RH: Acerte na Contratação

RH: Acerte na Contratação
novembro 25 16:27 2009

Acerte na contratação

Conheças as dicas para formar uma boa equipe: 80% depende de você e de seu planejamento

Atualmente, formar uma boa equipe de vendas vai muito além do que simplesmente contratar alguém com experiência anterior. É comum, em muitas empresas, ver que as contratações ainda são realizadas de forma muito rápida e sem o devido planejamento de inserção do novo empregado. Há companhias que contratam num dia e no outro já entregam o catálogo e dizem: “Agora vai vender que chegou cliente”… O indivíduo chega completamente perdido, não é instruído para saber por onde começar, fica ansioso. Se a loja possui circuito interno, então, nem se fala. O ‘novato’ vai pensar o tempo todo que seu chefe está de olho em seu comportamento e, se isso não bastasse, os colegas, que até então não sabiam de nada quanto às novas contratações, já começam a especular quem será mandado embora e a dizer que não foram com a cara do fulano…

Típico cenário para que o contratado dure pouquíssimo tempo na empresa. Depois o que se pensa? “Puxa vida, na entrevista parecia ter tanta disposição e no final das contas ficava parado o dia inteiro sem fazer nada” ou “Era muito calado, não era capaz de vender nada”.

Invista agora

Você precisa começar já a investir em tempo e planejamento para assegurar a qualidade de suas contratações e obter os resultados tão desejados. Uma das primeiras ações é escrever uma carta de apresentação sobre a sua empresa. Pode parecer simples, mas é fundamental que ela transmita informações institucionais para o novo empregado: há quanto tempo a companhia atua no mercado, quem são os gestores (deve conter organograma geral), valores, objetivos, tamanho, número de funcionários, políticas sociais, principais produtos e serviços, assim como principais concorrentes e clientes etc.

Leia também:  Impostos: Tudo sobre Substituição Tributária do ICMS

Quando definir o futuro contratado, adapte a apresentação para o cargo que ele ocupará: quem são os integrantes da equipe com quem ele irá trabalhar, quais são os principais produtos com os quais ele lidará, o que se espera de sua atuação, função e comportamento. Tudo isso só para começar!

O seu novo colaborador precisa de conhecimento amplo sobre a empresa que ele vai representar, e tanto ele quanto a antiga equipe vão se sentir-se mais seguros se você apresentá-lo nominalmente, ou eleger alguém que possa fazê-lo, como o novo funcionário da empresa. Ah! Se puder, informe também qual será a sua função — tudo isso levará à sensação de segurança por parte de todos.  Assim, o processo de integração acontece de forma mais natural e ameniza certos desconfortos causados nos colaboradores mais antigos.

Saiba que é comum que novos integrantes não sejam muito bem recebidos pelos outros funcionários, pois o ‘novo’, além de ser um ‘desconhecido’, interfere diretamente na zona de conforto dos demais. A saída para essa questão está na própria equipe. Eleja padrinhos ou madrinhas como responsáveis pela orientação do recém-chegado quanto às dinâmicas diárias da empresa, compartilhando a responsabilidade sobre sua adaptação. Isso não isenta os gestores de realizarem um acompanhamento bem próximo nos primeiros dias de integração.

Importante ressaltar que a integração deve ser realizada antes que o novo colaborador venha a ter contato direto com os clientes, o que só deve ocorrer quando o contratado tiver conhecimento pleno de que papel representa para a empresa, para os integrantes de sua equipe e para seus futuros clientes. Todo esse processo acontece de forma gradativa e deve ser encarado com muita seriedade.

Leia também:  Sped: O impacto nas pequenas e médias empresas

E depois?

Após o processo de integração, é interessante que os gestores expliquem o que esperam em termos de resultados. Não basta o empresário ou o gerente de vendas saber o que quer, os objetivos devem ser transparentes para toda a equipe, com metas realistas e bem traçadas. Lembre-se: quando estabelece metas, você faz com que as pessoas trabalhem em sinergia, todos vão em busca dos mesmos objetivos. E se sabemos onde precisamos chegar, com um planejamento adequado, certamente fica muito mais fácil alcançar o objetivo.

Outra coisa: defina estratégias, planeje e gerencie de maneira competente as suas vendas. Invista em treinamento constante, acompanhe e compartilhe resultados, pergunte-se sempre: qual o perfil que desejo para a minha equipe? O que espero de minha equipe?Como espero que minha equipe atue? Todos sabem qual o objetivo que precisamos alcançar? Como posso incentivá-los a aumentar as vendas? Quais são as ferramentas de que minha empresa dispõe para auxiliar em meu trabalho? Estamos utilizando de forma eficaz os meios de comunicação com nossos clientes (internet, mala direta, mailing)?
Tudo parece um pouco mais trabalhoso no início, mas os resultados podem ser surpreendentes! Boa sorte, boas vendas e até a próxima!

Endomarketing
Numa definição simples e rápida: endomarketing é a ação de marketing voltada para os funcionários da empresa. Estimula o compartilhamento de ideias, transparência, a busca conjunta por resultados, participação integrada, e tem por finalidade o aumento da produtividade em toda a empresa. Alguns de seu pilares são: ética, interatividade, informação e multidisciplinaridade. Para começar sua implantação, uma boa dica é trocar impressões e observações com a equipe. Elabore a cartilha da sua empresa e declare a todos qual a importância de cada um dos integrantes. Inclua fotos, crie uma identificação visual dos produtos e de sua loja, ou empresa, com uma linguagem voltada para seus funcionários. Encante e venda primeiro os produtos para sua equipe: isso se chama endomarketing e muitas empresas já descobriram, nas vendas, os benefícios dessa comunicação positiva!

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles