Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Review Microfones Waldman S-870, S-580 e S-350

Microfones Waldman mostraram-se com grande vantagem pelo custo-benefício e indicado para performance ao vivo. 

Os microfones Waldman são produtos OEM que a Equipo, empresa proprietária da marca, terceiriza produção em fábricas asiáticas. A sigla OEM significa “Original Equipment Manufacturer”, que em português quer dizer “Fabricante Original do Equipamento”. Isto não significa que sejam necessariamente melhores ou piores que outros. Produtos fabricados em empresas terceirizadas devem obedecer a uma norma técnica de quem os contrata. Vale dizer que até a Apple se utiliza de fábricas de terceiros para fazer seus iPhones. 

No mercado da música, a lista de empresas que trabalha com produtos OEM é bem grande. Entre tantas marcas, podemos citar a Fender, a Samson, a Yamaha, a Sony e muitas outras.

Com a experiência adquirida em anos de trabalho no mercado de áudio e instrumentos musicals a direção da Equipo decidiu apostar em uma marca própria, a Waldman. Música & Mercado convidou os técnicos do Estudio ao Vivo Produção Musical para avaliar o microfone Waldman  S-870, S-580 e S-350. Vamos aos resultados.

Microfone Waldman S-870

Recebemos o microfone Waldman S-870 super cardióide exatamente como se fosse comprado por um consumidor. O produto vem na embalagem padronizada, bem desenhada com as cores da empresa e detalhamento técnico. Percebe-se que sua característica de design é retirada do consagrado SM 87, da Shure. Mesmo assim, a linha da Waldman tem personalidade. Visto que a empresa investiu em um site completo, com informações relevantes, entre outros.

waldman-microfone-s870-

Carcaça e acabamento

Tem uma qualidade boa, bem acabado, porém não sabemos a durabilidade em razão do tempo de teste. Marcas renomadas enfatizam muito a durabilidade do produto. No caso, pelo tempo destinado ao teste, não foi possível medir a resistência ao impacto, durabilidade da tinta entre outros. 

Qualidade sonora do microfone Waldman S-870

Medido com ruído rosa o microfone apresenta um low pass até 64db, na região de médio tem uma perca de -6db no mínimo, de 1k a 3.5k, acima de 10k houve um slope 24db.

No uso diário o microfone atendeu a necessidade para ensaios, tendo uma boa qualidade sonora, mas não é recomendado para utilização em gravação, sendo sua aplicação mais voltada para o som ao vivo.

Ruído Pink Noise

Microfone Waldman

Teste de ruído Pink Noise no microfone Waldman S-870

Teste com voz

microfone Waldman

Teste de voz no microfone Waldman S-870


Microfone Waldman S-580

Medindo a resposta de freqüência do microfone cardioide da Waldman S-580 com Pink noise e teste de voz, percebemos que o microfone começa a responder  nos graves por volta de 80Hz / 100Hz. 

microfone Waldman S-580 tem uma certa homogeneidade até 600Hz / 800Hz na região dos médios de 900Hz até 2k / 3k temos uma atenuação significativa. Percebemos também um ganho na região dos agudos de 3,5K até 11K e um slope de mais ou menos -16db nas altas de 12k / 13k até 20k.

Desempenho bom para aplicações ao vivo, em ensaios e pequenas apresentações.

Microfone S-580

Carcaça e Acabamento

Tem uma qualidade boa, bem acabado, porém não sabemos a durabilidade em razão do tempo de teste. Basicamente podemos replicar o que foi dito no modelo S-870. Semelhança com o SM58 em relação de acabamento e carcaça.

Ruído Pink Noise

microfone waldman

Teste de voz

microfone waldman


Microfone Waldman S-350

Médio com Pink Noise e teste voz percebemos que o microfone microfone cardioide da Waldman começa a falar bem a partir de 100Hz e mantém a homogeneidade até 900Hz na região dos médios de 1K até 3K a uma atenuação de -6db e na região das altas notamos um ganho na região de 3,5K até 10K assim isso a um slope na região de 11k / 12k a 20K de -16db.

Um bom microfone, sendo indicado para aplicações básicas.

Carcaça e acabamento

Tem uma qualidade boa, bem acabado, porem não sabemos a durabilidade em razão do tempo de teste.  Conexão XLR não se mostrou resistente no teste.

microfone waldman

Ruído Pink Noise

microfones waldman

Teste de voz

microfone waldman


O diferencial entre os 3 modelos de microfones Waldman:

Concluímos que os microfones tem uma aparência boa, acabamento íntegro com o perfil do produto, com qualidade boa para aplicações ao vivo em circunstancias amador e semi-profissional.

Pontos positivos:

  • O microfone Waldman pode ser usado em ensaios, igrejas, bares, por sua qualidade de captação e sonoridade (timbre), porém, sendo essas aplicações básicas.
  • Preço acessível pra a compra do equipamento.

Pontos Negativos:

  • Microfone Waldman não apresenta características de qualidade para ser utilizado em ensaios profissionais, gravação, captação sonora.

 

[toggles title=”Texto oficial dos Microfones Waldman”]

ESPECIFICAÇÕES DO PRODUTO

• Pack com 3 microfones: S-870 / S-580 / S-350
• Inclusos: 3 cachimbos e 3 Pouch Bags

>> S-350

• Sensibilidade: -52 dB
• Impedância: 600Ω ± 20% @ 1kHz
• Resp. de Frequência: 70 Hz – 16 kHz

>> S-580

• Sensibilidade: -51.5 dB
• Impedância: 600Ω ± 20% @ 1kHz
• Resp. de Frequência: 70 Hz – 16 kHz

>> S-870

• Sensibilidade: -51 dB
• Impedância: 600Ω ± 20% @ 1kHz
• Resp. de Frequência: 70 Hz – 18 kHz

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Nesse PACK você tem o melhor dos continentes Americano e Alemão em 3 microfones distintos para VOCAL.

Os Microfones WALDMAN S-350, S-580 e S-870 (linha STAGE) são microfones dinâmicos cardióides (S-350 e S-580) e supercardióide (S-870) de alta potência, em construção metálica rígida e robusta para aguentar “qualquer situação de uso”.

O S-580 foi projetado exclusivamente para uso vocal em palcos profissionais, ensaios, palestras e gravações em estúdio. O design e “shape” americano desse tipo de microfone o tornaram a referência mundial na indústria de sonorização por décadas, desbancando outros formatos de captação. Sua resposta vocal é customizada para cantar ou discursar, em qualquer situação. Devido à sua construção engenhosa, o S-580 oferece uma filtragem esférica integrada que minimiza os barulhos de respiração, bem como o famoso ruído “pop”.

Diferentemente dos outros microfones com aplicações variadas, tanto o S-870 como o S-350 foram desenvolvido exclusivamente para atividades VOCAIS, sejam para uso em palcos profissionais (ao vivo), ensaios, palestras ou até mesmo em gravações de estúdio. Sua resposta vocal é customizada para cantar profissionalmente em qualquer situação.

Devido à sua construção engenhosa, o S-870 oferece um filtro integrado de dois estágios que minimiza os barulhos de respiração, bem como o famoso ruído “pop”.

Os padrões de captação unidirecional (cardióide) do S-580 isolam a fonte principal de som a ser captada, minimizando o ruído indesejável que vem em segundo plano (background noise). Enquanto que o S-870 e o S-350 oferecem maior rejeição à fontes sonoras indesejáveis (hum, background noise, etc.) além de mínima coloração na equalização dos timbres vocais (off-axis).

Excelentes desempenhos, confiabilidade e diversidade de aplicações fazem deste PACK VOCAL ideal dos microfones sendo a escolha de artistas, produtores e engenheiros de som em todo o mundo.

Contam, respectivamente, com as cápsulas WALDMAN W-35s, W-58s e W-87s, especialmente projetadas e desenvolvidas por um time de engenheiros de som no maior polo industrial de microfones do mundo.

A performance desses 3 microfones não são afetadas até mesmo em situações de extrema manipulação por parte de quem o utiliza, seja em aplicações ao ar livre ou mesmo dentro de locações, em função de sua construção robusta.

Por serem profissionais, tanto o S-350 como o S-580 mantêm o padrão TRUE CARDIOID (enquanto que o S-870 mantém o padrão TRUE SUPERCARDIOID) ao longo de suas extensas faixas de frequências. Isto assegura um alto ganho antes de qualquer realimentação de microfonia (ou seja, é anti-feedback = anti-microfonia), além de precioso isolamento vindo de outras fontes sonoras adjacentes e mínima coloração na equalização dos timbres (off-axis).

Recursos do S-350
• Padrão de captação cardióide altamente direcional para qualquer situação vocal
• Equalização customizada para atividade vocal
• Bobina de compensação de “hum” desenvolvida especialmente para isolamento de ruído
• Minimiza a transmissão de ruídos mecânicos e vibrações
• Excelente relação sinal-ruído
• Rejeição coerente à microfonias
• Bem resistente ao desgaste e uso abusivo devido à sua confecção com materiais e componentes de alta qualidade
• Acompanha bolsinha de transporte em couro (pouch bag) e cachimbo (adaptador de pedestal) com extensa rotação

Recursos do S-580
• Resposta de frequência customizada para vocais, com brilho nas frequências médias e atenuação de graves (bass roll-off) para controlar o efeito de proximidade junto à sua cápsula
• Padrão de captação unidirecional (cardióide) que isola a fonte principal de som a ser captada
• Sistema “shock mount” pneumático avançado que minimiza a transmissão de ruídos mecânicos e vibrações
• Magneto exclusivamente desenvolvido para a garantia de ótima relação sinal-ruído
• Filtro “Pop” e esférico
• Bem resistente ao desgaste e uso abusivo devido à sua confecção com materiais e componentes de alta qualidade
• Acompanha bolsinha de transporte em couro (pouch bag) e cachimbo (adaptador de pedestal) com extensa rotação

Recursos do S-870
• Padrão de captação supercardióide altamente direcional
• Oferece “roll-off” controlado nas frequências baixas (graves)
• Suscetibilidade extremamente mínima em RF (Radio Frequency) e “Hum” magnético
• Minimamente afetado pela variação de impedância de carga
• Filtro “Pop” e “Wind” integrados
• Sistema “shock mount” pneumático avançado que minimiza a transmissão de ruídos mecânicos e vibrações
• Magneto exclusivamente desenvolvido para a garantia de ótima relação sinal-ruído
• Bem resistente ao desgaste e uso abusivo devido à sua confecção com materiais e componentes de alta qualidade
• Acompanha bolsinha de transporte em couro (pouch bag) e cachimbo (adaptador de pedestal) com extensa rotação

– Produtos desenvolvidos no maior polo industrial do Mundo junto a um time de engenheiros e designers com expertise intensa no segmento de áudio profissional (trabalhando para as marcas mais importantes do planeta) – U.S.A. DESIGN

– Produtos que contam com extenso processo de controle de qualidade WALDMAN – com profissionais espalhados por todo o continente asiático e no Brasil – para lhe assegurar a performance sonora encontrada somente nas melhores marcas do mundo, mas com um custo honesto. Afinal de contas, a WALDMAN é dirigida e capitaneada, há mais de 20 anos, por
músicos profissionais que conhecem cada minúcia do mercado musical – do backstage produtivo ao Mainstream artístico.

A Waldman, além de estabelecer um padrão rigoroso na inspeção de produção dos seus produtos no maior pólo industrial do mundo, ainda faz questão de lhe oferecer 1 ano de garantia pois confia em seus produtos e sabe que é um fator importante para você.

Isso sem contar com o preço super atrativo e que só acontece porque a Waldman quer retribuir a você todos os benefícios da alta escala de produção. Nada mais justo – quanto mais produtos Waldman você adquire, mais a Waldman produz, mais acessível o preço fica e isso é revertido 100% à você.

Já nos primeiros 3 anos após a introdução de WALDMAN no território Brasileiro, contabilizou-se mais de 300.000 consumidores satisfeitos com nosso extenso portfólio de produtos dentro dos segmentos de Áudio Profissional, Instrumentos Musicais e Acessórios, DJ, Iluminação e Eletrônicos (Consumer/Licensing), disponibilizados em centenas de modelos e produtos e, a cada ano, temos mais novidades e mais consumidores satisfeitos, como você – venha fazer parte desse time.

A Waldman apoia a musicalização nas escolas de todo o Brasil e é a favor da formação profissional de músicos e bandas brasileiras.

[/toggles]


Relatório elaborado pelos técnicos de áudio

Fábio de Campos Neto e Robson de Sousa Nascimento do Estudio ao Vivo Produção Musical Ltda | www.estudioaovivo.com.br

[textmarker color=”FFF024″]Deixe sua opinião e dúvidas abaixo. Participe![/textmarker]

Música & Mercado
Logo
Shopping cart