PDV: Uma pausa reflexiva ou “Bolívia, não vou para aí”

PDV: Uma pausa reflexiva ou “Bolívia, não vou para aí”
maio 02 11:48 2013

Como você está enxergando o mercado da atualidade no Brasil? Acha que ele está recessivo? Acompanhe, então, esta análise diferente do que está ocorrendo no setor e mais cinco dicas para vender em épocas difíceis

 

Muito se comenta sobre uma possível recessão, inflação maquiada, momento de crise, inversão de valores mercadológicos e ainda sobre uma grande expectativa de disparada desenfreada do dólar. Erros comuns de quem não planejou, não inovou e não possui qualquer atrativo em relação à concorrência.

Uau! Parece que tudo está bem e que não sei do que falo. Pois bem, neste momento, tente se imaginar em alguma cidade pequena do interior da Grécia… ou pode ser Espanha, Portugal, Itália…

Pessoal: aquilo é crise!

Nosso mercado geral (incluindo o de geladeiras e fogões) está apenas se acomodando dentro da realidade da equalização do crédito e do endividamento da população. Nos últimos três anos, muitos compraram o primeiro carro zero, trocaram os eletrodomésticos e viajaram mundo afora gastando tudo que haviam poupado. O mercado de trabalho se aqueceu, a classe D subiu um degrau, além de um monte de outros detalhes comuns a todas as economias emergentes.

Poucos notaram que nesse mesmo período o dólar teve um aumento de 26%. Poucos perceberam que as vendas andavam a galope e houve taxas de crescimento muito altas em alguns segmentos. A construção civil ultrapassou todos os seus antigos recordes, por exemplo. Nada mais justo que haja um período de adequação. Se alguma crise chegar até nós, ela será absolutamente abafada. Pelo menos até a Copa do Mundo… depois: nadie sabe*.

1, 2, 3, testando

Ao pensar nesta matéria, o que mais me preocupava era como ilustrar que ainda somos uma economia de muitas possibilidades e oportunidades. Pense comigo: ao dizer “a coisa está mal”, o que você costuma fazer? Qual das respostas abaixo você mais tende a dar?

Leia também:  Mercado internacional

1-      Vamos esperar melhorar porque a coisa está feia este mês.

2-      Temos de fazer uma megapromoção de descontos e oferecer prazos maiores.

3-      Precisamos identificar qual é a parte do mercado que se encontra devagar e onde podemos inovar para continuar crescendo. Vamos nos mexer.

Se você é daqueles que respondem como a opção 1, esqueça. Você vive em crise. Essa crise nunca vai passar e nada vai mudar. Ai se cair o sutiã da Dilma! Você vai se desesperar. Melhor mudar correndo para a Bolívia.

Se você optou pela resposta 2, vá consultando os advogados de sua empresa para acertar a responsabilidade junto ao Ministério do Trabalho. Você está a caminho de fechar as suas portas. Melhor mudar para a Bolívia.

Mas se você escolheu a alternativa 3, com certeza está em busca de descobrir novas oportunidades e mercados e não será tão fácil desencorajá-lo a crescer e, justamente por isso, manter o que já foi conquistado.

E se existe o receio de não saber como inovar e vender em épocas de crise, seguem cinco passos para, ao menos, manter sua receita e atravessar os pseudomomentos de tempestade:

1-      Motive sua equipe de vendas a encontrar alternativas: lance desafios — seja por meio de premiação ou bonificação em função de resultados atingidos.

2-      Coloque seu time de marketing em campo: atraia clientes e crie neles a sensação de segurança e simpatia que você espera que eles tenham em relação à sua marca. Se seu marketing não consegue fazer isso, para que você ainda tem marketing?

3-      Informe-se. O mercado fala (e fala muito). Ouça-o e veja como se moldar a possíveis mudanças.

4-      Inove! Experimente pisar em terrenos diferentes, seja apostando em uma nova linha de produtos, seja oferecendo seus produtos a outros mercados-satélites ou, ainda, trilhando setores complementares ao seu mercado atual.

Leia também:  MUNDO DIGITAL: Cinco dicas para a aparência perfeita de sua loja virtual

5-      Não tenha medo. Nada que você faça hoje vai mudar o futuro da humanidade. Pense em mudar somente o seu e o que você estaria disposto a fazer para ter sucesso. Pensou, raciocinou? Faça!

Abraços e até a próxima!

 

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles