Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Sammy Ash visita o Brasil e dá palestra na Music Show

Sammy Ash, COO da Sam Ash Music, uma das mais renomadas redes de lojas dos Estados Unidos, participa do evento Music Show Experience em setembro e faz interessante palestra.

Para aqueles que ainda não ouviram falar da Sam Ash Music, trata-se de um dos nomes mais reconhecidos na venda de instrumentos musicais e áudio nos Estados Unidos. É uma empresa familiar, agora administrada pela terceira geração, fundada em 1924. Hoje eles têm 47 lojas incríveis no continente americano! Sim, 47! Devem saber um pouquinho sobre venda, mercado, varejo físico e on-line, não é? Pois aí vem uma ótima notícia: graças à colaboração da NAMM, Sammy Ash, COO da Sam Ash Music, estará no Brasil durante o evento Music Show Experience — de 13 a 16 de setembro no São Paulo Expo — para falar pessoalmente com todos os empreendedores e varejistas interessados em receber dicas de todo tipo. Quer saber mais? Veja a entrevista a seguir.

Um pouco de história

Captura de pantalla a lasSammy começou na companhia em 1973 e ocupou posições de todo tipo, desde limpeza até vendas e serviços, compras e diretoria. Ele começou no depósito, e com o passar do tempo seu pai promoveu tanto ele como o irmão às  posições que desenvolvem atualmente.

Como COO, Sammy é chefe do serviço ao cliente, chefe do usado e vintage, e designer da experiência do cliente com a empresa. Estão sob sua responsabilidade a construção, expansão e renovações das lojas. Ele supervisiona todas as plantas físicas e reparações e é o vínculo entre a empresa e a indústria.

“Sou muito afortunado por ter nascido em uma empresa e indústria que amo. Mas também tenho a posição invejosa de ser o discípulo de Jerry Ash, meu pai, um dos homens mais inteligentes e honoráveis na história desse negócio”, contou Sammy, ele mesmo pai de quatro filhos junto com Rachel, apaixonado por guitarras — desenhou vários modelos para marcas como Gibson, Fender, PRS, Martin e Ovation, tendo mais de 180 na sua coleção pessoal.

M&M: Então os fundadores Sam e Rose Ash eram seus avós?

Sammy: Sim, Sam e Rose fundaram a empresa em 1924. Aliás, eu me chamo Sam por causa do meu avô, um sinal de respeito, dado que fui o primeiro a nascer depois que ele morreu. O meu tio faleceu há quatro anos e meu pai se aposentou efetivamente, então agora a empresa é dirigida por meus dois irmãos e eu, e outras pessoas que têm trabalhado conosco por 25-45 anos e nos ajudam na direção e nas atividades diárias da companhia. Estamos rodeados por pessoas que são muito mais inteligentes que nós e depois levamos o crédito!

M&M: Trabalhar com a família pode ser difícil. Como lidam com isso na Sam Ash?

Sammy: Com muito amor, trabalho firme e confiança. Temos uma ética de trabalho a que damos muita importância e a usamos para que todos os funcionários a sigam. Tudo o que fazemos tem a ver com o negócio, é a nossa vida e o nosso hobby. Como o trabalho de todos se sobrepõe de algum modo ou outro, todos estamos antenados a respeito do que os outros estão fazendo. Isso nos deixa motivados.

M&M: Vocês têm 47 superlojas em 16 estados. Qual  é o segredo por trás da Sam Ash?

Sammy: Não tem. Trabalhar muito e amar o que você faz. Somos uma família muito ativa e cada um tem um atributo para dar um bom uso. Todos trabalhamos duro e mostramos um lado diferente da empresa. Não temos barcos, carros ou cavalos. Simplesmente falamos sobre o negócio da música.

M&M: Que dicas você daria para que os lojistas possam ter sucesso no que fazem?

Sammy: Ame o que você faz ou saia do negócio. É uma indústria muito difícil e você precisa fazer muitos sacrifícios. Tem de se preocupar com ele em primeiro lugar, até depois da sua família. Nossos clientes se tornam uma parte estendida da nossa vida e devemos levá-los em consideração o tempo todo.

M&M: Que tendências você está vendo no varejo?

Sammy: Desnecessário dizer que o on-line é o que está preocupando a maioria das pessoas. É um fator muito importante e de influencia, e nunca irá embora. Você precisa aprender a lidar com ele, ir para a frente e competir. Nós competimos on-line, mas a maior parte do nosso negócio é formada pelas lojas físicas.

M&M: O que é importante considerar ao construir ou organizar uma loja física?

Sammy: A facilidade para o cliente. O que é que ele vê primeiro quando entra na sua loja?

M&M: E sobre a loja on-line? Por que as pessoas escolhem comprar na Sam Ash desse jeito?

Sammy: Elas confiam em nós. Já estávamos na indústria muito antes do surgimento do on-line. Com o preço mínimo para anúncio de produtos (MAP) e todos os preços em geral sendo iguais, os clientes começam a comprar com conforto e facilidade e querem lidar com uma companhia que tenha substância e poder de permanência. Muitas dessas companhias têm poucos anos no cedce ff e ba cbccbmercado e logo depois se extinguem, não fica ninguém em quem confiar. Gostamos de pensar que oferecemos mais opções do que a maioria dos dealers. Você pode comprar on-line e depois ir para a loja física. Temos vantagens em financiamentos e todos os meios de pagamento.

M&M: O mercado norte-americano é definitivamente muito competitivo, com muitas lojas, distribuidores, marcas. Como é possível lidar com essa concorrência?

Sammy: Um cliente por vez. A nossa concorrência vai fazer o que ela quiser. GC, o principal concorrente, está fazendo coisas que não compreendemos. Em vez de tentar descobrir o porquê,  olhamos para os nossos clientes e percebemos o resultado do que fazemos. Eles podem ter uma voz forte se você estiver disposto a ouvi-los. Como sou o chefe do serviço ao cliente, estou muito bem informado sobre o que os clientes gostam e não gostam.

M&M: Então você estará no evento Music Show. Quais são as expectativas sobre sua interação com os visitantes?

Sammy: Boas expectativas são tudo o que eu tenho, e quero poder fazer crescer meus relacionamentos no mundo todo. Somos uma indústria pequena se comparada com outras, de modo que os relacionamentos são muito importantes. Não me interesso por dominação, preços fixos, nem qualquer elemento que possa manchar meu negócio. Posso dizer que muitos dos relacionamentos que tenho na indústria acabaram se tornando amigos pessoais. Não tem como evitar isso  em uma indústria pequena.

M&M: Qual é o próximo passo para a Sam Ash? 

Sammy: Mais oportunidades. Vamos para onde queremos quando queremos. Diferentemente de alguns varejistas, não temos um mandato ou uma arma na nossa cabeça para nos expandir frivolamente. Estamos finalizando uma oportunidade que chegou às nossas mãos e estaremos adicionando mais uma loja à nossa rede daqui a um mês aproximadamente; também estaremos mudando outra das lojas para um espaço muito melhor.

Gostou? Quer saber mais? Sammy espera você para uma palestra especial no dia 13 de setembro às 18h na Music Show Experience.

musicshowexp.com.br

Música & Mercado
Logo
Shopping cart