Isso sem falar da manutenção das relações comerciais e da promoção do fortalecimento da aproximação entre você e seu cliente final. Os visitantes perguntam, desafiam, criticam, elogiam e debatem. Geram, portanto, uma fonte de informações valiosíssima para a sua empresa e isso representa uma força potente para seus negócios.

Um evento deste porte requer planejamento, dinamismo, completo envolvimento, conhecimento e paixão pelos seus produtos.

A decisão de participar de uma feira é coisa séria e deve ser planejada minuciosamente. Precisa ser parte da sua estratégia de marketing e fortalecimento de sua marca.

Leia também:  Music China e Prolight + Sound Shanghai se tornam mais locais

Na hora de avaliar sua participação em uma feira, pondere as possibilidades de geração de novos negócios. Afinal, você pode alcançar uma grande fatia de mercado em um curto período de tempo. Se você não estiver presente, alguém estará lá fazendo isso e não será por você. Lembre-se de que não basta ter capital para investir na participação em feiras, é preciso estar preparado para enfrentar a concorrência e aproveitar todas as oportunidades que os eventos oferecem. As feiras são fontes ricas de novas ideias e suas aplicações. Desempenham um importante papel, principalmente para aquele que representa a empresa.

Além de todos os preparativos necessários para sua participação em uma feira — relacionados a produtos, estandes, material publicitário e todo o planejamento estratégico que deve ser seguido à risca — lembre-se de algumas dicas para se preparar e mergulhar de vez nessa atmosfera de encantamento que o envolve ainda mais junto à sua marca.
 
O planejamento deste produto chamado você
 
Primeiro é necessário estar muito bem preparado, cuidando para que tudo permaneça a pleno vapor enquanto estiver ausente do seu ambiente diário.
Prepare um check-list anteriormente à sua ausência. Reveja seus compromissos e delegue responsabilidades.

Procure manter-se afiado e informado quanto aos seus produtos e também aos de seus concorrentes. Quando estiver em uma feira, perguntas não vão faltar e seus visitantes não irão perdoá-lo se você não tiver as respostas.

Cuide de sua apresentação pessoal e, para isso, vale a dica que tem base em boas horas de sono, principalmente se precisou viajar na noite anterior ao evento. Portanto, nada de cair na tentação de ‘dar uma relaxada’ junto com os colegas, tomar alguns chopinhos e exagerar em uma bela noitada. Isso pode fazer com que suas oportunidades de negócios viajem para o espaço.

Leia também:  Percussion Show: Conheça o evento

No dia seguinte, seu corpo irá exigir o máximo de sua energia. Você deverá estar atento, ágil e bem-disposto, pois o dinamismo que envolve uma feira é constante. Nesse momento, a empresa, mesmo que seja de porte internacional, com prédios imensos e milhares de colaboradores e representantes pelo mundo, caberá inteirinha no espaço de um estande. Será necessário que você compreenda essa responsabilidade e perceba que isso está em suas mãos. É um desafio para poucos, então saboreie-o.  

Boa sorte, boas feiras, ótimas vendas e até a próxima!

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles