Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Música ajuda na recuperação da audição e da fala

Elementos musicais proporcionam reabilitação da audição e desenvolvimento da fala em pacientes com implantes cocleares

O uso da música e seus elementos tem auxiliado o tratamento de diversas doenças, mas  de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca, quando utilizada durante a reabilitação de crianças implantadas, os elementos musicais estimulam a audição e instigam a fala. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 milhões de crianças convivem com a surdez no mundo, e têm sua capacidade de comunicação afetada pela deficiência.

imagesApesar de auxiliar a recuperação de implantados em todas as idades, a música se mostrou decisiva para a reabilitação de crianças pois, de acordo com o estudo, a música alivia a pressão colocada sob crianças implantadas após o procedimento. “É comum que os pais estejam ansiosos para que a criança comece a falar logo após a cirurgia, mas essa pressão pode atrapalhar o desenvolvimento natural da criança e torná-la introspectiva. Por isso o uso da música durante as sessões de reabilitação é tão importante”, completa a fonoaugóloga Marília Botelho.

Através dos elementos musicais, como melodia, intensidade, ritmo, timbre, letra e harmonização, a criança desenvolve a comunicação não-verbal, que ajuda a tirar a atenção das expectativas pela oralização e aos poucos, por meio da característica lúdica da música, promove uma comunicação espontânea e significativamente mais frequente e prolongada.

Hoje com 11 anos, Kadu perdeu a audição após contrair uma infecção quando ainda estava na maternidade. Durante o processo de habilitação do implante e ao longo de sua vida, ele recebeu estímulos musicais através de trabalhos desenvolvidos por fonoaudiólogos e especialistas. “No início a terapia com a música era bem lúdica, o Kadu imitava os sons que ouvia, como os sons dos animais, por exemplo. Após alguns anos ele passou a fazer aulas com instrumentos, então percebeu que o som de cada um deles era diferente e isso foi desafiador para ele. Para ele, a musica deu movimento e vida aos sons”, afirma Débora Rodrigues, mãe do menino.

A músicoterapia, apesar de auxiliar pacientes após a implantação do dispositivo coclear ou durante a habilitação de aparelhos auditivos, deve ser introduzida de maneira progressiva e indireta, levando em consideração paramêtros musicais como intensidade e timbre.

Pensando nisso, a MED-EL, empresa austríaca líder em soluções auditivas, lançou no Spotify a primeira playlist desenvolvida especialmente para pacientes com implante coclear. A iniciativa  combinou arte e ciência, e foi desenvolvida com base em estudos e pesquisas sobre música e implante coclear. A partir de agora, os pacientes que fazem uso do dispositivo estão convidados a seguir e compartilhar a playlist MED-EL Music for Cochlear Implant com familiares e amigos.

Para acessar a playlist, visite www.spotify.com, faça o login ou crie uma conta gratuita. Em “Pesquisar”, digite “medelcochlearimplants”. Os ouvintes podem escolher seguir a MED-EL e curtir o som!

Além disso, a empresa desenvolveu o Questionário de Música e Dicas de Música para Adultos, disponíveis para download no site. Através do material disponível os pacientes implantados contam com uma série de recursos para exercitar a audição quando e onde quiserem.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart