Um exemplo a ser seguido

Um exemplo a ser seguido
julho 10 12:24 2009

Um exemplo a ser seguido
Segurança, paciência, controle e motivação são algumas características para se tornar um líder de sucesso

Quando se fala em liderança, logo vem à mente a figura do chefe rígido, sisudo, sem meias palavras. Porém, o pensamento é extremamente equivocado. Para estar em um cargo de liderança, principalmente no setor comercial, é preciso ter jogo de cintura.

Segundo Fabrizio Quirino, gerente de comunicação da Associação Comercial Empresarial do Brasil (Aceb), o papel do líder é manter a ordem para que seja mais fácil chegar aos seus objetivos. O líder promove a motivação entre as equipes de trabalho, fazendo com que haja sinergia entre elas. É aquele que tem o poder de influenciar positivamente os seus funcionários. "Um bom líder precisa ter serenidade acima de tudo, assim fica mais fácil obter outras peças fundamentais para a sua gestão.

É necessário ter paciência e respeito com todos os funcionários; deve ser racional e ágil em suas decisões; aprender a importância em delegar tarefas e, por fim, sempre acreditar em seus projetos, transmitindo confiança para todos que estejam à sua volta."

Como motivar e liderar

Não existem passos exatos na hora de comandar uma equipe, tudo dependerá do perfil dos funcionários. Não há um modelo para ser seguido. A motivação, por exemplo, ocorre de diferentes maneiras e tem distintos resultados, que podem ser de curto ou longo prazo. "Os perfis devem ser estudados para que possam ser encontradas maneiras eficazes de motivá-los e se tornarem um processo contínuo", comenta Quirino.

Existem várias formas de liderar. Apesar de todos os líderes terem a mesma essência, eles são diferentes, porque cada um recorre ao seu jeito de liderança. É primordial atentar ao segmento de sua empresa e ao tipo de sua gestão para que possa moldar com mais segurança seu próprio estilo. Uma das formas mais comuns de liderança é aquela em que o líder avalia sua equipe a fim de descobrir formas de treinamento eficazes para aquele determinado perfil, pensando em melhorar suas competências.

Leia também:  Uma oportunidade única

O guru americano John C. Maxwell, em entrevista à revista Você S/A, comentou que qualquer um pode ser líder, independentemente do cargo em que atua. "Um líder com caráter e competência seria influente em qualquer que fosse a sua posição. Competências interpessoais, habilidade de comunicação e atitudes grandiosas sempre destacarão um líder. É importante ressaltar que liderança não é um cargo ou uma posição. A posição não faz o líder, o líder é que faz a posição."

Para lidar com a crise
 
Para driblar uma crise, a melhor saída é planejar. O ideal é colocar tudo no papel e, caso seja necessário, mudar as estratégias. Para o gerente da Aceb, é importante controlar com rigor os gastos e pensar em outras medidas que sejam pertinentes para a situação atual da empresa. "O empresário precisa procurar estímulos que o faça, juntamente com seus funcionários, passar pela crise sem serem afetados diretamente. Esse é um momento de preparo e de atitudes bem pensadas que farão a diferença", orienta.

Para o funcionário acreditar na empresa em que trabalha, primeiro o líder deve fazer com que ele se sinta satisfeito com seu trabalho. Nada adianta se ele estiver insatisfeito, pois não desenvolverá bem suas atividades. "Quando desenvolvemos as tarefas de que gostamos, produzimos melhor e, como consequência, passamos a acreditar na empresa, evidenciando nosso potencial", diz Quirino.

Líderes e vendas
Para o setor comercial, qual é a melhor técnica para motivar os vendedores? São as recompensas obtidas ao alcançarem as metas. Segundo Fabrizio Quirino, o vendedor fica estimulado a conseguir atingir a meta estabelecida. Isso faz com que os dois lados ganhem: a empresa e o funcionário. "Cada vez mais ele sente-se motivado por saber que seus esforços serão recompensados."

Leia também:  Sobre como perder a venda de um instrumento musical

Também existem diferenças no modo de liderar. São situações específicas dentro de determinada empresa. Cada uma deve ser encarada de maneira especial, ou seja, deve ser trabalhada especificamente para aquele tipo de situação. As pequenas empresas têm menos funcionários e, consequentemente, menores grupos. A atenção deve ser presente a cada dia. "Todos nós podemos trabalhar o espírito de liderança. Para nos tornarmos bons líderes, devemos praticar nossos conceitos e procurar métodos que possam nos auxiliar, por exemplo, cursos, palestras, workshops etc.", finaliza o gerente.

O que eles pensam sobre a liderança:

"Um bom líder está sempre querendo ouvir as ideias das outras pessoas. Costumo dizer que qualquer grande ideia é apenas uma coleção de boas ideias consolidadas numa ideia maior. Um bom líder ouve e é seguro o suficiente para implementar ideias que vêm dos seus subordinados."
John C. Maxwell, guru americano

"Saber interagir com a equipe é fundamental para quem deseja ser um bom líder. Para isso, é preciso dedicar parte do seu tempo a essa missão."
Effron Marc Effron, norte-americano responsável pela área de liderança da consultoria de recursos humanos Hewitt Associates

"Liderança tem a ver com caráter: 99% das falhas de liderança são falhas de caráter. E o que é caráter? O seu compromisso de fazer o melhor, mesmo quando você não deseja."
James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo

"O líder tem de ser humilde e perceber que há outros modos de fazer e pensar. Outra virtude da liderança é diferenciar os modelos de gestão e produção que não passam de modismos (a novidade) daqueles que revolucionam e são perenes."
Mario Sérgio Cortella, filósofo e palestrante

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles