Receita de sucesso da MULTISOM

Receita de sucesso da MULTISOM
fevereiro 09 08:00 2006

Chega a ser bom para a concorrência, já que a demanda local acaba aquecida, não se evadindo mais para os grandes centros como Porto Alegre. Os consumidores compram em suas próprias cidades”.Ofertar o que a concorrência não oferece acaba por fazer com que a loja concorrente seja obrigada a se adequar e crescer, de acordo com o gerente.


SANTA CATARINA
Sobre o mercado de Santa Catarina, onde a cadeia está presente desde 2004, Guerra afirma ter encontrado um terreno praticamente inexplorado para o comércio de instrumentos.“Os adolescentes de lá preferiam ter pranchas de surfe, porque a oferta de guitarras era quase nula. Este público mais jovem compra muito por impulso visual e, vendo a guitarra exposta na vitrine, a tendência é que o consumo seja fomentado”. No estado, a Multisom atua em Florianópolis, Blumenau, São José,Camboriú e Lages.Em 2006, está prevista a inauguração de novas filiais em Lages, Brusque, Araranguá, mais uma em Blumenau e duas em São José e Florianópolis. Entre 4% e 5% do faturamento de Santa Catarina serão investidos em mídia televisiva.


A gestão dos estoques da Multisom é baseada em não acumular produtos. Os pedidos só são feitos aos fornecedores – entre eles, importadoras como a Equipo, Pride e Royal – quando as vendas já estão consumadas e a demanda nas lojas é real.“Nunca pressupomos que tal estoque vá sair enquanto ainda não tenha mesmo sido vendido”,explica Dedavid.A agilidade no encaminhamento a cada uma das unidades é fundamento fundamento do trabalho na rede, bem como o aprimoramento constante da qualidade.“Mesmo que uma marca esteja vendendo, se não acreditarmos na qualidade dela deixaremos de comprar e oferecer.”


Criação e cultivo de parcerias entre clientes e fornecedors está no topo das necessidades ao gerir uma cadeia como a Multisom, segundo Guerra.“O mercado brasileiro vai muito bem por enquanto, a queda do dólar ajudou na negociação de preços de produtos importados e favoreceu a empresários e consumidores,mas um dia isto tudo pode ir por água abaixo.Sem uma teia de bons relacionamentos é impossível sobreviver”, alerta.A tradicional negociação de produtos em grande quantidade com os fornecedores é apontada pelos dois dirigentes como melhor solução para obter bons preços.

Leia também:  Que bicho vai dar?

As lojas Multisom são de propriedade de um popular personagem no Rio Grande do Sul, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, que inclusive patrocinou o Esporte Clube São José, time portoalegrense à sombra dos grandes Grêmio e Internacional. A diretoria, segundo Dedavid, não ultrapassa dez membros e quase todos são antigos gerentes de loja da Multisom que cresceram com a empresa.


A política para os funcionários prima por mantê-los satisfeitos e bem amparados,com contratos regidos pela CLT, plano de saúde, gratificações por boas vendas e plano de carreira. E é apostando neste carisma de Noveletto e na satisfação dos públicos interno e externo que a Multisom espera continuar acumulando bons desempenhos comerciais.


Fonte: Alcindo Dedavid, gerente de marketing: 70 lojas em 2006

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles