Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Proteção BAM Cases para instrumentos chega ao Brasil

A BAM tem produzido estojos para instrumentos na costa atlântica da França por mais de 40 anos, fazendo 50 mil estojos à mão por ano. Agora, a empresa apresenta seus produtos no Brasil

Katja & Robert Götz

A BAM leva a arte de proteger instrumentos no seu DNA. Até têm sido reportados casos de acidentes de usuários com seus produtos em que nem o instrumento nem a pessoa sofreu danos físicos graças aos seus estojos! Os produtos possuem uma carcaça rígida ultraleve composta por uma combinação dos plásticos Airex, PVC e ABS, produzidos à mão, seguindo um processo complexo desde o início nas instalações de Dives-sur-Mer, perto de Deauville.

A composição exata do corpo dos estojos é um segredo da empresa, mas dá para perceber que as travas fecham delicadamente e sem ruído, e os produtos estão cobertos por uma camada de proteção especial. As alças são duradouras e cada parte do processo é controlada e inspecionada constantemente para garantir a qualidade da fabricação.

A empresa teve início pelas mãos do casal francês Laurence e Philippe de Trogoff. “Foi há mais de 40 anos, quando Philippe quis fabricar um barco a vela e percebeu que os materiais que estava experimentando tinham as propriedades certas para construir um estojo para sua querida guitarra”, explicou a atual proprietária Katja Goetz. Assim nasceu o primeiro protótipo, que se tornou altamente popular entre seus amigos músicos. Isso foi seguido por um pedido de patente e a criação da empresa sob o nome BAM, abreviatura de ‘Boîte-à-musique’, ou ‘caixa de música’.

A empresa hoje

Em 2011, Robert e Katja Goetz, dois profissionais na indústria da música, passaram a se encarregar do negócio, que hoje permanece ativo com distribuidores próprios nos Estados Unidos, na Rússia e na China. Também se dedicam à criação de uma loja on-line que será lançada em breve para atender clientes no mundo todo.

Quando Robert e Katja começaram seu trabalho na empresa, os estojos estavam disponíveis nas cores escuras tradicionais, mas novas coleções foram criadas com diversas cores e estampas, materiais inovadores e equipados com novas características, que estão sempre em desenvolvimento, em colaboração com músicos usuários.

Dentre as linhas disponíveis, encontramos os estojos de edição limitada Paris, com estampa colorida; o Revolution, de couro preto; a série L’Etoile, considerada a bolsa Hermès de estojos para instrumentos, feita com o mais fino couro e visual de alumínio pulido exclusivo — pode ser pedido em uma variedade de cores e estilos —, além da colorida série Katyushka, com decoração russa tradicional, e o modelo Sundown-Orange, que, com sua cor laranja, foi adicionado à linha La Défense. Também podemos encontrar os estojos de carcaça mole resistentes à água da linha Performance e a série Texas, que vem em couro resistente ou pele de vaca.

“Nossos produtos se destacam pela qualidade, pelo processo de produção à mão, pelo design francês e, sobretudo, pela inovação”, destacou Katja.

Foco no Brasil

Começando com uma estratégia de expansão no mercado latino-americano, a BAM foca o Brasil. É o primeiro país da região onde buscam o parceiro correto para iniciar suas atividades. “Estamos procurando um distribuidor aqui e também pensamos na possibilidade de criar uma pequena empresa de distribuição própria. Tudo vai depender das oportunidades que encontrarmos”, disse Robert.

Para a empresa, o Brasil é um mercado muito interessante devido ao fato de que, na América Latina, a música ocupa grande parte da vida social das pessoas, trazendo muitos tipos e estilos de música diferentes, com imenso potencial para a BAM.

“Falando sobre os preços para os nossos novos parceiros, trabalhamos com os mesmos valores, seja para um luthier ou uma loja grande (on-line ou física). Mas, sim, temos diferenças quando se trata de venda no atacado, dependendo do volume”, destacaram os proprietários da empresa. “Uma coisa importante é que nunca damos exclusividade para um atacadista. Quer dizer, até agora não temos feito isso, mas poderia mudar no Brasil. Sempre se podem encontrar bons compromissos!”.

Independentemente do tamanho do cliente, a BAM sempre garante o máximo nível de serviço para sua satisfação. “Não só planejamos nos expandir na América do Sul, mas também na América Central, no Caribe e no México. Todas as atividades nesses territórios serão supervisionadas pela casa matriz em Dives-sur-Mer, França”, adicionaram.

 

Mais informações: bamcases.com

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart