Music China: 1,35 bilhão de chances de negócios

Music China: 1,35 bilhão de chances de negócios
novembro 25 13:24 2009

1,35 bilhão de chances de negócios

Music China 2009 atrai atenção do mundo devido à política do país para driblar a crise de incentivo ao consumo interno

Entre os dias 12 e 15 de outubro aconteceu a Music China em Xangai. Numa área de mais de 65.000 m2, 1.164 expositores de 24 países se reuniram para mostrar seus produtos e fazer negócios. Apesar do número de visitantes ter caído um pouco (–1,7%) em relação ao ano passado, ainda foi representativo, com mais de 42 mil pessoas prestigiando a feira — para se ter ideia, elas vieram de 86 países.

Veja as fotos, clique aqui


O evento, realizado no Shanghai New International Expo Centre (SNIEC), atrai a atenção mundial, e não só pelos números mostrados acima. A China é uma economia em plena expansão e tem papel fundamental no desenvolvimento da indústria de instrumentos musicais. Seus produtos invadem prateleiras de lojas do mundo inteiro pelos baixos custos de produção, determinando que a maioria dos fabricantes de instrumentos opte por produzir seus equipamentos no país, antes de difundi-los pelo globo.

Com população de 1,3 bilhão de habitantes, e também por sua extensão continental, o país vem ampliando assustadoramente a participação no mercado internacional. Em 2008, apresentou um crescimento do produto interno bruto, PIB, em aproximadamente 9%; para 2009, o governo chinês está otimista em atingir a meta de 8% de crescimento, perda mínima se considerarmos as turbulências econômicas deste ano. Mas tem um motivo: com a queda nas exportações durante a crise, o governo chinês desenvolveu um pacote econômico com investimentos de cerca de US$ 585 bilhões para manter seu crescimento em níveis espetaculares. O pacote enfocou as vendas no varejo e no desenvolvimento industrial; e a indústria de instrumentos musicais também foi beneficiada com essa estratégia.

Leia também:  Sped: O impacto nas pequenas e médias empresas

Junto a essa política, outras características apontam para o desenvolvimento do nosso setor no mercado chinês. Com o aumento da renda per capita da população, aliado ao incentivo à educação musical no país e à criação de centenas de programas de entretenimento para as novas mídias, o setor de áudio e instrumentos musicais está em plena expansão e é um dos segmentos econômicos mais promissores na China para os próximos anos. E o mundo inteiro está de olho nesse mercado, fato comprovado pelo sucesso da Music China!

"O setor de áudio e instrumentos musicais está em plena expansão e é um dos segmentos econômicos mais promissores na China para os próximos anos"

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles