MUNDO DIGITAL: Fora do lugar comum

julho 03 14:19 2012

Existem muitas ferramentas para levar o site da sua loja à primeira página do Google na hora da busca por produtos. Quer vender mais? Então use e abuse destas dicas

Por Rodolfo Sabino*

Desde que o comércio eletrônico e as mídias sociais passaram a fazer parte do vocabulário da indústria de instrumentos musicais e áudio, sempre soube de um caso ou outro interessante, porém a maioria não passa do ‘kit básico’ Twitter + Facebook, e quando muito, blog e Google AdWords.

Digo já de antemão que não tenho nada contra essa tríade, mas entendo também que muitas vezes esses recursos são gerenciados pelos proprietários de estabelecimentos comerciais e lojas on-line, que, apesar de não parecer, muitas vezes não têm noção de que existem muitas outras coisas bem legais que podem ser feitas gratuitamente.

Vamos, então, fugir do lugar-comum nesse nicho de marketing? A seguir, leia alguma dicas interessantes com alternativas para usar e abusar na web.

Ferramenta de trabalho

Pessoalmente, gosto, utilizo e recomendo o Hootsuite (www.hootsuite.com), que é gratuito para até cinco contas de mídias sociais — incluindo Facebook e Twitter. Ele também tem sua própria ferramenta de encurtar URLs (os endereços dos sites) e, além de tudo, fornece estatísticas de quantas pessoas clicaram nos links, o que ajuda a verificar a efetividade de cada post. Também permite postar nas duas redes sociais ao mesmo tempo ou fazer postagens diferenciadas para cada rede dentro do mesmo ambiente. O único ‘senão’ é ser em inglês…

Blog

Todo site ou loja deveria ter um blog informando sobre os mais recentes lançamentos do mercado, além de testes com produtos e tudo o que se tem direito, a fim de se tornar não apenas um ponto de compras, mas um centro de referência em alguns assuntos. Imagine um cliente pensar na sua loja imediatamente quando se fala em interface de áudio? Quando se fala em guitarras ou baterias? Isso é de um valor gigantesco!

Leia também:  PDV: O cliente quer devolver, e agora?

Reputação é o que todos buscam, pois gera vendas, sem contar que faz seu page rank (ranking que o Google estabelece para você) subir, pois o robô do Google vasculha o seu site sempre e se ele não tem modificações (novos posts ou novos produtos) com certa regularidade (digamos diária ou a cada dois dias), seu page rank cai e sua página vai lá para baixo na hora da busca…

Ah, e sempre que blogar, procure usar no texto algumas palavras-chave relevantes para o seu segmento, mas sem abusar, senão o Google o classifica como Black hat (sites que manipulam a busca para estar melhor posicionados) e tira você das listagens dele — e ninguém quer isso, certo ?

Ah, fica a dica: um blog que não está hospedado no seu domínio, o seu endereço na internet, não agrega ao seu page rank.

Dica para Twitter e Facebook

Você deve postar links para a venda de seus produtos, mas deve também postar o que escreve em seu blog, ou se não tem um blog, colocar informações sobre lançamentos, promoções, vídeos de produtos, testes, e tudo que interessar ao seu mercado. Aqui também vale a regra de se tornar referência no assunto. E, acredite, vale a pena ser o ‘dono’ da opinião em seu mercado.

Perfil no Facebook

Se você tem um perfil do tipo que acrescenta amigos e não uma página, cuidado. Você pode perder seu perfil a qualquer momento. Perfil é para pessoas, empresas têm páginas, as fan pages. Se quiser, você pode converter seu perfil em página e não perder nenhum dos seus amigos, que se tornam automaticamente followers. Outra dica é criar uma página com links para a sua loja virtual. O exemplo mais legal que achei foi da PlayTech (www.facebook.com/PlayTechBrasil) e pode lhe servir de inspiração. A aba Loja Virtual aponta para uma imagem com HTML editado que você também pode ter, basta um pouquinho de força de vontade e ajuda do São Google das Buscas Corretamente Feitas.

Leia também:  Crie diferencial competitivo

Dicas para subir no ranking do Google

Você tem um blog no Tumblr (rede social como o Twitter, mas que permite vídeos e fotos) com links para seus produtos e fotos postados? Você posta em fóruns de música? Não? Pois deveria!

O Google leva muito em consideração quantos links apontam para o seu perfil. E ainda, se você tiver links postados no Facebook que foram replicados e curtidos, assim como os tweets que foram retuitados; se tiver bom número de tudo isso, você vai subir no ranking, pois essas páginas têm força para o Google.

Quando falei do Tumblr, você sabia que ele tem peso 10 (máximo) no Google? Então, saiba que links postados e replicados por terceiros nessa rede social podem fazer sua reputação subir muito e colocá-lo na primeira página do Google em certas buscas por produtos! Coisa boa, não é?

Quanto a postar em blogs, você já reparou que eles sempre pedem um e-mail e um website, além do seu nome? Aqui entra novamente a regra de link building (links que apontam para o seu site) externo: cada post que você comenta é um link apontando para o seu site, e quanto mais links apontando para o seu site, mais o Google considera você um especialista em determinado assunto, além de apontá-lo como de categoria superior. Assim, você ganha mais e mais reputação positiva!

Concluindo: fator tempo!

Talvez você não tenha tempo ou até conhecimento sobre como fazer, mas é para isso que existem profissionais e consultorias em mídias sociais, além de diversos cursos, inclusive on-line. Tanto as consultorias quanto os cursos podem ajudar a alavancar seus resultados e com certeza trabalham bem melhor que o seu sobrinho, o primo ou o amigo do amigo que passa o dia no Facebook e no Twitter.

Leia também:  APRENDA JÁ: Marketing cultural e coisas afins

Não falarei aqui de e-mail marketing, pois, apesar de ser uma ferramenta ainda poderosa, existem muitos cuidados e dicas que devem ser usados para que você não detone sua conexão e até para que seus e-mails normais para clientes não caiam direto na pasta de spam deles.

Mas isso é assunto para outro texto… …Mãos à obra!

*Rodolfo Sabino é consultor de mídias sociais e marketing digital e sócio da BrandManagement Brasil (www.brandmanagement.com.br), consultoria especializada em gerenciamento e monitoramento de mídias sociais e marketing digital. Contato: [email protected]

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles