Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Novidade em personalização de instrumentos na Music Kolor

A Music Kolor está situada em Santo André, SP, e conta com dez funcionários que se encarregam de levar um ótimo serviço para os músicos locais e internacionais

Felipe - Rafael - 1 copia web

Rafael e Felipe

A Music Kolor nasceu a partir de uma necessidade pessoal. Em meados de 2004, o fundador Rafael Romano precisava refazer a pintura de uma guitarra que havia quebrado, mas não encontrou uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Não queria simplesmente mudar a cor, pretendia personalizar o instrumento e, por isso, decidiu que o faria sozinho.
Após o primeiro teste, percebeu que o resultado final não foi o esperado e decidiu recorrer ao seu pai, Gentil Romano, que já tinha mais de 35 anos de experiência com pintura automotiva. A partir daí, passaram a pesquisar sobre o assunto e realizar diversos testes, até que a técnica para a realização da pintura fosse desenvolvida.

Alguns amigos foram descobrindo a arte e se interessaram pelo serviço, e cada vez mais foram aprimorando as técnicas e equipamentos. Os pedidos aumentaram progressivamente e o que era para ser a resolução dos próprios problemas tornou-se um grande negócio.

Os posts dos trabalhos nas redes sociais e a satisfação de cada cliente atendido fizeram com que o trabalho rapidamente repercutisse por todo o Brasil.

“Sou apaixonado por música. Já tive banda, organizei shows, dei aulas de guitarra… Percebi que poderia fazer da minha paixão um negócio, trazer alegria e beleza para as mãos dos mais incríveis músicos e amantes de música do mundo todo”, esclarece Rafael Romano. “Eu já tinha formação de técnico em química e, na época, estudava engenharia na UFABC. Comecei a melhorar cada vez mais minhas técnicas de pintura e então comecei a cursar bacharelado em gestão comercial, o que me ajudou a fazer com que a empresa ganhasse prestígio e credibilidade com os clientes”, complementa.

Em 2015, a Music Kolor ganhou o reforço de Felipe Carvalho, atual sócio-diretor, que passou a compor a sociedade e trouxe sua vivência corporativa para agregar a essa nova fase de crescimento da empresa.

Música & Mercado: Que serviços têm disponíveis hoje?

Rafael Romano: O foco do nosso trabalho são a arte e a pintura de instrumentos musicais. Desde cores sólidas que podem ter como referência a escala Pantone ou cores de marcas famosas, às criações mais elaboradas, como sparkle, burst, cores neon, fluorescentes, entre outras. Realizamos também pinturas e impressões customizadas. O cliente nos envia qualquer tipo de imagem ou ilustração, e conseguimos reproduzir com a técnica mais adequada, que pode ser arte manual, pontilhismo, aerografia, impressão digital. Como serviço complementar, fazemos a montagem e o setup dos instrumentos que chegam para pintura.

Captura de pantalla 2016-05-12 a las 18.37.10Música & Mercado: Pode contar sobre o processo de personalização?

Rafael Romano: Realizamos os serviços de personalização em instrumentos usados e novos.

Instrumento usados: Primeiro removemos a pintura antiga — assim o instrumento não fica com excesso de material — e retiramos todas as imperfeições da madeira. É um processo de extrema importância para que a pintura fique perfeita e com durabilidade de longo prazo.

Para todos os instrumentos: Em instrumentos sólidos aplicamos um fundo de poliéster que é utilizado pelas grandes fábricas. Após esse processo, aplicamos a cor desejada com ou sem efeitos e, em seguida, o verniz brilhante ou fosco. No caso do verniz brilhante, finalizamos o trabalho com o polimento, que deixa a superfície lisa, sem granulados no reflexo. Essa técnica pode ser aplicada em outros instrumentos de madeira como percussão, baterias etc.

Música & Mercado: Em que tipo de instrumento podem ser feitas as personalizações?

Rafael Romano: Em praticamente todos: guitarra, violão, baixo, baixo ¾, piano, bateria, percussão… Por iniciarmos nossas atividades com os instrumentos de cordas (guitarras e baixos), hoje ainda é a nossa maior demanda, mas têm crescido cada vez mais os pedidos para personalização de outros instrumentos. Uma grande tendência é a personalização de toda a banda, contextualizando com o tema do DVD. Fizemos um trabalho de sucesso para uma famosa banda de axé, que contou com violão, guitarra, baixo, bateria e todos os instrumentos de percussão. O efeito no palco ficou sensacional!

Música & Mercado: É a única empresa que faz isso na América Latina?

Rafael Romano: Hoje somos a empresa líder especializada em arte e pintura de instrumentos musicais da América Latina. Após nossa participação na NAMM Show, descobrimos que somos uma das maiores do mundo. Para nós, a satisfação ainda maior é ser líder na mente de cada cliente satisfeito com o nosso serviço. Isso é o que nos motiva a ser cada dia melhores.

Música & Mercado: Tem clientes fora do Brasil?

Rafael Romano: Já há alguns anos recebemos alguns pedidos individuais vindos do Japão, Estados Unidos, Reino Unido e de outros países. Neste ano, após a NAMM, estamos fechando alguns pedidos para a terceirização da pintura de marcas internacionais. Em breve teremos novidades.

jack-danielsMúsica & Mercado: O que pode contar sobre as estratégias comerciais?

Rafael Romano: Nossa principal estratégia comercial é o relacionamento. Ouvimos muito sobre as expectativas dos clientes, os ajudamos a fazer escolhas e a compreender os processos, sempre buscando superar suas expectativas. As redes sociais nos proporcionam momentos de diálogo diários por meio dos posts e mensagens privadas, além de e-mails e contatos telefônicos.

Para o nosso novo mercado, o industrial, temos conversado bastante com os empresários, buscando entender suas principais dificuldades, deficiências e como podemos agregar nossa competência e know-how para proporcionar experiências melhores aos seus clientes e termos sucesso juntos. Investimos bastante na profissionalização dos processos e no aprimoramento de técnicas para atender bem essa demanda. Hoje estamos preparados para esse novo nicho e acreditamos que será um grande impulsionador do nosso crescimento.

Captura de pantalla 2016-05-12 a las 18.37.25

Música & Mercado
Logo
Shopping cart