Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Mas afinal, o que é ROI?

Cálculo de retorno financeiro deve ser usado para ajudar gestores a tomarem melhores decisões

Muito se fala da importância de se calcular o ROI, mas o que de fato essa sigla quer dizer? ROI significa Return on Investment, que em português quer dizer Retorno sobre Investimento. No Brasil, usamos o termo TIR, Taxa Interna de Retorno. Ou seja, ROI ou TIR é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, considerando o custo de dinheiro e o tempo que leva para gerar o retorno.

“O retorno sobre investimento é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido como resultado de um investimento. Ou seja, quanto você ganhou diante de quanto você gastou”, explica Louis Servizio, especialista em ROI.

Empreendedores e executivos olham para o ROI de um projeto pois será ele que indicará o quanto tal projeto foi ou será bem-sucedido. Ter uma noção clara desses dados ajuda o empreendedor a gerir melhor sua empresa e tomar melhores decisões.

“É esse cálculo que lhe dirá se você está usando seu dinheiro de forma inteligente. Por meio desse cálculo é possível entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa”, completa Louis, que afirma: “esse é um tipo de ferramenta que todos os gestores deveriam ter dentro das suas empresas já que a implementação dessa política de ROI está totalmente ligada ao sucesso financeiro da empresa”.

Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações pontuais.

——–

Louis Servizio é fundador da Wellcast ROI, única ferramenta capaz de medir o retorno financeiro das empresas que investem em programas de prevenção de doenças. Desenvolvida inicialmente em 1996, nos Estados Unidos, Wellcast ROI chegou ao Brasil em 2010. 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart