PDV: Promoção da promoção

PDV: Promoção da promoção
março 18 19:03 2013

Promoção é só para ‘desovar’ produtos encalhados? Não, ela pode ser usada estrategicamente e nem sempre se refere à diminuição da margem de lucro. Aqui, dicas valiosas para você promover a promoção

 

Curioso como hoje tudo se resume a compras em promoção. Chega fim de ano e é maxiliquidação aqui, megaliquidação ali, Black Friday, Pink Sunday e por aí vai.

Interessante é notar que a própria ação possui um nome sui generis: promoção, que no dicionário tem os seguintes significados:

1-      Ato ou efeito de promover;

2-      Elevação de graduação, posto ou cargo;

3-      Acesso do funcionário público eletivo à classe imediatamente superior do quadro a que pertence com vantagens inerentes ao cargo;

4-      Diligência ou requerimento do promotor;

5-      Requerimento de proposta;

6-      Conjunto de pessoas promovidas;

7-      Campanha de propaganda, impulso publicitário: promoção de vendas.

A-ha! Achamos! Esta última definição do dicionário diz respeito a ‘promover’ as vendas. Traduzindo: elevar o número de produtos vendidos por meio de uma ação, seja ela qual for.

Promover vendas não significa somente abaixar os preços de maneira brutal e esperar pelo milagre do consumismo comum a todos que acreditam em vantagens onde não há nenhuma. Significa também aproveitar o produto certo, no momento certo e baseado numa negociação vantajosa tanto para quem compra quanto para quem vende.

Antes de fazer, leia estas dicas

Caso você esteja neste momento olhando os números e resultados obtidos até agora, não se encontre feliz com os mesmos e pense seriamente em fazer uma promoção em seu estabelecimento, aqui vão algumas dicas importantes — por vezes ignoradas quando se aplicam às benditas promoções:

  • Se você pretende promover algum produto de baixo giro, antes explique para sua equipe de vendas o motivo real e a necessidade do resultado de maneira clara. Tomando como base a segunda definição da palavra (conforme nosso dicionário acima), entenda que denegrindo o produto ou caso sua equipe não acredite nele será muito difícil executar a tarefa com sucesso.
  • Analise os custos desta promoção: inúmeras vezes citei que faturamento não significa lucro e, assim sendo, tome cuidado.
  • Abaixar demais uma margem de lucro e vender a promoção em quantidades absurdas pode, sim, prejudicar sua margem de contribuição geral: o tiro sai pela culatra.
  • Considere impostos e uma margem mínima que cubra os custos da venda para então executar a ação.
  • Em um universo de bens de consumo, margens se sobrepõem e, com isso, compensam ações de liquidação. Em alguns casos, estas ainda são subsidiadas por fornecedores: essa parceria é muito importante.
  • Observe bem o tipo de produto que será promovido e estude a incidência de garantia e/ou assistência técnica sobre ele. Se é um produto que quebra em demasia ou em altos percentuais, posicione o preço promocional ainda mais alto.
  • Ao trabalhar em margens absolutas podemos fazer uma simulação do impacto das promoções antes de executá-las. O ideal é que se tenha um mapa das ações promocionais já predeterminadas no plano de negócios e orçamento do ano.
Leia também:  Como ganhar seguidores no Twitter?

Mas seria somente preço?

Que tal a seguinte promoção: na compra deste produto, concorra a uma viagem, com tudo pago, para um lugar legal. Nacional, internacional, isso quem vai lhe dizer é sua margem normal. Pensou em ter uma promoção de três, seis ou até 12 meses? Vender o produto com lucro e depois dividir o rateio da viagem pela quantidade vendida ou ainda incluir o rateio na meta proposta e já embutido no preço?

Que tal um carro? Uma moto? Um instrumento musical?

Ou ainda: compre dez e ganhe um?

E também: um par de ingressos para um show, teatro ou coisa assim.

Que tal buscar parcerias para a promoção ou promover não somente seus produtos (encalhados ou não), mas também a sua loja, importadora, fábrica e, assim, fidelizar clientes?

Lembre-se de que ao fazer uma promoção agressiva de preços, apenas, você está criando uma demanda que depois não será possível atender. E aí? Como explicar ao seu consumidor que aquele produto vendido aos milhares na promoção por R$ 100,00 agora custa R$ 150,00? O que o consumidor vai pensar de você?

Promoções bem-sucedidas são fruto da criatividade e da análise profunda dos impactos que ainda virão. Pense nisso e boas vendas!

 

Comentários
view more articles

About Article Author

Joey Gross Brown
Joey Gross Brown

Sólida experiência em vendas, marketing e administração geral adquirida em grandes empresas líderes de mercado, reportando-se diretamente ao conselho de administração e/ou presidência. Vinte e dois anos de experiência de gestão sólida, incluindo planejamento, execução e avaliação de pequenas, médias e grandes projetos para todos os tipos de tamanhos de empresas. fluência total em Inglês, Português e Espanhol. Líder da equipe de auto-motivado e resultado impulsionado profissional com habilidades ideais para a condução de pequenas e grandes equipes para realização alvo em qualquer tipo de ambiente.

View More Articles