Nenis Eletrônica: caixas acústicas em linha

Nenis Eletrônica: caixas acústicas em linha
março 13 15:14 2009

Nenis Eletrônica se prepara para consolidar sua marca como fabricante de caixas acústicas

No mercado de áudio desde 1975, a Nenis Eletrônica locava e operava equipamentos de som profissional para eventos e shows. Cinco anos mais tarde, começou a desenvolver amplificadores mais versáteis. Como na época não havia muitos produtos nacionais de qualidade, passaram a ser consumidores de sua própria marca. “Atualmente, somos apenas fabricantes, mas, como desenvolvemos qualquer produto, os conhecimentos e experiências estão sempre presentes”, afirma o diretor Seba Nicolau Taissu, que nos concedeu esta entrevista para conhecermos mais sobre a empresa.

Comente sobre o desenvolvimento e a montagem de produtos. São totalmente produzidos no Brasil ou no exterior?
Todos os produtos com a marca Nenis são desenvolvidos em nossa fábrica, levando em consideração as experiências acumuladas na época de locação de equipamento. Os divisores de frequência são totalmente produzidos na empresa com produtos nacionais e com alguns ferramentais exclusivos, desenvolvidos por nossa engenharia. Já as caixas acústicas têm em sua listagem de insumos alguns componentes importados, como os gabinetes de plástico injetado e os circuitos de amplificação, no caso das caixas ativas.

Nenis_eletronicaApós a entrada de produtos chineses no mercado nacional, o que mudou na empresa? Como lidam com a concorrência?
Produtos de péssima qualidade, tanto de fabricação como de sonoridade, invadiram o nosso mercado. Por serem importados, eram considerados de melhor qualidade que os nossos. Felizmente, com o passar do tempo, a sapiência do consumidor o fez comparar os produtos sem considerar a sua origem. Desse ponto em diante, a concorrência passou a ser extremamente vantajosa para a empresa nacional. Aliás, a concorrência de forma leal é sempre vantajosa, tanto para o consumidor como para os fabricantes. Para o consumidor, porque passa a ter opções e inovações tecnológicas geradas pelos fabricantes, que tentam sempre oferecer um diferencial em seus produtos; para os fabricantes, porque se não houver comparação entre seus produtos, não há como perceber se estamos oferecendo ao mercado o que temos de melhor; e para o mercado, a concorrência faz com que os fabricantes de um mesmo item efetuem constantes pesquisas em suas áreas para agregar qualidades diferenciais em seus produtos.

Comente sobre o mix de produtos da Nenis.
Temos duas linhas: divisores passivos de frequência, e gabinetes plásticos e caixas acústicas. Em termos de divisores de frequência, produzimos uma gama de modelos que se aplicam desde às caixas acústicas mais simples e de baixa potência até a alguns modelos que superam os 1.000 watts. Disponibilizamos a configuração de alguns parâmetros por parte do usuário. Isso propicia uma perfeita combinação entre os alto-falantes, drivers e tweeters. Temos também a linha de gabinetes para caixas acústicas de plástico injetado, importados da China. Preparamos para que o consumidor, com poucas ferramentas, monte sua própria caixa acústica, com acabamento igual ao das melhores caixas do mercado mundial. Além dos gabinetes, temos uma linha completa de caixas acústicas passivas e amplificadas. São completas e prontas para ser utilizadas.

Leia também:  Yamaha Nuage em trilha musical da nova novela das 9

Como foi o ano de 2008 para a empresa?
Muito bom. Foi de crescimento. Investimos em uma nova linha de caixas acústicas que tem tido excelente aceitação.

Quais são as novidades para 2009?
Pretendemos consolidar a nossa posição no mercado como fabricantes de caixas acústicas e, talvez, implantar uma linha de amplificadores para instrumentos, a exemplo de nosso produto primogênito, o cabeçote Pulsar 100.

Comente sobre o mercado de áudio brasileiro.
Ainda há uma grande possibilidade de crescimento. O Brasil tem uma população jovem, com uma faixa etária que consome produtos de áudio e instrumentos musicais. Esse é um mercado cuja elasticidade de demanda é muito baixa, ou quase inexistente. Por isso, é preciso muita cautela quando se fala em expansão de produção.

Quais são as principais dificuldades que a empresa enfrenta?
Quando sabemos o que se faz, como se faz e em que mercado se opera, as dificuldades são quase previsíveis. Nosso maior problema sempre foi e sempre será a inconstância nas metas governamentais. Vez por outra, acordamos com novas ‘regras do jogo’, o que dificulta todo o planejamento, tanto estratégico como de longo prazo.

Qual é a importância do marketing para a Nenis?
Total. Principalmente se considerarmos a definição acadêmica de marketing ao pé da letra, ou seja, marketing não é nem propagada nem publicidade, menos ainda uma soma das duas. É muito mais do que isso. Inicia-se na pesquisa de mercado sobre algum produto, passando por seu desenvolvimento, produção, embalagem, distribuição, enfim, todas as etapas que se referem ao produto dentro da empresa. Em termos de divulgação de nossa marca e produtos, neste ano pretendemos, além de participar da Expomusic 2009, inserir anúncios em revistas do setor, principalmente divulgando a linha de caixas.

Leia também:  Avante Audio, do ADJ Group, debutou na InfoComm 2017

Como lidam com os lojistas? Qual é a política da empresa?
Os lojistas são nossos parceiros comerciais. São a ponta da venda e complementam o trabalho de marketing. Nossa empresa comercializa os produtos somente com revendedores do setor, não efetuando venda direta para o público consumidor, por maior que seja a negociação. Prestamos toda a assessoria técnica para indicar o produto mais adequado à necessidade do cliente, mas na hora da comercialização, encaminhamos o cliente à revenda mais próxima de sua localidade. Além disso, os lojistas dispõem de toda a estrutura de atendimento, demonstração e financiamento de que o nosso consumidor necessita. Acredito que — como indústria — devemos cuidar de forma profissional da produção de equipamentos e deixar para os lojistas, que também são profissionais, que os revendam.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles