Tradição germânica

Tradição germânica
junho 11 20:16 2008

Há 150 anos no mercado, a Hohner comemora a data em grande estilo e com previsão de aumentar cada vez mais os negócios na América Latina

A Hohner, empresa alemã conhecida por seus tradicionais acordeons e gaitas — essas chegaram a ter os Beatles como garotos propaganda —, completou 150 anos em 2007. Como comemoração, 3,9 mil pessoas formaram a maior orquestra de gaitas do mundo (registra no Record Guinnes), tocando uma melodia por cinco minutos, em Trossinger, na Alemanha.

Em 2008, para continuar competitiva no mercado, a empresa manterá a política de relacionar a marca à inovação e à modernidade, além de prosseguir com os padrões de qualidade dos instrumentos já adotados, como explicou o diretor-geral Klaus Stetter em entrevista à Música & Mercado.

Como você descreveria o desempenho da Hohner em 2007? Quais foram os principais destaques?
A empresa continuou a crescer no ano passado tanto em faturamento como em lucro. (como o ano fiscal da empresa não corresponde ao ano corrido, o crescimento do segundo semestre de 2006 ao primeiro de 2007 ante o mesmo período entre 2005/2006 foi de 13,7%). A alta foi impulsionada por inovações em produtos, além do aumento de projetos de marketing e novas vendas no mercado internacional. Um destaque foi a celebração dos 150 anos da empresa, com um grande evento em Trossingen, na Alemanha.

Como foi a celebração?
Depois de um encontro com distribuidores, parceiros de negócios, amigos, personalidades políticas, funcionários e aposentados pela Hohner, houve um festival de música. No evento, foram realizadas atrações de todos os gêneros musicais, como blues e música clássica. Havia também uma tenda onde se tocava música folclórica, além de espaços para atividades e musicais infantis. Eventos históricos, como tours pelas antigas instalações da Hohner e visitas a exposições em museus foram outros destaques. Também conseguimos reunir 3.898 pessoas para tocarem juntas uma melodia com a gaita por cinco minutos, recorde mundial registrado no Record Guinnes.

Leia também:  Protesto

Qual é a sua impressão sobre o mercado latino-americano? Qual é a importância desse mercado para a empresa?
A participação do mercado latino-americano nos negócios da Hohner tem crescido bastante. Sentimos que ainda há música feita pela população como uma atividade natural para se passar o tempo livre com os amigos. Por causa do importante papel do acordeom nesses segmentos, a América Latina representa um importante campo de trabalho para a Hohner.

Qual é a importância da Hohner no mercado de instrumentos musicais?
A Hohner tem um papel importante no mercado. Muitos gaitistas e acordeonistas sentem grande afeição por seus instrumentos e sentiriam falta dos modelos da Hohner. De qualquer forma, essa pergunta deveria ser respondida pelos nossos clientes.

Quais são os principais desafios que a empresa enfrenta para se manter competitiva no mercado globalizado, levando em conta o fato de que a Hohner é centenária?
Inovar, manter a imagem da marca ligada à modernidade e ao futuro e continuar com os padrões de qualidade. No entanto, a chave para o sucesso está em tornar os instrumentos da Hohner atrativos para os jovens músicos.

Como a Hohner mantém os sistemas de gestão atualizados e sincronizados com a história e tradição da marca?
A empresa tem tido sucesso na adequação de modernos padrões de gestão. Um exemplo é a educação musical, uma chave importante para o sucesso no passado e que continua nos dias atuais. Isso também é válido para a administração de endorsers, inovações nos produtos e manutenção da qualidade, entre outros. Não é um problema passar por mudanças. A questão está no profissionalismo com o qual esses elementos são geridos no moderno mundo dos negócios.

Quais são os objetivos de curto prazo para a Hohner?
Satisfazer nossos clientes como base para um crescimento sólido e saudável.

Leia também:  Bom planejamento facilita a tomada de crédito

Quais são as cinco principais metas para a Hohner em 2008?
Continuar a crescer; lançar novos produtos; aprimorar nossos processos produtivos e a qualidade dos instrumentos; investir em projetos de marketing para aumentar a visibilidade das gaitas em todos os mercados internacionais e, como objetivo-chave, crescer no mercado da América Latina.

Descreva um caso interessante relacionado à gestão de negócio pelo qual a Hohner tenha passado.
No mercado de música há uma demanda especial por instrumentos personalizados. A Hohner criou a linha Gola de acordeons customizados anos atrás. Hoje em dia, essa ação continua somada ao trabalho com endorsers específicos. A questão é ter um produto de série sem perder a flexibilidade para oferecer ao mercado instrumentos de qualidade. Além disso, possuir funcionários capacitados também é importante.

Liste cinco erros que uma empresa não deve cometer
Não se preocupar com os funcionários; ser arrogante; esquecer o cliente; fazer mudanças sem necessidade e não fazê-las quando necessário e abandonar as necessidades dos negócios.

Em sua opinião, como uma empresa pode operar com o máximo de eficiência?
Tendo empenho e motivação nos recursos humanos.

Como a Hohner convence o consumidor final a comprar produtos de maior valor agregado? Está difícil vender esse tipo de mercadoria nos dias de hoje? O preço é sempre a melhor estratégia?
O consumidor está disposto a pagar certo preço por produtos que se enquadram às suas necessidades em termos de especializações, design, qualidade e serviços. Preço baixo como estratégia pode ser válido se uma empresa é especializada em produtos mais acessíveis, sem comprimissos com marca e padrões de qualidade. No entanto, essa não é a linha da Hohner. Nossos clients esperam por valores como um instrumento de confiança, elaborado por especialistas.

Leia também:  O sobe e desce do Dólar

Quantos funcionários e instalações a empresa possui atualmente?
São 411 funcionários em seis unidades, incluindo a fábrica da Sonor (marca de instrumentos de percussão).

Para quais mercados a Hohner exporta?
Mercados não germânicos correspondem a 85% de nossos negócios. Praticamente todos os países do mundo são alimentados com os produtos da Hohner.

Metas da Hohner para 2008:
1 Continuar a crescer
2 Lançar novos produtos
3 Aprimorar nossos processos e a qualidade dos instrumentos
4 Investir em projetos de marketing
5 Crescer no mercado da América Latina

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles