Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Setup de equipamentos dos Rolling Stones

Setup de equipamentos dos Rolling Stones: os instrumentos e equipamentos usados pela lendária banda britânica de rock The Rolling Stones

Composta atualmente por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood, a icônica banda, pertencente ao Rock and Roll Hall of Fame desde 1989, tem vencido o passo do tempo e se mantido vigente até agora, atraindo cada vez mais novas gerações de seguidores.

Confira os setup de equipamentos dos Rolling Stones

Mick Jagger: voz e guitarra

MJ.shure_sm58lceMicrofones: Se falamos de microfones, a Shure sempre destaca sua popularidade. No caso de Mick, temos como referência que ele tenha usado o microfone vocal SM58 (SM é um acrônimo de Studio Mic), funcional tanto ao vivo como no estúdio, conhecido pela sua construção robusta, feedback e seu manejo da resistência ao ruído, além do microfone vocal SM7B, usado como microfone vocal ou para as harmonias. De igual forma, o Reslo RV Ribbon Microphone e o microfone condensador C-12 da AKG têm sido usados por Jagger.

Guitarra: Nesta lista encontramos a Hummingbird Acoustic-Electric Guitar da Gibson e três guitarras mais por parte da Fender: uma Stratocaster, uma Jaguar e outra Telecaster.

Keith Richards: guitarra principal

Guitarras: Quando tinha cerca de 15 anos, sua mãe lhe deu sua primeira guitarra, a qual aprenderia a tocar seguindo o ritmo de Billie Holiday, Louis Armstrong e Elvis Presley. Diz-se que Richards possui aproximadamente 3 mil guitarras em sua coleção privada. Por parte da Gibson, destacam-se a ES-355, que foi usada por Keith em cada turnê da banda desde 1997 — em 2006 ele mostrou uma ES-345 branca; as Les Paul Juniors, que tem usado tanto single como double-cutaway desde 1973, tocando frequentemente uma TV-yellow couble-cutaway apelidada “Dice”, a qual usa desde 1979, e a Hummingbird desde fins dos anos KR.Gibson Les Paul Junior tv_yellow60. Outra das mais destacadas e uma das guitarras principais no palco é a Fender Telecaster de 1953, apelidada “Micawber” por uma personagem da novela David Copperfield, de Charles Dickens, a qual conta com cinco cordas de afinação aberta — G (-GDGBD). O pickup do braço tem sido substituído por um PAF humbucking da Gibson e o outro da ponte por um lap steel da Fender. A “Micawber” é usada geralmente para tocar “Brown Sugar”, “Before They Make Me Run” e “Honky Tonk Women”. Outras Telecaster usadas no palco são uma de 1954 que tinha dois apelidos – “Malcolm” e “Number 2” -; uma Custom de 1967 e outra de 1975 que reapareceu na cena em 2005.

Amplificadores e efeitos: Desde os anos 90, Richards tem usado uma variedade de “tweed” Twins da Fender no palco. Para efeitos, embora através dos anos tenha usado desde o Gibson Maestro fuzzbox até um wah-wah e phaser, ele se inclina por combinar “o amplificador correto com a guitarra correta” para alcançar o som que deseja.

Ronnie Wood: guitarra e baixo 

Wood na maioria das vezes toca sua Sunburst Fender Stratocaster de 1955 e 1956 durante as sessões no estúdio e ao vivo, e uma Gibson J-200 durante os sets acústicos. Também usa uma Firebird da Gibson, seu modelo signature Duesenberg, uma gama de guitarras Versoul, incluindo seu modelo custom shop, e seu modelo signature da ESP, baseado na sua Fender Telecaster de 1958.

Amplificadores e efeitos: Ronnie usa amplificadores Princeton da Fender e Mesa Boogie, além de pedais de efeitos da Boss.

Charlie Watts: bateria

vic-firth-scw-charlie-wattsQuando Charlie tinha cerca de 13 anos começou a interessar-se pela bateria. Em 1955, seus pais lhe deram de presente seu primeiro drum kit, que praticava enquanto ouvia sua coleção de álbuns de jazz. Watts toca as baterias da Gretsch, usando uma 1957 rund badge de madeira de maple natural. Também conta com um prato Zildjian Swish Knocker e um thin crash que a Zildjian lhe deu. Seu ride é um 18” UFiP flat ride. Com respeito às baquetas, Charlie usa seu modelo de série signature da Vic Firth, Charlie Watts (SCW), que se caracteriza por uma ponta ovalada alongada para os sons de pratos dark.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart