Telefonia On Line: essa moda pega!

Telefonia On Line: essa moda pega!
fevereiro 07 12:00 2007

Ferramentas de telefonia pela Internet como Skype e NetFone, e comunicadores instantâneos como MSN podem ser úteis e reduzir gastos na empresa


Há dois anos, desde que substituiu as ligações via telefone convencional pelo Skype, sistema de tecnologia de voz sobre Internet (VoIP), o departamento comercial da Crafter proporcionou uma redução de 10% nos gastos da empresa. “Estamos em um estágio inicial, mas a meta é reduzir os custos em 30%”, observa Leandro Campos, gerente comercial da empresa de violões e guitarras, de Belo Horizonte, MG. Fundada em 2003, e adquirida pela eBay no fim de 2005, a Skype tem sede em Luxemburgo e, até o 3º trimestre de 2006, contabilizava 136 milhões de usuários em todo o mundo. 
A crescente adesão de novos usuários ao programa se justifica: ele possibilita a comunicação de voz, vídeo e por mensagem instantânea entre seus usuários. O Skype, mais conhecido software de VoIP, está disponível em 28 idiomas e é utilizado em quase todos os países do mundo. O desafio que ainda impede o crescimento da tecnologia de voz sobre a Internet, chamada de VoIP, é o número restrito de brasileiros que possuem Internet rápida: 4,5 milhões entre 21 milhões de pessoas que acessam a rede. Possuir banda larga é um pré-requisito para que a conversa aconteça sem falhas.
Além do Skype, há mais 47 empresas autorizadas pela Anatel que oferecem esse serviço. O maior benefício do telefone virtual é a economia: o custo fica em torno de 90% menor em chamadas internacionais, 40% em chamadas de longa distância e 30% em chamadas locais. Estima-se que um terço das chamadas do Brasil para o exterior já seja feito pela Internet.
Para que as ligações ocorram de forma nítida, é importante observar alguns requisitos (veja box). “Muitas vezes, a qualidade da ligação não está boa e, por costume ou conveniência, as pessoas acabam preferindo usar o telefone convencional”, comenta Campos. Mas, mesmo assim, tanto ele como sua equipe aprovam o uso do programa de comunicação via Internet. “Sem dúvida, o diálogo com os clientes que têm Skype melhorou muito. Ficou mais prático resolver um pequeno problema e esclarecer dúvidas de forma rápida.”

Leia também:  Music China: o mundo é aqui

Na Crafter, o Skype era utilizado, a princípio, no contato com os fornecedores no exterior. Com o tempo e a evolução do programa, seu uso se estendeu a todo o departamento comercial. “Atualmente, utilizamos o Skype out e fazemos ligações para nossos clientes em todo o Brasil”, exemplifica. Além da telefonia virtual, os profissionais da empresa mineira utilizam outros sistemas de comunicação, como o Netfone e o MSN (Microsoft Messenger), que funciona como uma troca de mensagens instantânea, a exemplo do Windows Live Messenger e do Yahoo! Messenger. “Muitas vezes o lojista não consegue, pelo volume de trabalho, parar e atender o telefone. Com o MSN podemos iniciar uma conversa pela manhã e terminar à tarde, por exemplo. O Netfone é um telefone convencional e ainda apresenta alguns problemas, assim como o Skype. A ordem é tentar primeiro um contato pelo Skype. Se a ligação estiver ruim, tentamos o Netfone e se continuar ruim, usamos o telefone convencional”, conclui Campos.


Melhor rendimento
Para obter um bom desempenho, a empresa recomenda que os usuários baixem a mais nova versão do software, garantam que o seu computador ou aparelho atenda às exigências mínimas do software e utilizem uma conexão de banda larga e fone de ouvido de boa qualidade. Os problemas na qualidade de som podem ocorrer por causa de uma conexão lenta com a Internet com um ou outro interlocutor, ou até por memória insuficiente no computador. Vale lembrar que o Skype não substitui o telefone comum e não pode ser usado para chamadas de emergência.


As configurações mínimas são:


PC
· Computador com Windows 2000 ou XP (usuários do Windows 2000 precisam do DirectX 9.0 para chamadas com vídeo).
· Conexão com a Internet (banda larga é melhor, GPRS não é compatível e os resultados podem variar no caso de conexão por satélite).
· Caixas acústicas e microfone (embutidos ou independentes).
· Para fazer chamadas com vídeo, é necessário que o computador tenha um processador de pelo menos 1 GHz, 256 MB de RAM e uma webcam.
· Processador de pelo menos 400 MHz, 128 MB de RAM e 50 MB de espaço livre no disco rígido.  

Leia também:  Vida de Lojista - Ubirajara e Milena

MAC
O Skype para Mac versão beta exige Mac OS X 10.3.9 (Panther) ou versão mais avançada.


O beabá da tecnologia de voz na Internet
É a aplicação de VoIP para estabelecer chamadas telef

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles